Slides - Educação Lassaliana

+1

No comments posted yet

Comments

Slide 1

REDE LA SALLE ________________________________________________________________ MUITO MAIS QUE UM COLÉGIO ______________________________________________________________________________ Produção: Ir. Ângelo Ezequiel Leubet

Slide 2

EDUCAÇÃO LASSALIANA: QUE EDUCAÇÃO?

Slide 3

EDUCAÇÃO LIGADA À VIDA

Slide 4

La Salle viveu e atuou a maior parte de sua vida no século XVII. Século do “Realismo Pedagógico”. O Realismo, quer o preparo para a vida. Entre os protagonistas do Realismo Pedagógico estão Ratke, Comênio, Francke e John Locke. La Salle coincide com vários teorizadores e educadores realistas: dá precedência à língua vernácula sobre o latim, seu trabalho é metódico, tem a ideia de educação para todos, quer dar um ensino útil aos filhos do povo.

Slide 5

La Salle repara no fato de os pequenos serem maleáveis e suscetíveis a que neles as impressões se gravem mais fácil e profundamente e a que sua marca perdure por mais tempo. A pedagogia lassaliana está enraizada na vida. Dá-se a educação “que convém às crianças”. La Salle interessava-se com o futuro em termos de trabalho, com a qualificação profissional de seu aluno: não só pensava no viver e conviver dele no mundo e sociedade, preocupava-se igualmente com seu sobreviver.

Slide 6

EDUCAÇÃO EFICAZ E EFICIENTE

Slide 7

La Salle é um homem que deseja e busca a eficácia e a eficiência. No terreno educativo, La Salle se mostra profundamente interessado em que suas escolas sejam exitosas: “Esmere-se em fazer seus alunos aprender bem”. A primeira coisa a fazer era atrair a clientela à escola. O segredo era: A gratuidade do ensino. A qualidade deste e sua adequação às necessidades populares. Professores bem preparados e atrativos.

Slide 8

A segunda coisa a fazer era conservar os alunos. “Tome as precauções necessárias para que o número de seus alunos não diminua em conseqüência de sua rispidez, e instrua-os bem para que não se evadam da escola”. La Salle pensa que para um aprendizado eficaz, é necessário conservar o aluno por tempo suficiente na escola. A terceira coisa a fazer era cuidar para que os alunos tirem proveito dos estudos, progridam e tenham êxito. O progresso do aluno é evidenciado quando se verifica o bom andamento da escola.

Slide 9

Para La Salle o alcance destas finalidades, a existência da escola como eficaz, exige que ela “ande bem” em sua estruturação e funcionamento, que exista como instrumento eficiente. É o resultado do trabalho concertado: Que trabalho? O de criar, inovar, ou de transformar e, em todos os casos, prever, organizar, executar e avaliar.

Slide 10

O objetivo da vigilância na escola é particularmente o aluno. “O mestre deve prestar atenção constante: a corrigir as palavras que o aluno lê incorretamente; a fazer com que todos os da mesma lição sigam a leitura em andamento; e a fazer guardar estrito silêncio”. Outro conjunto de medidas propostas por La Salle para eficácia e a eficiência em suas escolas são as propositivas ou estimuladoras.

Slide 11

Garantir alunos “inteiros”. Criar ambiente de trabalho apropriado. Aproveitar integralmente o tempo. Cuidar da seleção de conteúdos. Utilizar os melhores métodos, técnicas e recursos disponíveis. Buscar a perfeição no trabalho realizado. Ter seriedade na promoção. Cuidar da avaliação. Saber motivar. E garantir bons professores.

Slide 12

EDUCAÇÃO FRATERNA

Slide 13

Um primeiro esforço lassaliano foi tentar não reproduzir, em sua escola, a estratificação da sociedade francesa do seu tempo e facilitar nela a aproximação dos mais desafortunados com os mais afortunados desta sociedade. La Salle procura que em sua escola se cultivem relações sociais positivas e a fraternidade cristã.

Slide 14

Nesta perspectiva da diminuição das barreiras e da aproximação das camadas sociais, toma algumas medidas. Em primeiro lugar, o desenvolvimento dos bons modos e dos hábitos de higiene física, os quais a tornam mais freqüentável pelas crianças de melhor nível social. Depois, a gratuidade praticada na escola lassaliana. Ela é um elemento inibidor da desigualdade. E ainda, a escola permite aos pobres privarem com os artesãos e pequenos burgueses, isso, lhes propicia relacionamento apto a enriquecê-los com vocabulário ampliado, modos refinados, e contatos úteis para vida, sobretudo da vida profissional futura.

Slide 15

La Salle tinha a intenção de colocar todos os seus discípulos “no mesmo nível”. É significativo que os associados na Comunidade Lassaliana tenha decidido chamar-se não de mestres, mas de Irmãos. A comunidade devia oportunizar, e efetivamente oportunizava a transmissão a todos, mas especialmente aos mais jovens, da riqueza e variedade das experiências pedagógicas de cada um de seus membros.

Slide 16

“Por seu zelo, procurem dar sinais sensíveis de que vocês amam aqueles que Deus lhes confiou”. Esse tipo amor que diz La Salle, assume formas como o estar com eles, para por educá-los mais adequadamente por melhor conhecê-los; acompanhá-los de perto para resguardá-los, preventivamente, do mal e encaminhá-los à prática do bem.

Slide 17

La Salle quando fala da relação entre os alunos, propõe que elas sejam feitas com equilíbrio: equilíbrio entre firmeza de um lado e bondade, afabilidade, ternura, mansidão, de outro. “Se vocês têm com eles a firmeza de pai para retirá-los e afastá-los do mal, devem ter-lhes também a ternura de mãe para acolhê-los e proporcionar-lhes todo o bem que depende de vocês”.

Slide 18

EDUCAÇÃO ABERTA

Slide 19

A escola lassaliana guarda sua independência do ponto de vista administrativo e pedagógico. Mas não quer ser ilha: está aberta à Sociedade, à Igreja e à Família. A educação lassaliana incluía sempre o preparo específico para a sociedade civil, para a vida cidadã, mediante o aprendizado de conhecimento profanos, o desenvolvimento de bons modos e a preocupação com a assimilação de fundamentos, quando não de práticas, de caráter profissional.

Slide 20

Grande parte das escolas que La Salle assumiu, ele o fez a pedido de membros da Igreja, bispos e sacerdote. Quando se tratava de obra de interesse próprio, procurava estabelecê-la sempre de comum acordo com a autoridade eclesiástica. O manual didático-administrativo lassaliano estimula explicitamente o desenvolvimento, nos alunos dos Irmãos, de intenso espírito litúrgico e paroquial.

Slide 21

La Salle tem os pais como os primeiros responsáveis pela educação e instrução dos filhos, com tudo o que os termos educação e instrução encarregavam de significado dentro do contexto do tempo. A escola, influi na família por contato direto e através dos filhos. E, na família, ela também prolonga sua ação junto a esses filhos, que são seus alunos.

Slide 22

ORAÇÃO DO EDUCADOR Ó Deus, que escolhestes São João Batista de La Salle Padroeiro dos educadores, iluminai os nossos corações para que possamos educar com firmeza de pai e ternura de mãe os educandos a nós confiados, preparando-os para serem construtores de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, Na unidade do Espírito Santo. Amém.

Summary: Para você conhecer melhor a educação lassaliana.

URL: