Conhecimento Científico, Ciência, Método e Pesquisa

+59

No comments posted yet

Comments

Slide 1

Conhecimento Científico, Ciência, Método e Pesquisa Caracterização do Conhecimento Científico dianamfp@gmail.com

Slide 2

A aventura do saber

Slide 3

O conhecimento teórico e técnico aliado ao espírito crítico são requisitos básicos para um profissional da Administração nos dias atuais. A mediocridade e o “achismo” perdem espaço na Era do Conhecimento. O profissional administrador

Slide 4

Correlação entre conhecimento popular e científico O que os diferencia não é, nem a veracidade nem a natureza do objeto conhecido...e sim: A forma, o modo ou o método e os instrumentos do conhecer...

Slide 6

Os quatro tipos de conhecimento

Slide 7

Características do conhecimento popular Superficial: conforma-se com a aparência. Ex: porque o vi, porque o senti. Sensitivo: referente a vivências e estados de ânimo. Subjetivo: o próprio sujeito organiza as suas experiências. Assistemático: a “organização” não visa uma sistematização das idéias. Acrítico: verdadeiros ou não, a pretensão de que esses conhecimentos o sejam não se manifesta de uma forma crítica.

Slide 13

Popular X Científico Valorativo Reflexivo Assistemático Verificável Falível Inexato Real (factual) Contingente Sistemático Verificável Falível Aproximadamente exato

Slide 14

Filosófico X Teológico (religioso) Valorativo Racional Sistemático Não verificável Infalível Exato Valorativo Inspiracional Sistemático Não verificável Infalível Exato

Slide 15

Conceito de Ciência “A ciência é todo um conjunto de atitudes e atividades racionais dirigidas ao sistemático conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido a verificação” (1974:8) Trujillo Ferrari As ciências possuem: Objetivo ou finalidade; Função; Objeto. (Subdividido em: material & formal)

Slide 16

Classificação e divisão da ciência CIÊNCIAS FACTUAIS FORMAIS Matemática Lógica NATURAIS SOCIAIS Biologia e outras Química Física Psicologia Social Direito Sociologia Economia Política Antropologia Cultural A complexidade do universo e a diversidade de fenômenos que nele se manifestam, aliadas a necessidade do homem de estudá-los para poder entende-los e explicá-los, levaram ao surgimento de diversos ramos de estudo e ciências específicas.

Slide 17

Método Segundo o Dicionário de Filosofia Representa o conjunto de procedimentos racionais, baseados em regras, que visam atingir um objetivo determinado. Japiassú e Marcondes (1996, p. 181)

Slide 18

Método Científico Caminho para se chegar a determinado fim. Conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos para se atingir o conhecimento. Gil (1999, p. 26)

Slide 19

Neutralidade Representa isenção, imparcialidade do pesquisador. Imune a juízos de valor. O olhar do pesquisador não deve ser “contaminado” por posições políticas, ideológicas, enfim, por preferências pessoais.

Slide 20

Neutralidade científica A idéia de neutralidade científica é extremamente polêmica nas Ciências Sociais. Entretanto isto não justifica pareceres “carregados” de julgamentos preconceituosos e sem fundamento científico.

Slide 21

A interferência do sujeito no objeto pesquisado O pesquisador ao aproximar-se da realidade observada tende a interferir na mesma realidade que está pesquisando.

Slide 22

Minimizando as interferências do pesquisador Técnicas de pesquisa são aplicadas para que o estudo do fenômeno (objeto de pesquisa) propicie resultados bastante próximos da realidade.

Slide 23

Problema de pesquisa Aquilo que se quer pesquisar a respeito de um determinado tema. Qualquer questão não solucionada e que pode ser discutida em alguma área do conhecimento. Não necessariamente é algo RUIM.

Slide 24

Exemplos de Problema Em que medida a escolaridade determina o grau de produtividade do indivíduo na Empresa X? De que forma técnicas de dinâmica de grupo facilitam a integração de novos funcionários? Os problemas de pesquisa não devem conter juízos de valor (bom, ruim...)

Summary: material utilizado pela turma ADN3-facipe, na disciplina de metodologia da pesquisa.

Tags: ciência metodo conhecimento

URL:
More by this User
Most Viewed