A Eternidade

0

No comments posted yet

Comments

Slide 4

Uma das bonitas doutrinas bíblicas é chamada Escatologia (escatós = últimas coisas + logia = estudo), onde se estuda a respeito das profecias bíblicas acerca das últimas coisas, o futuro. A Bíblia fala claramente a respeito do Céu, local que Jesus foi preparar para habitar eternamente com Seu povo (João 14:2  Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.). Local de gozo e alegria espirituais, onde não entrará o mal, e para sempre estaremos reunidos com todo o povo de Deus.

Slide 5

O inferno também existe e é descrito na Bíblia como o oposto do Céu: local de tormento e dor, habitação do diabo com seus anjos, onde conscientemente estarão os ímpios – aqueles que rejeitarão do Senhor, eternamente. As oportunidades do homem para escolher seu destino eterno findam ou quando ele morre, ou quando Jesus voltar, para aqueles que estiverem vivos.

Slide 6

Nos Evangelhos estão registrados alguns deles: crescimento do número de conflitos entre países, “guerras e rumores de guerras” (Mt 24.6); o crescimento da apostasia, que é o esfriamento, ou abandono da fé (Mt 24.12); o crescimento de movimentos heréticos, o aparecimento de falsos “cristos” (Mt 24.11). Também serão dias de muitos terremotos fome, pestes, etc. (Mc 13:8; Lc 21:11).

Slide 8

Que Deus é amor é verdade (Jo 3:16; 1 Jo 4:8,16). Mas Deus também é santo (Is 6:3) e justo (Sl 7:9,11). Seria uma injustiça Deus levar para morar com Ele no Céu, todos aqueles que não desejaram viver ao Seu lado em toda a sua vida aqui na Terra. Em João 3:16-18 nos é revelado que o Céu é para os que crêem. Aqueles que não receberam pela fé a salvação que Cristo oferece gratuitamente a todos os que nEle crêem, continuam impuros em seus delitos e pecados, e portanto não podem entrar no Céu (Lc 13:28; 1 Co 6:9-10; Gl 5:18-26; Ap 21:1-8).

Slide 9

“Aqui se faz, aqui se paga”, diz o ditado popular. É verdade que o resultado de muitas ações são contempladas aqui na Terra mesmo. Mas a Bíblia nos fala de uma colheita no Dia do Juízo Final. (Mt 8:12; 25:31-46; Rm 2:5-10).

Slide 10

Esta é a tese do materialismo: vamos virar pó, e só. A Bíblia diz que não! (Ec 12:7; Lc 23:43). O que a Palavra de Deus diz? Os que morrem no Senhor deixam o corpo para habitar com o Senhor, o que é incomparavelmente melhor (2Co 5.8). Os que morrem sem Cristo entram imediatamente no tormento eterno (Lc 16.19-23)

Slide 11

Esta é a teoria adventista, segundo a qual os ímpios ficarão dormindo sem nenhum problema maior; somente os justos ressuscitarão para a vida eterna (Mt 10:28; Jo 5:28-29

Slide 12

Esta é a teoria espírita da reencarnação, segundo a qual à medida que o homem vai se reencarnando se torna cada vez melhor. Se fosse assim, o mundo hoje seria bem melhor que nos tempos passados, e não é isto que temos visto. A iniquidade tem aumentado a cada geração, a humanidade está indo de mal a pior. Além disso, a Bíblia nega enfaticamente não só a reencarnação (Hb 9:27), mas também a comunicação entre vivos e mortos (Lc 16:19-31).

Slide 13

Essa é a doutrina católica, segunda a qual as pessoas que ficam aqui na Terra rezam e fazem missas pelas almas dos que morreram, as quais estão no purgatório, que para eles, é o local onde se paga pelos pecados cometidos. Lemos na Bíblia que só há o Céu e o inferno, não há meio termo, não existe purgatório. E os que foram lançados no inferno jamais sairão de lá, “onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga”. (Sl 81:15; Mt 25:46; Mc 9:43-44).

Slide 14

A Bíblia diz que o corpo dos salvos também será transformado (1 Co 15:52-55; 1 Ts 4:16-17). Este processo de transformação é chamado de revestimento de incorruptibilidade, ou glorificação. Os ímpios também ressuscitarão para o Juízo Final, porém não serão glorificados – como já vimos em Jo 5:28-29; (Ap 20:11-15).

Slide 15

Essa é a “teologia da lavagem cerebral”, segundo a qual o Senhor apagaria de nossas mentes todas as lembranças da vida na Terra. Alguns argumentam que, se lá no Céu nos lembrarmos daqueles que não forem salvos, nos entristeceríamos e no Céu não haverá tristeza. Então a solução que resolveram foi argumentar que Deus nos fará esquecer de tudo e de todos. Porém NÃO HÁ BASE BÍBLICA para fazermos tais asseverações. Pelo contrário, encontramos bases para entendermos que tanto no Céu como no inferno as pessoas se lembrarão da vida que tiveram na Terra. Veja os textos: Lc 16:27; Ap 6:10-11. Quanto à tristeza, realmente no Céu não haverá lágrimas: Ap 7:17; 21:4. Não esqueçamos também que quando lá no Céu chegarmos, já teremos sido transformados pela glória do Senhor (1 Co 15:51-52). Será que na perfeita eternidade seremos menos inteligentes do que no presente tempo afetado pelo pecado? Wayne Grudem comentando 1 Co 13:12 interpreta que Paulo “diz apenas que conheceremos de modo mais completo ou intenso, ‘como também somos conhecidos’, ou seja, sem nenhum erro nem interpretação incorreta em nosso conhecimento.”[4] O discernimento e a sabedoria serão dominantes em nosso senso crítico e conheceremos perfeitamente com a mente de Cristo. Após a glorificação usufruiremos de uma inteligência que será capaz de assimilar e relacionar informações entre si, e mais, uma inteligência emocional glorificada. Não estaremos mais sujeitos a afeições pecaminosas, nem tenderemos a sentimentos desordenados e, deste modo, a memória não será instigada com emoções corrompidas por vingança, amargura, insatisfação, trauma ou algo que possa causar sofrimento como neste tempo presente. Mesmo que nos lembremos de situações entristecedoras, eventos dolorosos e pecados vergonhosos, estas recordações não produzirão algum tipo de depressão, nem suscitarão traumas, mas exaltará a misericórdia de Deus! A perda de memória afetaria os motivos de gratidão de louvor a Deus realizado no passado.[5] Eles adorariam a Deus por tão grande salvação, ou, pelos livramentos, e ainda, pela providência nas necessidades, ou, pelo conforto em meio à dor e perseguições e à humilhação desmedida? A história exemplifica o testemunho de milhares de mártires que viveram e morreram, cantando adoração fielmente a Cristo Jesus.

Slide 20

Nesse texto encontramos de uma forma completa uma grande janela aberta para a revelação da eternidade. Verdades claras que combatem com eficiência todas as heresias que vimos neste estudo. Um rico morre sem compromisso com Deus, e um pobre morre com Jesus no coração. No mesmo instante se perceberam no destino eterno, estavam conscientes e um grande abismo os separava. Lázaro foi reconhecido pelo rico, e este não pôde enviar nenhuma mensagem a seus irmãos na Terra.

Slide 21

a) Acontecerá no último dia (Jo 6.39,40  E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia. De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. b) Alcançará a todos: justos e ímpios. (At 24.15 tendo esperança em Deus, como também estes a têm, de que haverá ressurreição, tanto de justos como de injustos. ; 2Co 5.10). c) Todos ressuscitarão com os seus mesmos corpos (1Co 6.13-20).  19 Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20 Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo. d) Os corpos serão aperfeiçoados com qualidades diferentes (1Co 15.50-55).  54 E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. e) Os corpos se unirão novamente às suas almas para sempre (1Ts 4.14-17).  Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. f) Os corpos dos injustos serão ressuscitados para a desonra (Dn 12.2).  Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno. g) Os corpos dos justos serão ressuscitados para a honra e para serem semelhantes ao corpo glorioso de Cristo (Rm 8.11; 1Co 15.32-44; Fp 3.20,21)  Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas.

Slide 22

Já é inferno para quem vive longe de Jesus, pois sem Cristo ninguém pode ser verdadeiramente feliz, e a vida dos ímpios já é uma vida de sofrimento espiritual. O pecado tem um alto preço para os que seus servos. Mas quando tal pessoa morrer irá para um lugar infernal de dor e tormento eterno, aguardando o juízo final, e habitarão eternamente neste lugar terrível que foi preparado para o diabo e seus anjos. Já é Céu para quem recebeu a Jesus como Senhor e Salvador pessoal, pois desfrutamos de delícias celestiais já aqui na Terra, ao louvarmos, orarmos e na comunhão diária com Deus. Mas, quando tal pessoa morrer, entrará imediatamente em um lugar celestial, esplêndido, onde habitará com Cristo e com todos os irmãos que lá estão aguardando a ressurreição. E então os salvos reinarão eternamente com Cristo.

Slide 1

A Eternidade Rev. Cleudson Gomes Corrêa

Slide 2

Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. Ap 21.3-4 21/5/2014 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 2

Slide 3

Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus. Ap 2.7 A Eternidade O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte. Ap 2.11 Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe. Ap 2.17 Promessas Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono. Ap 3.21

Slide 4

Ó SENHOR, Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o teu nome! Pois expuseste nos céus a tua majestade. Sl 8.1 A Eternidade Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Sl 19.1 Beleza dos Céus Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés. Is 66.1 Os céus são os céus do SENHOR, mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens. Sl 115.16 21/5/2014 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 4

Slide 5

...os filhos do reino serão lançados para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes. Mt 8.12 A Eternidade Os perversos serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus. Sl 9.17 Angústias do inferno Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; caí em tribulação e tristeza. Sl 116.3 cadeias infernais me cingiram, e tramas de morte me surpreenderam. 2Sm 22.6 21/5/2014 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 5

Slide 6

Antes de ser entregue para a crucificação, Jesus falou aos seus discípulos sobre alguns sinais que precederiam à Sua volta. A Eternidade E, certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; vede, não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim. Mt 24.6 Sinais da Vinda de Jesus 21/5/2014 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 6

Slide 7

A ordem de Jesus é para que estivéssemos sempre vigilantes para não sermos apanhados de surpresa A Eternidade Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora. Mt 25.13 A ordem de Jesus 21/5/2014 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 7 Estai de sobreaviso, vigiai e orai; porque não sabeis quando será o tempo. Mc 13.33 Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos. 1Co 16.13

Slide 8

Deus é amor e não mandará ninguém para o inferno. A Eternidade Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. Jo 3.16-18 Falsos entendimentos / conceitos 21/5/2014 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 8 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. Jo 3.16-18

Slide 9

Céu e inferno são aqui na terra e no tempo presente. A Eternidade Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus, que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento: a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, procuram glória, honra e incorruptibilidade; mas ira e indignação aos facciosos, que desobedecem à verdade e obedecem à injustiça. Tribulação e angústia virão sobre a alma de qualquer homem que faz o mal, ao judeu primeiro e também ao grego; glória, porém, e honra, e paz a todo aquele que pratica o bem, ao judeu primeiro e também ao grego Rm 2.5-10 Falsos entendimentos / conceitos 21/5/2014 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 9 Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus, que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento: a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, procuram glória, honra e incorruptibilidade; mas ira e indignação aos facciosos, que desobedecem à verdade e obedecem à injustiça. Tribulação e angústia virão sobre a alma de qualquer homem que faz o mal, ao judeu primeiro e também ao grego; glória, porém, e honra, e paz a todo aquele que pratica o bem, ao judeu primeiro e também ao grego Rm 2.5-10

Slide 10

Morreu acabou. A Eternidade e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu. Ec 12.7 Falsos entendimentos / conceitos 21/5/2014 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 10 Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso. Lc 23.43 Morrer é partir para estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor. Rev Hernandes D. Lopes

Slide 11

Somente os justos ressuscitarão. A Eternidade Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo. Mt 10.28 Falsos entendimentos / conceitos 21/5/2014 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 11 Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo. Mt 5.28-29 Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo. Mt 5.28-29 Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo. Mt 5.28-29 Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo. Mt 5.28-29

Slide 12

O homem voltará para uma purificação. A Eternidade E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, Hb 9.27 Falsos entendimentos / conceitos 21/5/2014 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 12 E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, Hb 9.27 Os mortos não se comunicam com os vivos. Davi disse acerca de seu filho que acabara de morrer: "Eu irei a ele, mas ele não virá a mim". Os vivos um dia vão morrer, mas os mortos não voltam para dar nenhuma mensagem. A palavra de Deus diz que ao homem está ordenado morrer uma só vez, vindo depois disso o juízo. Em vez de buscar ouvir vozes do além, devemos ouvir a palavra de Deus, como registrado nas Escrituras Sagradas! HDL

Slide 13

O homem ficará em um purgatório até ser purificado. A Eternidade E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna. Mt 25.46 Falsos entendimentos / conceitos 21/5/2014 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 13 E, se tua mão te faz tropeçar, corta-a; pois é melhor entrares maneta na vida do que, tendo as duas mãos, ires para o inferno, para o fogo inextinguível onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga. Mc 9.43-44

Slide 14

Só a alma que é eterna A Eternidade Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. 1Ts 4.26-27 Falsos entendimentos / conceitos 21/5/2014 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 14

Slide 15

No céu não nos lembraremos de nada A Eternidade Então, replicou: Pai, eu te imploro que o mandes à minha casa paterna. Lc 5.27 Falsos entendimentos / conceitos 21/5/2014 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 15 Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.. Lc 15.51-52

Slide 16

19 Ora, havia certo homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo e que, todos os dias, se regalava esplendidamente. 20 Havia também certo mendigo, chamado Lázaro, coberto de chagas, que jazia à porta daquele; 21 e desejava alimentar-se das migalhas que caíam da mesa do rico; e até os cães vinham lamber-lhe as úlceras. A Eternidade Lc 16.19-31 21/5/2014 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 16

Slide 17

22 Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado. 23 No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio. A Eternidade Lc 16.19-31 21/5/2014 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 17

Slide 18

24 Então, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim! E manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. 25 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro igualmente, os males; agora, porém, aqui, ele está consolado; tu, em tormentos. A Eternidade Lc 16.19-31 21/5/2014 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 18

Slide 19

26 E, além de tudo, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que querem passar daqui para vós outros não podem, nem os de lá passar para nós. 27 Então, replicou: Pai, eu te imploro que o mandes à minha casa paterna, 28 porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de não virem também para este lugar de tormento. A Eternidade Lc 16.19-31 21/5/2014 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 19

Slide 20

29 Respondeu Abraão: Eles têm Moisés e os Profetas; ouçam-nos. 30 Mas ele insistiu: Não, pai Abraão; se alguém dentre os mortos for ter com eles, arrepender-se-ão. 31 Abraão, porém, lhe respondeu: Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos. A Eternidade Lc 16.19-31 21/5/2014 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 20

Slide 21

Acontecerá no último dia. A Eternidade Alcançará a todos: justos e ímpios. A Ressurreição dos Mortos... Todos ressuscitarão com os seus mesmos corpos. Os corpos serão aperfeiçoados com qualidades diferentes . 21/5/2014 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 21 Os corpos se unirão novamente às suas almas para sempre . Os corpos dos injustos serão ressuscitados para a desonra . Os corpos dos justos serão ressuscitados para a honra e para serem semelhantes ao corpo glorioso de Cristo .

Slide 22

A Eternidade 21/5/2014 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 22

Tags: eternidade mortos ressuscitar purgatório julgamento céu justiça salvação misericordia poder

URL: