O 5 de Outubro explicado aos mais pequenos (nova versão)

+38

No comments posted yet

Comments

Slide 1

Porque é Feriado em 5 de Outubro? A IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA explicada aos mais pequenos Apresentação criada por Maria Jesus Sousa (Juca) http://historiasparapre.blogspot.pt

Slide 2

Há muito, muito tempo, mais de cem anos atrás, Portugal era governado por reis e isso chama-se uma Monarquia.

Slide 3

O primeiro Rei de Portugal foi D. Afonso I (conhecido por D. Afonso Henriques) e o último foi D. Manuel II. Em 725 anos (de 1185 a 1919) Portugal teve trinta e quatro Reis.

Slide 4

Mas o povo não estava satisfeito com a forma como os Reis governavam e a Monarquia foi ficando cada vez mais fraca. Por outro lado, o Partido Republicano, que defendia a República como governo, ficou mais forte.

Slide 5

Assim, no dia 5 de Outubro de 1910, há cem anos atrás, os militares revoltaram-se e, com o apoio do povo, venceram as tropas monárquicas. Assim terminou a Monarquia e começou a República, que foi representada com uma figura de mulher.

Slide 6

O Rei teve de se ir embora do país e Portugal passou a ser governado pelo primeiro Presidente da República.

Slide 7

Cem anos passados, já houve dezoito Presidentes da República de Portugal, estamos atualmente com o décimo nono. Teófilo Braga Manuel de Arriaga Bernardino Machado Sidónio Pais Canto e Castro António José de Almeida Manuel Teixeira Gomes Mendes Cabeçadas Gomes da Costa Óscar Carmona Craveiro Lopes Américo Tomás António de Spínola Costa Gomes António Ramalho Eanes Mário Soares Jorge Sampaio Aníbal Cavaco Silva

Slide 8

O Presidente da República é um Símbolo Nacional, tal como a Bandeira e o Hino (Para ouvir o Hino cantado, clicar na coluna de som)

Slide 9

Há muito para descobrir sobre o Presidente da República… O nosso Presidente da República chama-se Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa e é o chefe de Estado, ou seja, o seu representante máximo. Em muitos países, como o nosso, o Presidente da República usa uma faixa presidencial como distintivo do cargo. É escolhido através de eleições democráticas e o povo vota no Presidente que prefere para representar Portugal. O mandato do Presidente da República de Portugal dura 5 anos e, durante esse tempo, ele mora no Palácio Nacional de Belém, em Lisboa.

Slide 10

Sobre a bandeira nacional… Verde:  Simboliza as nações que são guiadas pela ciência e a esperança no futuro.  Vermelho rubro: Expressa a luta dos povos pelos grandes ideais de Igualdade, Fraternidade e Liberdade, bem como os sacrifícios do povo português ao longo da sua história. Esfera armilar: Representa o Universo, a vocação universal dos povo português e os descobrimentos portugueses. Escudo: Simboliza a afirmação da cultura ocidental no mundo e os seus valores cristãos. Castelos e Quinas: Expressam as conquistas, vitórias e lendas ligadas à fundação de Portugal.

Slide 11

E também sobre o nosso Hino, que se chama “A Portuguesa” “Heróis do mar, nobre povo, Nação valente, imortal, Levantai hoje de novo O esplendor de Portugal! Entre as brumas da memória, Ó Pátria, sente-se a voz Dos teus egrégios avós, Que há-de guiar-te à vitória! Às armas, às armas! Sobre a terra, sobre o mar, Às armas, às armas! Pela Pátria lutar Contra os canhões marchar, marchar!” Composição: Alfredo Keil, Henrique Lopes de Mendonça

Slide 12

FIM

Summary: Agora que voltou a ser feriado, a versão atualizada desta abordagem ao feriado nacional de 5 de Outubro

Tags: historia conhecimento do mundo pré histórias feriados nacionais

URL: