Teste de Power Pointe

-1

No comments posted yet

Comments

Slide 1

REDAÇÃO Aspectos Fundamentais para elaborar uma redação: “Conhecimento de Mundo”, leitura e prática. TIPOS DE REDAÇÃO: Redação Jornalística; Redação Publicitária; Redação Profissional; Redação Colegial. CONCEITO: Redação colegial No ensino colegial e vestibulares (exames de ingresso universitário) do Brasil, o termo redação é aplicado a ensaios dissertativos curtos (geralmente de no máximo uma página) exigidos para avaliação da habilidade verbal escrita dos estudantes. HÁ TRÊS GÊNEROS DE REDAÇÃO: A NARRAÇÃO, A DESCRIÇÃO E A DISSERTAÇÃO.

Slide 2

NARRAÇÃO: Conceito – A Narração é um tipo de texto que relata uma história real, fictícia ou mescla dados reais e imaginários. O texto narrativo apresenta personagens que atuam em um tempo e em um espaço, organizados por uma narração feita por um narrador. Tudo na narrativa depende do narrador, da voz que conta a história. Existem três tipos de foco narrativo: Narrador-personagem; Narrador-observador; Narrador-onisciente. Exemplo – (material de apoio) REDAÇÃO A narrativa deve responder as seguintes perguntas essenciais:   O QUÊ? – o(s) fato(s) que determina(m) a história; QUEM ? _ a personagem ou personagens; COMO? _ o enredo, o modo como se tecem os fatos; ONDE? _ o lugar ou lugares da ocorrência; QUANDO? _ o momento ou momentos em que se passam os fatos; POR QUÊ? _ a causa do acontecimento.

Slide 3

DESCRIÇÃO: Conceito – A DESCRIÇÃO é o retrato verbal de alguma coisa ou alguém pela indicação de seus aspectos mais característicos. Descrever não é apenas enumerar detalhes e características. É também transmitir uma impressão sobre a coisa ou a pessoa descrita. Estrutura Introdução – A perspectiva do observador focaliza o ser ou objeto e distingue seus aspectos gerais. Desenvolvimento – Capta os elementos numa ordem coerente com a disposição em que eles se encontram no espaço, caracterizando-os objetiva e subjetivamente, física e psicologicamente. Conclusão – Não há um procedimento específico para conclusão. Considera-se concluído o texto quando se completa a caracterização. Exemplo – (material de apoio) Um lugar inesquecível REDAÇÃO

Slide 4

CARTA ARGUMENTATIVA: Conceito – A carta é uma modalidade redacional livre, pois nela podem aparecer a narração, a descrição, e o parecer dissertativo. O que determina a abordagem, a linguagem e os aspectos formais de uma carta é o fim a que ela se destina: um amigo, um negócio, um interesse pessoal, um ente amado, um familiar, um seção de jornal ou revista. A estrutura de uma carta argumentativa Local e data : o nome da cidade por extenso Vocativo: pronome pessoal de tratamento de acordo com a função social do destinatário . Primeiro parágrafo: intenção : discutir, parabenizar, elogiar, reivindicar, etc...Deixar clara a intenção para o destinatário . Secundo, terceiro e quarto parágrafos : Corpo da carta – corresponde à argumentação da dissertação Quinto parágrafos : reafirmação da intenção e despedida. Assinatura: pseudônimo – iniciais : não se pode identificar na prova de redação no vestibular. No modelo que se segue, temos uma proposta da Unicamp e uma carta . (material de apoio) REDAÇÃO

Slide 5

REDAÇÃO Conceito: Tipos de Dissertação * Objetiva; * Subjetiva. Estrutura: * Introdução; * Desenvolvimento; * Conclusão.

Slide 6

REDAÇÃO ASPECTOS DE UMA REDAÇÃO: Coesão textual e Unidade: Conceito – Coesão textual são as articulações gramaticais existentes entre as palavras, orações, frases, parágrafos e partes maiores de um texto. Exemplo – 1 - Amo você . Não gosto de suas maneiras. Eu também tenho maneiras. (falta de conectivo) . 2 – Amo você, mas não gosto de suas maneiras, embora eu também as tenha (presença de conectivos). O conectivo mas faz restrições ao amar afirmado anteriormente O conectivo embora introduz uma idéia de oposição. O pronome as retoma a palavra manias. A coesão é responsável pela clareza e precisão das idéias de um texto. Unidade: Reside no fato de que o autor se fixou em uma ideia central ao longo de sua argumentação, isto é, em todos os parágrafos as idéias sobre o assunto se sucedem de forma lógica.

Slide 7

REDAÇÃO ASPECTOS DE UMA REDAÇÃO: Coerência x Incoerência: Conceito – A coerência textual é a relação lógica entre as idéias, pois essas devem se complementar, é o resultado da não-contradição entre as partes do texto. Exemplo – 1 – “Ontem fui ao cinema, mas a garrafa caiu no chão. Apesar disso lá o açougueiro tomou um taxi e empinou uma pipa”. (frase incoerente, sem sentido, pois não há relação de sentido entre as partes). 2 - “Ontem fui ao cinema, mas não gostei do filme. Apesar disso, lá tomei refrigerante e comi pipoca”. (frase coerente, pois as partes se conectam formando um todo com sentido). Logo, a coerência está na associação e correlação de idéias dentro de uma frase, de um período, de um parágrafo, de um texto, formando um todo com sentido coerente.

Slide 8

REDAÇÃO ASPECTOS DE UMA REDAÇÃO: Clareza e ambiguidade: Clareza: Conceito – É a transmissão mais compreensível do pensamento que se está expondo. Exemplo – 1 – A eutanásia inexiste no Brasil, mas as autoridades médicas, políticas e jurídicas trabalham para oficializá-la, porque existem casos de doentes terminais que exigem um posicionamento favorável à questão para que o sofrimento do enfermo seja aliviado. Ambiguidade: Conceito - É a possibilidade de mais de um sentido em uma oração.

Slide 9

REDAÇÃO ASPECTOS DE UMA REDAÇÃO: Exemplo - 1 - “Uma família paranaense, há cerca de dez anos, desafia a polícia do Sudeste brasileiro, acusada de cometer repetidos sequestros” (Reportagem do jornal “Estado de Minas” de 28 de março de 1999). (presença de ambiguidade). 2 – Há dez anos uma família paranaense desafia a polícia ao cometer repetidos sequestros. (ausência de ambiguidade). Redundância: Repetição de palavras Exemplo – 1 – A eutanásia é abreviar a vida de um doente incurável. A eutanásia em alguns países é prática oficial. A eutanásia gera polêmicas. A eutanásia não existe no Brasil. (oração redundante). 2 – A eutanásia é abreviar a vida de um doente incurável. Em alguns países ela é prática que gera polêmicas, senso que a mesma não existe de forma oficial no Brasil.

Slide 10

REDAÇÃO ASPECTOS DE UMA REDAÇÃO: DICAS PARA UMA DISSERTAÇÃO EFICAZ:

URL: