Fungos e bactérias

+235

No comments posted yet

Comments

lineboi (3 months ago)

ciencias

iristerezinha (1 year ago)

Fungos e bactérias

iristerezinha (1 year ago)

Fungos e bactérias

Bernini (1 year ago)

[slideboom id=157605&w=425&h=370]

ericafs (1 year ago)

trabalho escolar

joel1crvg (2 years ago)

muito bom

Slide 1

Por Simone Peixoto Gomes Profª. de Informática Educativa Fungos e Bactérias

Slide 2

Os MICRORGANISMOS são seres muito pequenos que não podem ser vistos a olho nu e, para enxergá-los, precisa-se da ajuda de um MICROSCÓPIO, que nada mais é do que um instrumento que aumenta a imagem de um objeto através de um sistema de lentes. Dentre os seres microscópicos, temos: as BACTÉRIAS, alguns FUNGOS (leveduras e bolores), os PROTOZOÁRIOS, as ALGAS microscópicas, os VÍRUS (estes últimos são tão pequenos que para enxergá-los é preciso usar microscópio eletrônico).

Slide 3

ONDE OS MICRORGANISMOS VIVEM? Os microrganismos encontram-se distribuídos em praticamente todos os lugares da natureza. Estão no ar, na água (mares, rios, lagos e água subterrânea) e no solo. Podem ser encontrados em maiores quantidades em lugares onde existe grande quantidade de alimentos (matéria orgânica e inorgânica), umidade e temperatura apropriada para que possam crescer e se reproduzir.

Slide 4

Em 7 horas, uma única bactéria se transforma em mais de 4 milhões de bactérias. DESENVOLVIMENTO DOS MICROORGANISMOS

Slide 5

BACTÉRIAS Bactéria é um organismo unicelular, procarionte, pode ser encontrada na forma isolada ou em colônias. Pertence ao reino monera. Microrganismo constituído somente por uma célula, sem um verdadeiro núcleo celular. As bactérias são normalmente microscópicas ou sub-microscópicas (detectáveis apenas ao microscópio eletrônico), com dimensões máximas tipicamente da ordem dos 0,5 a 5 micrômetros. Trilhões de bactérias habitam o nosso corpo, a maioria no trato digestivo. Elas ajudam a digerir os alimentos e são a fonte principal da vitamina K, necessária para a coagulação do sangue. Apenas umas 300 das cerca de 4.600 espécies de bactérias catalogadas são consideradas patógenas (causadoras de doenças).

Slide 6

Ainda assim, as bactérias são a fonte de uma longa lista de doenças em plantas, animais e humanos. Nos humanos essas doenças incluem:

Slide 7

Bactérias - Produtos Alimentares Provoca inflamações nas gengivas Actinobacillus actinomycetemcomitans Antibióticos: tetraciclinas e eritromicinas ex: Streptomyces aureofaciens Streptomyces erythreus Patogênicos Terapêuticos Produção de iogurte Lactobacillus

Slide 8

Categoria: Bactéria Informação: Provoca intoxicações alimentares Salmonella enteritidis

Slide 9

Os fungos são organismos extraordinários que a ciência colocou num reino próprio (Reino Fungi), possuindo uma enorme capacidade de adaptação e colonização dos mais diversos meios. Para o bem e para o mal, os fungos estão para ficar!... FUNGOS

Slide 10

Você já ouviu falar em mofos ou bolores? Eles são formados pelos fungos que, em certas condições, crescem em paredes, na roupas, nos sapatos, no pão, nas frutas, nas verduras. Os fungos são popularmente conhecidos por bolores, mofos, fermentos, levedos, orelhas-de-pau, trufas e cogumelos-de-chapéu (champignon). É um grupo bastante numeroso, formado por cerca de 200.000 espécies espalhadas por praticamente qualquer tipo de ambiente.

Slide 11

Muita gente confunde fungo com as plantas. A ciência, no passado, também já os classificou assim. Porém, com o estudo das estruturas celulares, verificou-se que as células dos fungos são diferentes das células das plantas. A célula do fungo não possui clorofila, logo ela não tem a capacidade de fazer fotossíntese. Com características tão próprias, os fungos são classificados pela ciência em um reino específico. Todos esses seres conhecidos como mofos, bolores, cogumelos ou leveduras, pertencem ao Reino dos fungos. Os fungos são seres vivos sem clorofila e podem ser unicelulares, as leveduras, utilizadas como fermento na fabricação de massas, ou pluricelulares, como os cogumelos.

Slide 12

Os fungos não possuem clorofila, são heterótrofos, portanto não são capazes de produzir o seu próprio alimento. Eles podem ser decompositores, parasitas ou viver associados a outros seres, conforme você verá a seguir. Como os fungos obtêm alimento?

Slide 13

Decompositores Os fungos, ao se alimentares, retiram dos restos de plantas e animais a matéria orgânica que é aproveitada pelo seu organismo. Ao fazer isso, eles decompõem, ou seja, apodrecem a matéria orgânica. Um tomate apodrecido, por exemplo, vai ficando "oco" a medida que a sua matéria vai sendo decomposta pelos fungos. Fungos apodrecendo o morango.

Slide 14

Parasitas Os fungos parasitas vivem à custa de outros seres vivos, provocam doenças em plantas e animais. Nas plantas, algumas das doenças mais conhecidas são a "ferrugem" do café, do feijão e do trigo o "carvão" da cana-de-açúcar; e a "murcha" do algodão. Micoses - As doenças provocadas por fungos são conhecidas como micoses. Entre as que podem acometer o ser humano, podemos citar o "sapinho", comum na boca de bebês, e as frieiras nos pés. Há micoses que atacam órgãos internos, por exemplo, os pulmões, e podem provocar a morte do indivíduo. Condições que favorecem a ação dos fungos: a umidade e o calor, comuns nas virilhas, entre os dedos (principalmente os dos pés) e no couro cabeludo; dessas regiões os fungos podem espalhar-se por outras áreas do corpo.

Slide 15

Assim como as bactérias, os fungos desempenham o papel de decompositores na natureza. Eles decompõem os cadáveres e os resíduos de seres vivos (como fezes e urina), absorvendo somente uma parte para a sua nutrição. O restante dos sais minerais resultantes da decomposição fica no ambiente. Os fungos e o meio ambiente Os decompositores colaboram na reciclagem de materiais no solo e na água e exercem um papel essencial nas cadeias e teias alimentares.

Slide 17

Vários fungos são utilizados na produção de alguns dos nossos alimentos, como o queijo Roquefort produzido pelo Penicillium roquefortii, o pão ou a cerveja que resultam da fermentação de açucares pela levedura Saccharomyces cerevisae. a-b) cogumelos que comemos vulgarmente; c) o pão e o vinho resultam de fermentações realizadas por leveduras. Os fungos são muito utilizados na nossa alimentação:

Slide 19

Exercício 1 Exercício 2 Jogo

Slide 20

Fontes de pesquisa: http://prokariotae.tripod.com/virusebacterias.htm http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/biomonera.php http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/biofungos.php http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=7&cid=14806&bl=1 http://www.brasilescola.com/doencas/doencas-causadas-bacterias.htm http://fmu.br/site/tecnologo/ler.asp?dir=gastronomia&pg=higiene

URL:
More by this User
Most Viewed