SLIDES PGM 151009

+14

No comments posted yet

Comments

Slide 1

A Igreja e a Ciência

Slide 2

Tecnologia Industrial

Slide 3

Guerry Mc Donnel, (Universidade de Bradfort) Encontrou evidências perto do mosteiro de Rievaulx, em North Yorkshire, Inglaterra, de um grau de sofisticação tecnológica que deu início às grandes máquinas da Rev. Industrial do séc. XVIII.

Slide 4

Os monges tinham construido um forno para extração do Ferro e do minério. O rei Henrique VIII mandou fechar este mosteiro de Rievaulx em 1.530 como parte do confisco das propriedades da Igreja.

Slide 5

Bloqueou e atrasou o desenvolvimento da Inglaterra e da Europa por dois séculos e meio.

Slide 6

Invenção do Telefone sem fio

Slide 7

Pe. Landel de Moura: Nasceu em Porto Alegre em 1.863.

Slide 8

Em 1893, antes de Guglielmo Marconi, realizou do alto da Avenida Paulista, as primeiras transmissões de telegrafia e telefonia sem fio

Slide 9

entre aparelhos transmissor e receptor presenciada pelo Consul Britânico em SP, Sr. C. P. Lupton, autoridades brasileiras e o povo. Foi a primeira radiotransmissão da qual se tem notícias.

Slide 10

Padre recebe Prêmio Templeton 2.008 Michael Heller: Sacerdote, cosmólogo e matemático

Slide 11

Polaco de nascimento, recebeu em Londres, o prêmio acadêmico mais reconhecido do mundo por um estudo que mostra como a problemática pode oferecer provas indiretas da existência de Deus. O prêmio é de 1 milhão e 170 mil Euros.

Slide 12

A sua especialidade são as fórmulas completas, desenvolvidas há mais de 40 anos, capazes de explicar muitas coisas, inclusive a sorte, através do cálculo matemático.

Slide 13

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Slide 14

John Heilbron (1999) Universidade da Califórnia em Berkeley: “A Igreja Católica Romana deu mais suporte financeiro e social ao estudo da astronomia por mais de seis séculos do que qualquer outra instituição”.

Slide 15

(“The Sun in the Church: Cathedrals as Solar Observatories” Cambridge: Harvard University Press, 1999)‏

Slide 16

GRANDES PADRES CIENTISTAS Pe. Nicholas Steno: É considerado o “pai da geologia”.

Slide 17

Pe. Athanasius Keicher: Pai da egiptologia

Slide 18

Pe. Giambattista Riccioli: O primeiro a medir a medir a taxa de aceleração de um corpo em queda livre

Slide 19

Pe. Rober Boscovitch: É considerado o pai Da moderna teoria atômica.

Slide 20

Pe. Mateus Ricci: Ele alterou o calendário chinês.

Slide 21

Estudo dos Terremotos: A sismologia veio a ser conhecida como a “Ciência Jesuítica.” Trinta e cinco crateras da lua foram nomeadas por cientistas e matemáticos jesuítas.

Slide 22

Pe. Georges Lemaître (1894-1966) Foi quem propôs a teoria do Big Bang.

Slide 23

Em 1927, baseando-se em cálculos com a então recente teoria da relatividade geral, o jesuíta belga enfrentou Einstein e a comunidade científica da época para propor seu modelo cosmológico.

Slide 24

DIREITO A Igreja foi a grande jurista da Idade Média. O Direito Canônico começou no século XI.

Slide 25

No séc. XII a lei canônica evoluiu com o trabalho do monge Gratiani, “A concordância dos Cânones Discordantes” (Decretum Gratiani), escrito em 1140.

Slide 26

Foi o primeiro tratado sistemático legal e compreensivo no Ocidente, e talvez na história da humanidade...

Slide 27

Justiniano (530) imperador cristão bizantino, mandou redigir o “Código de justiniano”; os juristas harmonizaram as leis romanas. De 530 a 533, compilaram-se as passagens mais importantes dos 39 jurisconsultos mais célebres, e assim surgiu a “Digesta”, com muitos volumes. (DR, vol. II, pg. 172).

Slide 28

O “Código de Justiniano” foi redescoberto pelos canonistas nos séculos XI e XII, melhorando-o e reformando-o, o introduziram na Europa que nada disso conhecia séculos antes sob o domínio dos bárbaros.

Slide 29

O “Corpus Iuris Civilis” nasceu no berço da Igreja Católica. Nele o direito romano ficou livre das rotinas arcaicas, e se tornou a base jurídica do Ocidente.

Slide 30

Dele sobreviveram a noção do Estado, a organização social e os métodos da justiça que orientaram o Ocidente. Dele surgiram os princípios sociais e humanitários, a noção de bem comum, identificou-se e coibiu-se o chamado “abuso de direito”.

Slide 31

O moderno Direito Internacional teve a sua origem com a reflexão filosófica e teológica surgida na Espanha na época da descoberta da América por Cristóvão Colombo. (Pe. Bartolomeu de Las Casas, Pe. Antonio de Montesinos)

Slide 32

Não havia até então um conjunto articulado e claro de leis que regulassem as relações das pessoas. Com essas leis nascia o Direito de Burgos (1512) e de Valladolid (1513), e esses argumentos influenciaram o chamado Novo Direito de 1572. Foi um trabalho sistemático dos teólogos jesuítas.

Slide 33

Pe. Francisco de Vitória colocou as bases do Direito Internacional e foi chamado de “o pai do Direito Internacional”.

Slide 34

“Um homem que “propôs pela primeira vez leis internacionais em termos modernos”, disse Marcelo Sanches - Sorondo [1997].

Slide 35

Com os seus colegas juristas internacionais, o padre Vitório defendeu a doutrina de que “todos os homens são igualmente livres; na base da liberdade natural; eles proclamaram o seu direito à vida, à cultura e à propriedade”.

Slide 36

Thomas Woods afirma que: “Foi, portanto, um sacerdote da Igreja Católica que criou o primeiro grande tratado do Direito das nações, não pouco talentoso” [pg. 137].

Slide 37

“Temos aí outro pilar da Civilização Ocidental construído pela Igreja Católica”. [pg. 151].

Slide 38

Segundo Harold Berman (1974) “Foi a Igreja que primeiro ensinou ao homem ocidental um sistema moderno de lei.”

Slide 39

“A Igreja primeiro ensinou que conflitos, estatutos, casos, e doutrina podem ser reconciliadas por análises e sínteses”. (Berman, Harold J., “The Influence of Christianity Upon the Development of Law”, Oklahoma Law Review ,12 (1959).

Slide 40

“A formulação dos direitos, que surgiu da civilização ocidental, não veio de John Locke e Thomas Jefferson, mas muito antes, das leis canônicas da Igreja Católica.” (T. Woods)

Summary: Selide sobre a contribuição da Igreja para a Ciência. Programa Escola da Fé.

Tags: escola da tv canção nova professor felipe aquino

URL:
More by this User
Most Viewed