Como criar uma WebQuest

+38

No comments posted yet

Comments

Slide 1

Como criar uma WebQuest

Slide 2

WebQuest O processo de construção de uma webquest, desde a "tela em branco" até a sua utilização, se desdobra em três etapas: Planejar - O planejamento é o aspecto pedagógico da elaboração. É o momento de definir o conteúdo da webquest. É uma etapa de criação, que demanda tempo e reflexão, e não exige o uso do computador. Formatar - A formatação é o aspecto editorial da elaboração. É o momento de inserir o conteúdo (definido na etapa de planejamento) num gabarito que contém as seções típicas de uma WQ: Introdução, Tarefa, Processo, fontes de informação, Avaliação, Conclusão. Nessa etapa, vale incluir imagens, revisar e dar acabamento na webquest. Publicar - Publicar significa pôr a webquest no ar. É o momento de tomar as providências técnicas para que a webquest possa ser acessada e utilizada pelas pessoas, na Internet.

Slide 3

WebQuest Defina o tema: Webquests são atividades curriculares, por isso, escolha um tema que faça parte do currículo. Pense num assunto para o qual você possa dar uma abordagem interessante e cujo desenvolvimento possa melhorar suas aulas. A escolha do tema está ligada à disponibilidade de fontes de informação, que são geralmente sites ou páginas na Web (mas não somente). Ao pensar sobre o tema, vá navegando na Web para avaliar se há bons sites e páginas sobre o assunto.

Slide 4

WebQuest Delineie a Tarefa: A Tarefa é a alma de uma webquest. Por essa razão, dedique seus melhores esforços para planejar uma Tarefa que seja motivante e desafiadora, que realmente possa ser realizada e que tenha a ver com a vida real. Se possível, evite coisas muito escolares como seminários, palestras, questionários. Para delinear a Tarefa, sugerimos que você: Examine Tarefas de boas webquests. Determine uma Tarefa que seja realizável e plausível. Dê asas à imaginação: arrisque algo diferente da sua rotina didática. Troque idéias com seus colegas, peça a opinião deles.

Slide 5

WebQuest Estruture o Processo: Na seção Processo, você deve explicar passo a passo como o grupo deve realizar a Tarefa e que fontes de informação devem ser usadas em cada etapa. É freqüente pedir aos alunos que desempenhem papéis, porque isso permite diferentes perspectivas de um mesmo problema. Se a sua webquest é desse tipo, descreva no Processo quais são as características de cada papel e quem vai representar cada um. Em resumo, siga os passos: Estabeleça quais fontes de informação deverão ser consultadas e quando. Descreva e atribua a cada aluno o papel que terá de desempenhar.

Slide 6

WebQuest Escreva a Introdução O texto de Introdução de uma webquest deve ser direto, instigante, envolvente, motivante. Seja direto. Use linguagem clara e compreensível. Lembre-se de que a pessoa estará lendo o texto na tela do computador, por isso, seja breve. Evite abordagem professoral. Escreva um texto dirigido ao seu público-alvo. Motive o público-alvo da sua WQ. Seja breve. Evite didatismo.

Slide 7

WebQuest Escreva a Conclusão: Do mesmo modo que a Introdução, a Conclusão deve ser clara, breve e simples. Entretanto, a Conclusão tem o papel de promover a reflexão sobre o que foi visto e incentivar a continuidade do trabalho. Reafirme aspectos de interesse registrados na Introdução. Realce a importância daquilo que os alunos exploraram. Aponte caminhos que possam ajudar os alunos a continuar estudos e investigações sobre o tema.

Slide 8

WebQuest Publique a webquest: Depois que a sua webquest estiver pronta, revisada, testada e finalizada, é preciso colocá-la no ar, isto é, publicá-la na Internet, para que possa ser acessada e utilizada pelas pessoas. Para fazer isso, é preciso hospedar a webquest num servidor. Existem serviços de hospedagem gratuitos, que irão lhe dar todas as instruções de como publicar a sua webquest.

Slide 9

WebQuest Fonte: http://webquest.sp.senac.br/textos/como Elaboração: Poliana Lemes Santos

URL: