Locomoção:ossos e músculos

+135

No comments posted yet

Comments

josafars (1 year ago)

a

xXGabixLPXx (2 years ago)

a

xXGabixLPXx (2 years ago)

a

Jonilson (3 years ago)

slide ossos

Slide 1

Profª: Ayesa Aseff

Slide 2

O esqueleto e suas funções Permitir a realização de movimentos e sustentar o corpo são duas das funções do nosso esqueleto. O esqueleto faz parte do sistema locomotor, que também é composto de músculos. Esse sistema é responsável pela locomoção. Outras funções do esqueleto: - Proteção de certos órgãos. Reservatório de sais minerais (cálcio). Produção de células sangüíneas (Medula óssea)

Slide 5

Ossos: órgãos vivos Ossos são constituídos de células vivas. Essas células são rodeadas de um material composto de água, fibras de colágeno (proteína) e sais minerais (cálcio, fósforo, etc) O tecido ósseo é constituído de vários tipos de células estreladas, sendo as mais comuns os osteócitos.

Slide 6

Camadas de um osso longo: Periósteo – membrana fina que reveste o osso. Osso compacto – camada externa de substância compacta. Osso esponjoso – parte interna de substância esponjosa. É nela que está a medula óssea vermelha. Canal medular – contem medula amarela – células de gordura. Regiões de um osso longo: Epífise – “cabeça” Diáfise – “corpo”

Slide 8

Ossos: Forma e função Os ossos são classificados de acordo com a sua forma em:  A - Longos: têm duas extremidades ou epífises; funciona como alavanca.  Exemplos: fêmur, úmero. B- Curtos: têm as três extremidades praticamente equivalentes e são encontrados nas mãos e nos pés e nas articulações. Exemplos: patela e carpos. C - Planos ou Chatos: ossos achatados de pequena espessura em relação ao comprimento e à largura. Servem de estrutura e proteção. Ex: parietal. D – Irregulares: incluem as vértebras, o ílio e alguns ossos da face.

Slide 9

OSSIFICAÇÃO: FORMAÇÃO ÓSSEA Crescimento Ósseo Há um esqueleto cartilaginoso durante a vida embrionária, o qual será quase totalmente substituído por um esqueleto ósseo. É o que se denomina ossificação endocondral (do grego endos, dentro, e chondros, cartilagem). Os ossos começam a se formar a partir do segundo mês da vida intra-uterina. Ao nascer, a criança já apresenta um esqueleto bastante ossificado, mas as extremidades de diversos ossos ainda mantêm regiões cartilaginosas que permitem o crescimento. Entre os 18 e 20 anos, essas regiões cartilaginosas se ossificam e o crescimento cessa. Nos adultos, há cartilagens em locais onde a flexibilidade é importante (na ponta do nariz, orelha, laringe, parede da traquéia e extremidades dos ossos que se articulam).

Slide 11

Articulação Os ossos de uma articulação têm de deslizar um sobre o outro suavemente e sem atrito, ou se gastariam. Os ossos de uma articulação são mantidos em seus devidos lugares por meio de cordões resistentes, constituídos por tecido conjuntivo fibroso: os ligamentos, que estão firmemente aderidos às membranas que revestem os ossos.

Slide 12

Conhecendo alguns ossos do nosso corpo O esqueleto humano pode ser dividido em três partes principais: Cabeça Ossos do crânio. Ossos da face.

Slide 13

Coluna Vertebral É um conjunto de 33 ossos superpostos, chamados vértebras. Constitui a estrutura básica do esqueleto, pois sustenta a cabeça e o tronco, e protege a medula espinhal, importante componente do sistema nervoso. Entre as vértebras há um disco cartilaginoso, que serve de almofada, evitando o atrito e o desgaste.

Slide 14

Caixa torácica É formada pela região torácica de coluna vertebral, osso esterno e costelas, que são em número de 12 de cada lado, sendo as 7 primeiras verdadeiras (se inserem diretamente no esterno), 3 falsas (se reúnem e depois se unem ao esterno), e 2 flutuantes (com extremidades anteriores livres, não se fixando ao esterno).                                                                                                                                                     

Slide 15

Os ossos dos membros Os membros superiores são compostos de ombro, braço, antebraço e mão. Os inferiores compõem-se de pélvis, coxa, perna e pé.

Slide 18

ALGUMAS DOENÇAS DOS OSSOS RAQUITISMO OSTEOPOROSE

Slide 19

RAQUITISMO É um distúrbio envolvendo o amolecimento e o enfraquecimento dos ossos em crianças, causado principalmente pela falta de vitamina D e/ou falta de cálcio e fosfato.

Slide 20

Raquitismo Causa : Falta de vitamina D durante a infância. Osteomalacia Causa : - Falta ou deficiência de vitamina D na idade adulta

Slide 21

OSTEOPOROSE É uma doença que atinge os ossos. Ocorre quando a quantidade de massa óssea diminui e desenvolve ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fraturas. Faz parte do processo normal de envelhecimento e é mais comum em mulheres que em homens.

Slide 22

Osteoporose Causas : Produção excessiva de Paratormônio (Glând. Paratireóides) estimula o aumento do número de osteoclastos. Deficiência de vitamina A Carência de vitamina C prejudica a síntese de colágeno.

Slide 23

CURIOSIDADES O menor osso do corpo humano é o ESTRIBO, que fica dentro do ouvido médio. O esqueleto feminino difere um pouco do masculino, como por exemplo, na pélvis, cujo formato favorece a saída de um bebê do ventre da mãe. O esqueleto de um bebê recém-nascido possui 300 ossos (cartilagens).

Slide 24

Pode ficar feliz pois.... Acabou... fuiii

URL:
More by this User
Most Viewed