Graça Irresistível

-1

No comments posted yet

Comments

Slide 10

Cada membro da Trindade divina – Pai, Filho e Espírito Santo – participa e contribui para a salvação dos pecadores eleitos. Deus Pai, antes da fundação do mundo, selecionou aqueles que iriam ser salvos e deu-os ao Filho para serem o Seu povo. Na época oportuna o Filho veio ao mundo e assegurou a redenção desse povo. Mas esses dois grandes atos – a eleição e a redenção – não completam a obra da salvação, pois está incluída no plano divino para a recuperação do pecador perdido a obra renovadora do Espírito Santo, pela qual os benefícios da obediência e da morte de Cristo são aplicados ao eleito.

Slide 11

O apelo do Evangelho estende uma chamada à salvação a todo que ouve a mensagem. Ele convida a todos os homens, sem distinção, a beber da água da vida e viver. Ele promete salvação a todo que se arrepender e crer. Mas essa chamada geral externa, estendida igualmente ao eleito e ao não eleito, não trará pecadores a Cristo. Por que? Porque os homens estão, por natureza, mortos em pecado e debaixo de seu poder. Eles são, por si mesmos, incapazes de abandonar os seus maus caminhos e se voltarem a Cristo, para receber misericórdia. Nem podem e nem querem fazer isso. Conseqüentemente, o não regenerado não vai responder à chamada do Evangelho para arrepender-se e crer.

Slide 12

A mudança interna operada no pecador eleito o capacita a entender e crer na verdade espiritual. No campo espiritual, são lhe dados olhos para ver e ouvidos para ouvir. O Espírito Santo cria no pecador eleito um novo coração e uma nova natureza. Isto é realizado através da regeneração (novo nascimento), pela qual o pecador é feito filho de Deus e recebe a vida espiritual. Sua vontade é renovada através desse processo, de forma que o pecador vem espontaneamente a Cristo por sua própria e livre escolha.

Slide 19

A doutrina da eleição, que inclui a graça irresistível, é um golpe muito duro no orgulho humano. Afinal, ele quer ter o poder de decisão. Mas, a dura realidade, é que um morto espiritual ( Ef 2.1 ) nada pode fazer, a não ser continuar morto. É preciso que alguém o arranque dessa condição. É isso que Deus faz pelos eleitos.

Slide 21

A mudança interna operada no pecador eleito o capacita a entender e crer na verdade espiritual. No campo espiritual, são lhe dados olhos para ver e ouvidos para ouvir. O Espírito Santo cria no pecador eleito um novo coração e uma nova natureza. Isto é realizado através da regeneração (novo nascimento), pela qual o pecador é feito filho de Deus e recebe a vida espiritual. Sua vontade é renovada através desse processo, de forma que o pecador vem espontaneamente a Cristo por sua própria e livre escolha.

Slide 22

Sobre isso John Piper define de maneira clara e bíblica: “A doutrina da graça irresistível não significa que toda influência do Espírito Santo não pode ser resistida. Significa que o Espírito Santo pode sobrepujar toda resistência e tornar sua influência irresistível. A doutrina da graça irresistível significa que Deus é soberano e pode sobrepujar toda resistência quando quiser.”

Slide 23

Imagine comigo um cego e um morto. Ambos num encontro com Jesus. O cego sendo curado passa a ver. Ele não fez nada, não mereceu e não comprou a cura. Simplesmente Jesus venceu sua doença e incapacidade física. Ele não teve como resistir a cura. Tudo agora que ele podia fazer era ver e se alegrar nisso. Agora ele poderia ver a verdade e contemplar Jesus. Duvido que ele pedisse para ser cego novamente. Agora vamos ao morto. Esse mais semelhante a nós. Ele não faz absolutamente nada para viver. Não percebe Jesus chegando. Nada. E de repente está de pé, respirando e com sangue correndo nas veias. Nova vida, nova chance. Sem merecer, pedir e muito menos querer. Jesus simplesmente venceu a morte e o trouxe a vida. Graça! Não o imagino triste ou pedindo para ser um morto de volta.

Slide 24

Para Deus e sobre nossa salvação graça não é somente aquilo que recebemos sem comprar. É aquilo que recebemos sem comprar, merecer, conseguir, roubar ou achar. Ela faz tudo! Ela me achou, me alcançou, me chamou e salvou. Graça não é um evento isolado, é uma corrente diária que flui do alto para nós. Ela continua me achando, alcançando, chamando, salvando, sustentando, consolando, alegrando, fortificando e amando. Não por mim, mas para a glória de Deus que decidiu concedê-la a mim. E quando estou triste, sozinho, desesperançoso, doente, enfrentando algo maior do que eu que lembro que a graça que está sobre mim é maior e mais poderosa que tudo isso. A alegria e satisfação na graça nos fortifica contra o pecado. A graça vence todos os meus problemas e pecados porque ela me venceu primeiro.

Slide 1

Graça Irresistível Rev. Cleudson Gomes Corrêa

Slide 2

Total depravity Depravação total Unconditional election Eleição incondicional Limited Atonement Expiação limitada Irresistible Grace Graça irresistível Perserverance of Saints Perseverança dos santos 30/7/2014 21:36:36 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 2

Slide 3

30/7/2014 21:36:36 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 3 O amor de Deus que salva as pessoas e as conserva unidas com ele. Salmos 90.17 - Seja sobre nós a graça do Senhor, nosso Deus; confirma sobre nós as obras das nossas mãos, sim, confirma a obra das nossas mãos. Efésios 2.5 - e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos, Tito 2.11 - Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, 2 Pedro 3.18 - antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno.

Slide 4

30/7/2014 21:36:36 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 4 A soma das bênçãos que uma pessoa, sem merecer, recebe de Deus. Salmos 84.11 - Porque o SENHOR Deus é sol e escudo; o SENHOR dá graça e glória; nenhum bem sonega aos que andam retamente. Romanos 6.1 - Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? Efésios 2.7 - para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.

Slide 5

30/7/2014 21:36:36 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 5 A influência sustentadora de Deus que permite que a pessoa salva continue fiel e firme na fé. Rm 5.17 - Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo. 2 Coríntios 12.9 - Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. Hebreus 12.28 - Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor;

Slide 6

30/7/2014 21:36:36 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 6 Louvor; gratidão Salmos 147.7 - Cantai ao SENHOR com ações de graças; entoai louvores, ao som da harpa, ao nosso Deus, Mateus 11.25 - Por aquele tempo, exclamou Jesus: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos.

Slide 7

30/7/2014 21:36:36 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 7 Boa vontade; aprovação, mercê. Gênesis 6.8 - Porém Noé achou graça diante do SENHOR. Lucas 1.30 - Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus. Lucas 2.52 - E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens

Slide 8

30/7/2014 21:36:36 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 8 Beleza Provérbios 31.30 - Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada. Bondade Zacarias 12.10 - E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o espírito da graça e de súplicas; olharão para aquele a quem traspassaram; pranteá-lo-ão como quem pranteia por um unigênito e chorarão por ele como se chora amargamente pelo primogênito.

Slide 9

30/7/2014 21:36:36 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 9 "De graça" é "sem pagar" Gênesis 29.15 - Depois, disse Labão a Jacó: Acaso, por seres meu parente, irás servir-me de graça? Dize-me, qual será o teu salário? Mateus 10.8 - Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demônios; de graça recebestes, de graça dai.

Slide 10

30/7/2014 21:36:36 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 10 A Graça Irresistível ou Eficaz significa que o Espírito Santo nunca falha em trazer à salvação aqueles pecadores que Ele pessoalmente chama a Cristo. Deus aplica inevitavelmente a salvação a todo pecador que tencionou salvar, e é Sua intenção salvar todos os eleitos.

Slide 11

30/7/2014 21:36:36 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 11 Nenhuma quantidade de ameaças ou promessas externas fará um pecador cego, surdo, morto e rebelde se curvar perante Cristo como Senhor, e olhar somente para Ele para a salvação. Tal ato de fé e submissão é contrário à natureza do homem.

Slide 12

30/7/2014 21:36:36 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 12 Espírito Santo, para trazer o eleito de Deus à salvação, estende-lhe uma chamada especial, interna, em adição à chamada externa contida na mensagem do Evangelho. Através dessa chamada especial, o Espírito Santo realiza uma obra de graça no pecador que inevitavelmente o traz à fé em Cristo.

Slide 13

30/7/2014 21:36:36 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 13

Slide 14

30/7/2014 21:36:36 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 14 Arminianismo A graça pode ser impedida - 0 homem pode resistir à vontade de Deus em relação à sua própria vida; a vontade de Deus em salvar todos os homens pode ser frustrada pela finita vontade do homem. Primeiro o homem exerce a sua própria vontade e só depois nasce de novo.

Slide 15

30/7/2014 21:36:36 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 15 Calvinismo Graça irresistível - A graça de Deus não pode ser obstruída e está baseada no dom da vida – a Regeneração. Todos os regenerados são guiados irresistivelmente para Deus – Deus dá a seus escolhidos o Espírito de Vida.

Slide 16

30/7/2014 21:36:36 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 16 37 Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora. 38 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou. 39 E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia. 40 De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. 41 Murmuravam, pois, dele os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu. 42 E diziam: Não é este Jesus, o filho de José? Acaso, não lhe conhecemos o pai e a mãe? Como, pois, agora diz: Desci do céu? 43 Respondeu-lhes Jesus: Não murmureis entre vós. 44 Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. (João 6.37-44)

Slide 17

30/7/2014 21:36:36 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 17 “É a obra soberana de Deus de sobrepujar toda rebelião do nosso coração e trazer-nos a fé em Cristo Jesus para que possamos ser salvos” “Quando Deus empreende cumprir o seu propósito soberano, ninguém pode resisti-lo com sucesso” John Piper

Slide 18

30/7/2014 21:36:36 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 18 O mesmo Deus que elege, também chama seus eleitos. Há dois chamados: um externo e outro interno. Há um chamado dirigido aos ouvidos e outro ao coração, um chamado geral e outro específico. Muitos são chamados, mas poucos escolhidos. As ovelhas de Cristo ouvem sua voz e o seguem. Jesus disse: Ninguém pode vir a mim se o Pai não o trouxer. A fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Cristo. Esse chamado pode ser resistido temporariamente, mas não finalmente, pois a Escritura diz: "Aos que Deus predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou". Hernandes Dias Lopes

Slide 19

30/7/2014 21:36:36 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 19 Charles Spurgeon, o príncipe dos pregadores, que disse: “ Não existe nenhuma doutrina em toda a palavra de Deus que suscita tanto ódio na humanidade do que a afirmação da absoluta soberania de Deus." Deus é soberano, inclusive, na escolha dos salvos.

Slide 20

30/7/2014 21:36:36 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 20

Slide 21

30/7/2014 21:36:36 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 21 Nenhuma doutrina é tão bem planejada para preservar o homem do pecado, quanto a doutrina da graça de Deus. Charles Spurgeon.

Slide 22

30/7/2014 21:36:36 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 22 Entendemos, portanto, a graça como um favor imerecido. Daqueles que não podemos fazer nada para alcançar, merecer e muito menos comprar. E quando falamos de salvação essa é exatamente nossa posição. Não podemos ser salvos ou nascermos de novo sem que Deus decida, de graça, nos trazer novo nascimento, arrependimento e fé através do seu Espírito. Por isso me alegro nisso. Porque não alcancei graça, mas a graça me alcançou. Porque eu não merecia nada e ela me deu tudo. Porque meu natural seria resistir, mas ela venceu meu pecado e dureza de coração. Venceu meu orgulho e ceticismo. Foi irresistível! E se não fosse eu teria resistido.

Slide 23

30/7/2014 21:36:36 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 23

Slide 24

30/7/2014 21:36:36 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 24 “Porque a tua GRAÇA é melhor do que a vida, os meus lábios te louvarão. Assim eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos.” Salmos 63.3-4

Tags: predestinação graça arminianismo calvinismo salvação cego morto deus

URL: