1º eixo temático - Minha história

+1

No comments posted yet

Comments

Slide 1

“Organizar o conhecimento para re-ver nossas ações.” 1º eixo temático: Minha história

Slide 2

Subtemas Convivência- relacionamentos, convívio familiar, namoro. Eu cidadão- Documentos pessoais, direitos e deveres. Valores éticos- convívio em sociedade, respeito, união, etc.

Slide 3

Objetivos Possibilitar o aprofundamento dos saberes disciplinares e seus procedimentos científicos, para transposição didática. Propiciar discussão teórico prática de natureza interdisciplinar, promovendo articulação dos temas entre Matriz curricular e o planejamento temático.

Slide 4

Objetivos Subsidiar o professor a desenvolver condições favoráveis à conquista de uma ação educativa que tenha como paradigma a democratização do conhecimento e a reformulação de sua práxis pela construção coletiva de novos conhecimentos. Rever a dimensão dos conteúdos na aprendizagem escolar, tornando-os significativos; inteiração: contexto X conteúdo programático.

Slide 5

Minha História Objetivo: Conhecer a si próprio como indivíduo que possui e faz história no convívio com o outro

Slide 6

Sugestões: Projeto Filmes: Acorda Raimundo...acorda! http://www.youtube.com/watch?v=r6zFfnQ8M0M   http://www.youtube.com/watch?v=1AbE4c5egIM&feature=related  Sinopse: Inversão de papeis;uma história de uma família operária, seus conflitos familiares, machismo, vividos num mundo onde tudo acontece ao contrário.

Slide 7

Algumas possibilidades: Promover o debate: refletir sobre o machismo, a questão de gênero, valor social do ser humano. Comparação de modelos familiares Igualdade homem x mulher Questionar sobre a criação dos filhos:meninos x meninas ( bonecas X carrinhos) Lei Maria da Penha Direitos humanos Inicie um risco na lousa, e peça que cada aluno vá completar o rabisco. Conscientização da importância da boa convivência: superamos, construimos, respeitamos os limites e fortalecemos com a ajuda do outro.

Slide 8

Eu cidadão Campanha “ tenho nome e sobrenome, sou da família Brasil” http://www.youtube.com/watch?v=fRi0W0A4voE È a certidão de Nascimento que abre as portas à cidadania, dá acesso aos programas sociais do governo, dentre outros benefícios. Com o registro de nascimento é possível tirar RG, CPF e Carteira de Trabalho.

Slide 9

Valores éticos Valorização do Ser humano: Velhos, crianças, mulheres etc Respeito, amor, afeto, limites...

Slide 10

O tempo de cada um. Retrato Eu não tinha este rosto de hoje, Assim calmo, assim triste, assim magro. Nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo. Eu não tinha estas mãos sem força, Tão paradas e frias e mortas; Eu não tinha este coração Que nem se mostra. Eu não dei por esta mudança, tão simples, tão certa, tão fácil: -Em que espelho ficou perdida a minha face? Cecília Meireles.

Slide 11

Amor e seu tempo Amor é privilégio de maduros estendidos na mais estreita cama, que se torna a mais larga e mais relvosa, Roçando, em cada poro, o céu do corpo.[...] Amor é o que se aprende no limite, depois de se arquivar toda a ciência herdada, ouvida. Amor começa tarde. Carlos Drummond de Andrade.

Slide 12

Sugestões de atividades: Roda de conversa:debater e comparar os 2 textos O “eu” do poema parece se observar no espelho e se defrontar.Que tal levar espelho para a sala de aula e cada um se observar e se defrontar com o antes. Construir seu autoretrato interior.

Slide 13

AUTORETRATO INTERIOR Siga as dicas: Na cabeça você irá colocar 3 idéias que ninguém irá modificar ( sonhos, esperanças, desejos) Na mão direita, escreva um sentimento que você está disposto a oferecer. Na mão esquerda, escreva algo que você tem necessidade de receber Em cada pé uma meta que você deseja alcançar. No coração 3 paixões que não vão se extinguir.(pode ser um sonho, uma idéia, um desejo)

URL: