citoplasma

+25

No comments posted yet

Comments

Slide 1

Biologia 1º ano Ensino Médio Professora: Ayesa Aseff Citoplasma

Slide 2

“O CITOPLASMA” Célula bacteriana: procariótica Modelos celulares

Slide 3

Célula animal: eucariótica “O CITOPLASMA”

Slide 4

Célula vegetal: eucariótica “O CITOPLASMA”

Slide 5

Citoplasma Hialoplasma Organelas “O CITOPLASMA”

Slide 6

Organelas não-membranosas ricas em RNA presentes em qualquer célula “O CITOPLASMA”

Slide 7

Liso (agranular) Rugoso (granular) “O CITOPLASMA”

Slide 8

“O CITOPLASMA”

Slide 9

“O CITOPLASMA”

Slide 10

“O CITOPLASMA”

Slide 11

“O CITOPLASMA” Lisossomos – bolsas membranosas que contém enzimas digestivas capazes de digerir substâncias orgânicas. vesículas Lisossomo 1º Não tem atividade de digestão fagossomo pinossomo Lisossomo 2º ou vacúolo digestivo Inicia o processo de digestão Clasmocitose ou Defecação celular – processo pelo qual ocorre a eliminação de resíduos de materiais não digeridos. Função: Digestão Intracelular Autofagia: Digestão de materiais ou partes da própria célula. Heterofagia: Digestão de substâncias provenientes de fora da célula, capturadas por fagocitose ou pinocitose.

Slide 12

“O CITOPLASMA”

Slide 13

“O CITOPLASMA” É nelas que ocorre a respiração celular (principal processo de obtenção de energia) Constituída de 2 membranas lipoprotéicas: M. Externa – é lisa e semelhante às demais membranas. M. Interna – tem dobras e pregas chamadas CRISTAS MITOCONDRIAIS. Espaço interno composto por uma MATRIZ MITOCONDRIAL – que contem DNA, RNA diversas enzimas e ribossomos.

Slide 14

As mitocôndrias se auto duplicam... ... TEORIA ENDOSSIMBIÓTICA ou ENDOSSIMBIOGÊNESE Sugere que as mitocôndrias sejam descendentes de antigos seres procarióticos, que um dia se instalaram no citoplasma de células eucarióticas primitivas. “O CITOPLASMA”

Slide 15

“O CITOPLASMA” Bolsas membranosas originadas do Retículo endomplasmático liso. Contém ENZIMAS Oxidases e as Catalases H2O2 quebra H2O + O Funções: Oxidação de ácido graxos e matéria prima para respiração celular.

Slide 16

“O CITOPLASMA” Em vegetais, as células das folhas e das sementes possuem peroxissomos especiais, conhecidos como glioxissomos. Nas folhas participam do processo de fotossíntese, relacionadas à fixação de gás carbônico. Nas sementes transformam ácidos graxos em substâncias de menor tamanho para poderem ser utilizadas pelo embrião em germinação.

Slide 17

“O CITOPLASMA” A forma e o tamanho dos cloroplastos variam conforme o tipo de organismo e da célula em que se encontram. Tem capacidade de auto- duplicação. Constituição: 2 membranas lipoprotéicas. Complexo membranoso interno formado por pequenas bolsas achatadas, empilhadas e interligadas – TILACÓIDES. Espaço entre tilacóides é preenchido por um fluido – estroma (enzimas, DNA e RNA, ribossomos.)

Slide 18

Centríolos: organelas não-membranosas “O CITOPLASMA” Pequeno cilindro oco constituído por 9 conjuntos de 3 microtúbulos, mantidos juntos por proteínas adesivas. Se localizam no centrossomo (centro celular). Tem capacidade de autoduplicação. Quando a célula inicia a divisão, o centrossomo divide-se, em 2 cada um com 1 par de centríolo. Funções: Auxiliam no processo de divisão celular e formam cílios e flagelos.

Slide 19

“O CITOPLASMA” Cílios – são curtos e ocorrem em grande número na célula. Movimentos semelhantes aos de um chicote. Flagelos – estruturas filamentosas móveis. São longos e pouco numerosos. Movimentos como ondulações. Função: locomoção.

Slide 20

“O CITOPLASMA” Complexa estrutura constituída por finíssimos tubos e filamentos protéicos. Funções: Define a forma da célula organizando sua estrutura interna. Permite a adesão entre as células ou com a superfície extracelular.

URL:
More by this User
Most Viewed