A luva

+11

No comments posted yet

Comments

Slide 1

A LUVA Um conto popular ucraniano Traduzido e adaptado por Maria Jesus Sousa (Juca) http://historiasparapre.blogspot.pt

Slide 2

Era uma vez um rapaz chamado Nicki, que queria que umas novas luvas, feitas de lã, brancas como a neve.

Slide 3

De início a sua avó Baba, não queria tricotar-lhe umas luvas brancas. - Se as deixas cair na neve – avisou ela – nunca mais as encontras. Mas Nicki queria mesmo umas luvas brancas como a neve e a avó acabou por lhas fazer.

Slide 4

Quando as terminou disse-lhe: - Sempre que voltares para casa, primeiro vou ver se estás são e salvo, mas depois vou verificar se ainda tens as tuas luvas brancas como a neve. E lá foi o Nicki. Não tinha passado muito tempo quando uma das luvas caiu na neve e ficou para trás.

Slide 5

Uma toupeira, cansada de escavar túneis, encontrou a luva e meteu-se lá dentro. Estava quente e aconchegada e era mesmo do seu tamanho, por isso decidiu ficar.

Slide 6

Um coelho apareceu a saltar. Parou por um momento admirando o manto de inverno. Foi então que viu a luva e meteu-se lá dentro, os pés primeiro. A toupeira achava que não iam caber os dois, mas quando viu as grandes patas do coelho, afastou-se um pouco.

Slide 7

De seguida, um ouriço apareceu. Tendo passado todo o dia a procurar algo que comer debaixo de folhas molhadas, decidiu meter-se na luva e aquecer-se. A toupeira e o coelho foram empurrados, mas não quiseram discutir com quem tinha o corpo coberto de picos e afastaram-se.

Slide 8

Mal tinha o ouriço desaparecido dentro da luva, quando apareceu uma grande coruja. Quando decidiu entrar também dentro da luva, a toupeira, o coelho e o ouriço resmungaram. Mas quando viram as garras da coruja, depressa a deixaram entrar.

Slide 9

Apareceu então um texugo. Olhou para a luva e tentou trepar para cima dela. A toupeira, o coelho, o ouriço e a coruja não ficaram contentes. Já não havia espaço, mas quando viram as suas patas, deixaram-no entrar também.

Slide 10

Começou a nevar, mas os animais estavam confortáveis dentro da luva. Ao ver a lufada de vapor quente no ar, uma raposa correu para investigar. Só a visão da luva confortável fê-la sentir-se sonolenta. A raposa meteu o focinho dentro da luva. Quando a toupeira, o coelho, o ouriço, a coruja e o texugo viram os seus dentes brilhantes, deram à raposa o espaço de que precisava.

Slide 11

Apareceu então um grande urso. Espiou a luva e espreitou. Não queria ser o único a ficar de fora ao frio e começou a meter o seu nariz lá dentro. Os animais estavam tão apertados quanto possível. Mas que animal iria discutir com um urso? A luva inchou e esticou. Foi puxada e alongada várias vezes o seu tamanho. Mas o tricot da avó Baba resistiu.

Slide 12

Surgiu então um rato, tão pequeno como uma bolota. Contorceu-se para caber no único espaço livre e pôs-se confortável no alto do nariz do urso.

Slide 13

O urso, com comichão por causa das patas do rato, deu um enorme espirro: - Aaaaa-aaaaa-tchiiiiim! A força do espirro atirou com a luva pelo ar e dispersou os animais em todas as direções.

Slide 14

No seu caminho de regresso a casa, Nicki viu uma forma branca à distância. Era a silhueta da luva perdida contra o céu azul.

Slide 15

Correu para apanhar a sua luva branca como a neve, quando viu a cara da avó Baba à janela. Primeiro ela olhou a ver se ele estava são e salvo e depois viu que ainda tinha as suas luvas novas.

Slide 16

FIM

Slide 17

Créditos das imagens: https://www.youtube.com/watch?v=_c9DQjWpeZo

Slide 18

Recursos para trabalhar a história https://www.pinterest.com/k5teach/the-mitten/ https://pt.pinterest.com/janamarie76/mitten-preschool-activities/ http://livingmontessorinow.com/2014/01/15/free-mitten-printables-and-montessori-inspired-mitten-activities/ http://homeschoolcreations.com/TheMittenPrintables.html http://www.1plus1plus1equals1.net/2013/01/the-mitten-printables/

Summary: Tradução e formatação da versão de Jan Brett deste conto popular ucraniano

Tags: luva animais inverno

URL: