A TERRA POR DENTRO E POR FORA

+105

No comments posted yet

Comments

edercfnet (2 years ago)

Professora, minha namorada é professora também, ehehe, ela gostaria de usar seu slide em aula, gostaria de saber se ha possibilidade de disponibilidade ou não, garanto-lhe que é apenas pra ser usado numa aula.

bruncarla (2 years ago)

Excelente!!

Slide 1

Por Simone Peixoto Gomes Profª.do Projeto de Inclusão Digital A TERRA POR DENTRO E POR FORA

Slide 2

PLANETA TERRA VISTA POR MEIO DE UM SATÉLITE

Slide 3

Grande São Paulo Rio de Janeiro Belo Horizonte Salvador Oceano Atlântico Esta região azul mais clara é a plataforma continental brasileira.

Slide 4

Camadas da Terra

Slide 5

A Terra é constituída, basicamente, por  três camadas: - Crosta Terrestre: Camada superficial sólida que circunda a Terra. - Manto: camada logo abaixo da crosta. É formada por vários tipos de rochas que, devido às altas temperaturas, encontram-se no estado pastoso e recebem o nome de magma. - Núcleo: Compreende a parte central do planeta e acredita-se que seja formado por metais como ferro e níquel em altíssimas temperaturas.

Slide 6

CROSTA TERRESTRE A camada mais fina e superficial da Terra. A Crosta terrestre inclui tanto a crosta Continental como a oceânica. Sua espessura varia de 10 a 70 Km. Considerando a espessura total do planeta, a crosta é uma delicada “casca”.

Slide 7

Vulcão é toda greta ou abertura da crosta terrestre pela qual se projetam gases, material elástico e magma procedentes do interior da Terra. Ocorre tanto nas regiões continentais como nas submarinas, mas sabe-se que os magmas se originam das altas temperaturas e pressões, e que essas condições se encontram principalmente nas regiões de contacto das placas que formam a litosfera.

Slide 8

MANTO É a camada situada abaixo da crosta. Tem aproximadamente 2900Km de espessura. O manto é sólido. Quando por algum motivo, uma fenda é aberta da crosta até o manto (o que é sólido e quente) assume o estado líquido; neste caso passa a ser chamado magma.

Slide 9

NÚCLEO O Núcleo é a porção central da Terra, com cerca de 3400 Km de espessura. Ele compreende duas partes: Núcleo Externo – é líquido e formado, basicamente, de ferro e níquel derretidos; Núcleo Interno – é sólido e contém, principalmente, ferro e níquel, com temperatura acima de 4000º C.

Slide 10

CURIOSIDADES:

Slide 11

Terremoto ou sismo são tremores bruscos e passageiros que acontecem na superfície da Terra causados por choques subterrâneos de placas rochosas da crosta terrestre a 300m abaixo do solo. Outros motivos considerados são deslocamentos de gases (principalmente metano) e atividades vulcânicas. Existem dois tipos de sismos: Os de origem natural e os induzidos. TERREMOTOS: A destruição causada pelo terremoto no Chile

Slide 12

As conseqüências de um terremoto são: • Vibração do solo, • Abertura de falhas, • Deslizamento de terra, • Tsunamis, • Mudanças na rotação da Terra. As consequências do terremoto no Haiti Além de efeitos prejudiciais ao homem como ferimentos, morte, prejuízos financeiros e sociais, desabamento de construções etc. As regiões mais sujeitas a terremotos são regiões próximas às placas tectônicas como o oeste da América do Sul onde está localizada a placa de Nazca e a placa Sul-Americana; e nas regiões em que se forma novas placas como no oceano Pacífico onde se localiza o Cinturão de Fogo. Mulher sendo salva dos escombros causados pelo terremoto do Haiti.

Slide 13

TERREMOTOS NO BRASIL Os recentes terremotos no Chile e no Haiti (causando mais de 100 mil mortes) assustaram a população latino-americana. No Brasil, os terremotos não ocorrem com intensidade, no entanto, ao contrário do que muitos pensam, o país não está totalmente isento desse fenômeno. Consequências do terremoto em Itacarambi (MG)

Slide 14

Entre os principais terremotos registrados no Brasil podemos destacar: - No estado do Mato Grosso, em 1955, um terremoto de 6,6 graus na escala Richter foi registrado. - Em 1955, um terremoto de 6,3 graus atingiu o estado do Espírito Santo. - No Ceará foi registrado um terremoto de 5,2 graus na escala Richter, em 1980. - Em 1983, um sismo de 5,5 graus atingiu o estado do Amazonas. - Minas Gerais, em 2007, registrou um terremoto de 4,9 graus no município de Itacarambi. Nessa ocasião, uma criança morreu soterrada, sendo, até hoje, a única vítima fatal registrada no Brasil em decorrência de um sismo. - Em abril de 2008, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina foram atingidos por um terremoto de 5,2 graus na escala Richter.

Slide 15

Terremoto no Brasil 23/04/08 Quem diria que o Brasil pudesse sofrer terremotos tão fortes como um tremor de 5,2 graus na escala Richter em vários estados? Esse foi o potencial do tremor sofrido em São Paulo na noite desta terça-feira (22) . Os outros estados atingidos foram Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Moradores de prédio no Butantã (zona oeste de São Paulo) aguardam na rua a chegada dos bombeiros. Crédito: Folha Online

Slide 16

Segundo a Universidade de Brasília o epicentro (local onde o tremor ocorre com mais força e de onde se irradia) teve duração de cerca de cinco segundos. Houve ocorrências em várias regiões dos estados atingidos, mas não foram registrados danos a imóveis nem sequer feridos. Onde foi o epicentro do terremoto ocorrido no Brasil, segundo a imagem ao lado? A distância da costa aconteceu o epicentro? Tremor sofrido em São Paulo Os outros estados atingidos foram Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Slide 17

Escala Richter A escala Richter é um sistema criado por dois americanos, a cerca de 70 anos para medir os movimentos sísmicos (ondas sísmicas) na Califórnia. Charles Richter, juntamente com seu colega Bueno Gutemberg desenvolveu o sistema que mede a potência de um tremor em um determinado lugar. A escala Richter é pontuada de um a nove. Cada grau corresponde a ondas dez vezes mais “fortes”, a uma potência 30 vezes superior. Assim, por exemplo, um terremoto de grau nove na escala Richter é 900 vezes mais potente que um tremor de grau sete. Animação

Slide 19

Localize o Brasil: Como se chama a placa tectônica que corresponde a área em que se encontra o nosso país? Localize a África: Durante a Copa do mundo de 2010, muitas pessoas estarão na África para participarem ou assistirem os jogos. Qual é a placa tectônica correspondente a este continente?

Slide 20

VÍDEO- Placas Tectônicas http://www.brasilescola.com/geografia/terremotos.htm http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/2010/01/100113_terremotoguiaanimado.shtml http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/terremoto.htm Exercício – Camadas da Terra Fontes:

URL:
More by this User
Most Viewed