A Ratinha e a avelã

+12

No comments posted yet

Comments

Slide 2

Era uma vez uma ratinha cinzenta que vivia num campo de trigo e que só desejava correr mundo. Começou cirandando para todo o lado: o seu narizinho afilado, por entre as pedrinhas e os tufos das ervas, tudo ia cheirando e com os seus olhos negros, muito vivos, para tudo ia olhando.

Slide 3

De repente, avistou por entre as folhas secas qualquer coisa redonda, acastanhada e lisa. Era uma avelã grande, tão brilhante e polida que só teve vontade de a levar para casa.

Slide 4

Estendeu a patinha para a apanhar. Mas a linda avelã fugiu-lhe, a rebolar.

Slide 5

A Ratinha seguiu-a. Porém muito mais rápida junto de uma árvore a avelã foi parar e pela sua raiz se pôs a escorregar. A Ratinha, espreitando, viu um buraco a dar para umas escadinhas pequenas, pequeninas, a descer lá para o fundo.

Slide 6

A avelã saltitou em todos os degraus tep… tep… tep… Atrás dela, a Ratinha sempre aos pulos, não cai. Tep… tep… tep… saltitava a avelã, e para baixo, para baixo, a Ratinha lá vai.

Slide 7

Assim, saltitando, a avelã chegou a uma certa porta que logo se abriu. Ela e a Ratinha pela porta entraram e logo atrás delas a porta se fechou.

Slide 8

Viu-se a Ratinha dentro de uma sala e no meio da sala, sentado num sofá, um estranho homenzinho de barrete vermelho, sapatinhos bicudos e cara um pouco má.

Slide 9

- És minha prisioneira – gritou ele à Ratinha. - Prisioneira porquê? - Porque quiseste roubar a minha avelã tão bonita.

Slide 10

Não quis nada roubá-la! – exclamou a Ratinha - Fui eu que achei e por isso ela é minha. Não é nada… Ela é minha, e não fica contigo! – disse o estranho homenzinho, com uma voz de inimigo.

Slide 11

Olhando em volta, a Ratinha não viu a avelã e resolveu partir para a sua casa. Dirigiu-se à porta e viu-a fechada, o homenzinho tinha a chave bem guardada.

Slide 12

- Vais ser a minha serva, fazes a minha cama, tratas da minha casa e das minhas roupas e cozinhas as minhas sopas. E ainda acrescentou, mesmo a troçar: - Talvez, quem sabe, se trabalhares bem, eu te dê a avelã, para te recompensar!

Slide 13

Foi assim que a Ratinha se tornou sua serva: todos os dias lhe fazia a cama, lhe tratava das roupas e lhe cozinhava as sopas.

Slide 14

E todos os dias o homenzinho de vermelho saía pela porta e só à noite voltava, trazendo a chave muito bem agarrada. E quando a Ratinha lhe pedia a sua recompensa, com ar de troça respondia assim: Mais tarde! Mais tarde! Trabalhaste tão pouco! E isto durou tempos sem fim.

Slide 15

Até que o homenzinho de vermelho, certa manhã, muito apressado, fechou tão mal a porta que foi como se aberta a tivesse deixado. A Ratinha notou logo essa distracção, Mas não quis fugir sem ter na sua mão a prometida recompensa: a bonita avelã.

Slide 16

Foi gavetas abrir… foi todo o chão espreitar… Mas não a encontrava em nenhum lugar.

Slide 17

Por fim abriu uma portinha na lareira e… lá estava a avelã, sobre uma prateleira. A ratinha agarrou-a logo.

Slide 18

Depressa, depressa, abriu a porta e subiu a escadaria, depressa, depressa, passou pelo buraco debaixo das raízes e viu a luz do dia e correu para casa, numa enorme alegria.

Slide 19

Todos ficaram radiantes de a ver chegar, pois morta a julgavam já. E quando ela deixou cair a avelã em cima da mesa, à hora do chá, Ela abriu-se com um pequeno estalido. O que é que a avelã continha? Um colarzinho de pérolas brilhantes, tão bonito! Parecia que tinha sido feito para linda Ratinha.

Slide 20

A Ratinha põe-no muitas vezes ou guarda-o dentro da grande avelã. e o malvado homenzinho vestido de vermelho nunca mais vai encontrar esta Ratinha pois nem sabe onde ela mora.

Slide 21

Compreensão da história

Slide 22

Qual é a personagem mais importante desta história? uma gatinha? uma ratinha? uma cadelinha?

Slide 23

Onde vivia a Ratinha? na cidade? na praia? no campo?

Slide 24

A Ratinha era Curiosa ou Preguiçosa?

Slide 25

Que fruto encontrou a ratinha no meio das folhas secas? uma amêndoa? uma avelã? uma noz?

Slide 26

A avelã, sempre a rebolar, foi parar junto de: uma casa? uma árvore? uma flor?

Slide 27

A Ratinha seguiu a avelã e foi ter a uma sala onde estava, sentado num sofá, um homenzinho com roupa: LARANJA AZUL VERMELHA

Slide 28

O homenzinho era malvado? bondoso?

Slide 29

A ratinha ficou presa na casa do homenzinho. Que tarefas tinha a ratinha de fazer?

Slide 30

Um dia a ratinha conseguiu fugir, porquê?

Slide 31

O que encontrou a Ratinha dentro da avelã? um relógio? um colar? um anel?

Slide 32

Quantos bocadinhos tem a palavra ratinha? RATINHA RA TI NHA

Slide 33

RATINHA CASINHA CAMINHA Descobre outras palavras que acabam em INHA

Slide 34

Ana Augusto 2009 / 2010

URL:
More by this User
Most Viewed