A Depravação Total

0

No comments posted yet

Comments

Slide 3

O coração é o centro da personalidade humana de onde todas as coisas procedem (Pv 27.19). Pv 4.23 diz: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida."

Slide 4

(Mt 6.22-23 -Eu, porém, vos digo que todo aquele que sem motivo se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo. Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, O caminho dos perversos é como a escuridão; nem sabem eles em que tropeçam. Pv 4.19  A depravação moral resulta numa escuridão moral. Por isso "os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más" (Jo 3.19).

Slide 5

Zc 7.11,12  Eles, porém, não quiseram atender e, rebeldes, me deram as costas e ensurdeceram os ouvidos, para que não ouvissem. Sim, fizeram o seu coração duro como diamante, para que não ouvissem a lei, nem as palavras que o SENHOR dos Exércitos enviara pelo seu Espírito, mediante os profetas que nos precederam; daí veio a grande ira do SENHOR dos Exércitos.

Slide 6

Cauterizada = I Tm 4.2 e má = Hb 10.22). A consciência corrupta não é capaz de dar ao pecador uma atitude positiva para com Deus, nem conduzi-lo ao arrependimento.

Slide 7

A consciência corrupta não é capaz de dar ao pecador uma atitude positiva para com Deus, nem conduzi-lo ao arrependimento.

Slide 8

O domínio do pecado vem de dentro do próprio homem. Este controle poderoso sobre todas as faculdades da alma humana é vencido somente quando a obra regeneradora do Espírito Santo controla, para, anula os efeitos da morte no homem.

Slide 11

Há, todavia, algumas outras verdades a respeito da depravação total do homem que precisam ser estudadas à luz da Escritura: 1. É comum a todos desde o Ventre Materno. Toda criança já é nascida culpada neste mundo e, como consequência, corrupta e com uma completa incapacidade de alma para mudarem a situação com a qual nasceram (Sl 51.5; 58.3; Is 48.8). É só deixá-las entregues a si mesmas, porque a malignidade está atada ao coração da criança, evidenciando a sua corrupção (Pv 22.15). Nno Livro de Provérbios, o "tolo" não é um idiota, mas um pecador.

Slide 12

Toda criança já é nascida culpada neste mundo e, como consequência, corrupta e com uma completa incapacidade de alma para mudarem a situação com a qual nasceram (Sl 51.5; 58.3; Is 48.8). É só deixá-las entregues a si mesmas, porque a malignidade está atada ao coração da criança, evidenciando a sua corrupção (Pv 22.15 A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a afastará dela. ). No Livro de Provérbios, o "tolo" não é um idiota, mas um pecador.

Slide 15

Nada do seu ser escapou dos efeitos do pecado. O pecado atingiu todas as faculdades da personalidade humana, inclusive o seu corpo (Is 1.5,6; 2 Co 7.1). Essa poluição moral estende-se aos pensamentos e imaginações, assim como às palavras e às ações.

Slide 16

• O CORPO. A queda do homem trouxe consequências sérias para o nosso organismo físico. A vida física do homem é cheia de fraquezas e enfermidades (Gn 3.16-19).

Slide 17

• ALMA. Todas as faculdades da alma (ou espírito) humana foram afetadas pela queda. A Mente tem seus sentidos embotados (2 Co 3.13); entendimento obscurecido = Ef 4.17,18; mente corrompida = Tt 1.15; como já vimos - Todas as coisas são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro. Porque tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas. raciocínio nulo = Rm 1.22,23  Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis.). A sabedoria dos homens incrédulos é "terrena, animal e demoníaca" (Tg 3.15). O entendimento dos homens precisa ser aberto para que a luz entre. Essa é uma obra divina no pecador. Mesmo para o entendimento da Escritura, é necessária uma obra graciosa do Pai das luzes (Lc 24.45; Ef 4.24).

Slide 18

• Emoções. As afeições são a capacidade de fascinar e dispor a alma a favor ou contra qualquer atitude ou pessoa. O homem caído tem afeições pela riqueza, pelo prazer sensual, pelo poder, pela honra, mas nunca no evangelho, porque este não lhe oferece estas coisas. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele" ( 1 Jo 2.15). Jesus dá uma lista enorme dos pecados que vem da imaginação, das afeições desordenadas do coração (Mt 15.19).

Slide 19

A vontade é aquilo que a mente pensa, aquilo que as afeições desejam, e é a pura expressão do que o homem é interiormente. A vontade do homem é determinada pela razão e pelas afeições. Ela é uma espécie de serva das outras faculdades porque ela executa as convicções da mente dos homens ou as ordens imperiosas dos desejos concupiscentes, ou ainda, aos "motivos mais fortes" das afeições.

Slide 20

Pink comenta: É um grande engano supor que os homens caídos possuem faculdades adequadas para tal percepção moral, e que falta somente a luz moral necessária. O oposto é que é verdadeiro neste caso. A luz moral brilha ao redor dele, mas seus poderes de visão se foram. Ele anda em trevas enquanto os explendores do Sol da Justiça do meio-dia brilham ao redor dele." O que é incapacidade moral? Incapacidade moral é a falta de poderes adequados de percepção moral. Causa no homem uma indisposição para com os padrões de Deus para si próprio, mesmo embora ele seja capaz de admirar as qualidades boas em outros homens (Mc 6.20). Em que sentido é o homem natural moralmente incapaz?

Slide 21

O Homem é Incapaz de Sensibilidade Moral.  Ele não tem senso de pecado, nem sente o peso dele. A insensibilidade deles está ligada à dureza de seus próprios corações (Ef 4.19; MT 13.14,15). 2. O Homem é Incapaz de Obediência Moral.  Os homens estão "obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza dos seus corações" (Ef 4.18). 3. O Homem é Incapaz de Amar a Deus.  Esta é a mais importante lei moral que está afirmada na Escritura (Mt 22.34-40). Porque o pendor da carne dá para a morte... o pendor da carne é inimizade contra Deus (Rm 8.6-7). 4. O Homem é Incapaz de Amar Aqueles que são de Deus (Jo 15.20,21; II Ts 3.1,2). 5. O Homem é Incapaz de Perceber e Fazer as Coisas Santas (Dt 5.28,29; 29.2-4; Jo 8.42; I Co 2.12-14). 6. O Homem é Incapaz de ir a Cristo.  "Ninguém pode vir a Mim se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia" (Jo 6.44). "A alma do perverso deseja o mal"( Pv 21.10).

Slide 1

A Depravação Total

Slide 2

DEPRAVAÇÃO TOTAL, O QUE É ISSO? Rev. Hernandes Dias Lopes O que os estudiosos querem dizer por depravação total? Não significa que o homem está depravado no sentido pleno. Nem todos os homens são monstros celerados. Significa que o pecado atingiu todas as áreas da vida humana: razão, emoção e vontade. Significa que o homem não pode voltar-se para Deus por si mesmo, uma vez que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; nem o homem pode mudar a si mesmo, assim como um etíope não pode mudar sua pele nem um leopardo suas manchas. Significa que o homem em seu estado natural está morto nos seus delitos e pecados e sua salvação precisa ser um obra exclusiva de Deus, uma intervenção sobrenatural da graça.

Slide 3

23/6/2014 22:34:01 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 3 Os Vários Nomes para Depravação na Escritura Corrupção do Coração Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Jr 17.9 Pv 4.23 diz: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida."

Slide 4

23/6/2014 22:34:01 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 4 Os Vários Nomes para Depravação na Escritura Cegueira do Coração Eles de dia encontram as trevas; ao meio-dia andam como de noite, às apalpadelas. Jó 5.14 Eles nada sabem, nem entendem; vagueiam em trevas; vacilam todos os fundamentos da terra. Sl 82.5 O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. Jo 3.19

Slide 5

23/6/2014 22:34:01 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 5 Os Vários Nomes para Depravação na Escritura Dureza de Coração Mas a casa de Israel não te dará ouvidos, porque não me quer dar ouvidos a mim; pois toda a casa de Israel é de fronte obstinada e dura de coração. Ez 3.7 Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne Ez 36.26 Dar-lhes-ei um só coração, espírito novo porei dentro deles; tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne; Ez 11.19

Slide 6

23/6/2014 22:34:01 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 6 Os Vários Nomes para Depravação na Escritura Consciência Corrompida Fraca  “E deste modo, pecando contra os irmãos, golpeando-lhes a consciência fraca, é contra Cristo que pecais. ” 1 Co 8.12 Corrupta  ”Todas as coisas são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro. Porque tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas”. Tt 1.15

Slide 7

23/6/2014 22:34:01 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 7 Os Vários Nomes para Depravação na Escritura Consciência Corrompida Cauterizada  “pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência” 1 Tm 4.2 Má  “aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura.” Hb 10.22

Slide 8

23/6/2014 22:34:01 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 8 Os Vários Nomes para Depravação na Escritura Escravidão do Pecado Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado. Jo 8.34 Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça? Rm 6.16

Slide 9

23/6/2014 22:34:01 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 9 Os Vários Nomes para Depravação na Escritura Escravidão da Corrupção Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Rm 8.20-21 Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, tornou-se o seu último estado pior que o primeiro. 2Pe 2.19

Slide 10

23/6/2014 22:34:01 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 10 Os Vários Nomes para Depravação na Escritura Escravidão de Satanás Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. Jo 8.44 mas também o retorno à sensatez, livrando-se eles dos laços do diabo, tendo sido feitos cativos por ele para cumprirem a sua vontade. 2Tm 2.26 Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. 1Jo 1.10

Slide 11

23/6/2014 22:34:01 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 11 Há, todavia, algumas outras verdades a respeito da depravação total do homem que precisam ser estudadas à luz da Escritura:

Slide 12

23/6/2014 22:34:01 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 12 É comum a todos desde o Ventre Materno Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe. Sl 51.5 Tu nem as ouviste, nem as conheceste, nem tampouco antecipadamente se te abriram os ouvidos, porque eu sabia que procederias mui perfidamente e eras chamado de transgressor desde o ventre materno. Is 48.8 Desviam-se os ímpios desde a sua concepção; nascem e já se desencaminham, proferindo mentiras. Sl 58.3

Slide 13

23/6/2014 22:34:01 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 13 não se quer dizer que o ser humano não possa fazer nada que não seja reconhecidamente entre os homens considerado como bom não quer dizer que ele não saiba distinguir o que convém e o que não convém; não quer dizer que o pecador não tenha qualquer conhecimento inato daquilo que é bom e do que não é bom; não quer dizer que o homem não seja capaz de admirar as virtudes e ações virtuosas em outras pessoas; Afeta a Totalidade do Ser Humano

Slide 14

23/6/2014 22:34:01 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 14 Afeta a Totalidade do Ser Humano não se quer dizer que ele não tenha afeições desinteressadas com relação a outras pessoas não quer dizer que não tenha nenhum código ético. não quer dizer que que o homem não-regenerado, em virtude de sua pecaminosidade inerente, tenha que suportar ou dar apoio a toda espécie de pecado, A depravação está intimamente ligada à tendência para o mal, uma pré-indisposição contra as coisas das quais Deus se agrada. O adjetivo "total" tem a ver com a extensão da corrupção. Ele significa que o ser humano por completo foi afetado pela queda.

Slide 15

23/6/2014 22:34:01 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 15 Afeta a Totalidade do Ser Humano Por que haveis de ainda ser feridos, visto que continuais em rebeldia? Toda a cabeça está doente, e todo o coração, enfermo. Desde a planta do pé até à cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, contusões e chagas inflamadas, umas e outras não espremidas, nem atadas, nem amolecidas com óleo. Is 1.5-6 Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus. 2 Co 7.1.

Slide 16

23/6/2014 22:34:01 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 16 Afeta a Totalidade do Ser Humano O Corpo E à mulher disse: Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará. E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo. No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás. Gn 3.16-19

Slide 17

23/6/2014 22:34:01 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 17 Afeta a Totalidade do Ser Humano A Alma E não somos como Moisés, que punha véu sobre a face, para que os filhos de Israel não atentassem na terminação do que se desvanecia. 2Co 3.13 Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, Ef 4.17-18 Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca. Tg 3.15

Slide 18

23/6/2014 22:34:02 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 18 Afeta a Totalidade do Ser Humano Emoções Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; 1Jo 2.15 Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. São estas as coisas que contaminam o homem... Mt 15.18-20

Slide 19

23/6/2014 22:34:02 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 19 Afeta a Totalidade do Ser Humano Vontade A vontade não tem controle sobre o homem. Ao contrário, ela é a serva das outras faculdades da personalidade humana. Ela executa as convicções da mente ou as imperiosas ordens de nossas concupiscências. A vontade é sempre influenciada por algo no homem, sendo sempre serva das disposições interiores, do coração.

Slide 20

23/6/2014 22:34:02 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 20 Incapacidade Total A doutrina da incapacidade total é o resultado da depravação total. Afirmar isso não elimina nem contradiz a doutrina da responsabilidade humana. A fim de que o homem possa apresentar atos divinamente aceitáveis, é necessário que uma força externa que venha operar internamente, no coração do homem, para implantar ali o princípio da nova vida. Esta força vem somente de Deus. Jesus disse: "Em verdade, em verdade vos digo, se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode ver o reino de Deus" (Jo 3.5).

Slide 21

23/6/2014 22:34:02 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 21 Incapacidade Total O Homem é Incapaz de Sensibilidade Moral. O Homem é Incapaz de Obediência Moral. O Homem é Incapaz de Amar a Deus. O Homem é Incapaz de Amar Aqueles que são de Deus. O Homem é Incapaz de Perceber e fazer coisas Santas. O Homem é Incapaz de Ir a Cristo.

Slide 22

23/6/2014 22:34:02 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 22 Por esta razão, na fé Reformada a concepção de salvação está ligada intimamente à doutrina do pecado do homem. É impossível entender a assim chamada "tão grande salvação" a menos que se entenda a doutrina da "tão grande perdição".

Slide 23

23/6/2014 22:34:02 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 23

URL: