OS GÉNEROS JORNALÍSTICOS

+132

No comments posted yet

Comments

margarida38 (3 years ago)

Adorei esta apresentação. Por que razão não tem a opção download?

Slide 1

OS GÉNEROS JORNALÍSTICOS A notícia, a reportagem e a entrevista são três géneros jornalísticos, de finalidade informativa, que se complementam. Normalmente, os acontecimentos chegam até nós através da notícia que, depois, pode ser desenvolvida através da reportagem e ou entrevista.

Slide 2

A Notícia É escrita, geralmente, a partir das informações enviadas para as redacções de jornais, rádios e televisões pelas agencias noticiosas ou outras fontes. É uma narrativa curta de um acontecimento actual de interesse geral.

Slide 3

Obedece à seguinte estrutura: título ( pode ter antetítulo e subtítulo; lead ( corresponde ao primeiro parágrafo, pode surgir destacado e dá, normalmente, resposta às questões Quem fez o quê? Onde? Quando?) Corpo da notícia ( desenvolvimento da notícia, que pode ser mais ou menos aprofundado; dá, normalmente, resposta às questões Como? Porquê?)

Slide 4

O interesse de uma notícia tem em conta vários factores, que importa conhecer: actualidade – o interesse da notícia é a novidade. Proximidade – quanto mais próxima de nós, mais interesse desperta. Curiosidade – é sempre notícia aquilo que desconhecemos.

Slide 5

Reportagem Escrita a partir de informações e depoimentos recolhidos no local dos acontecimentos. Distingue-se da notícia, pois o jornalista é, agora, testemunha que vê, ouve, cheira e sente. Por isso, podemos dizer que a reportagem tem som, cheiro, cor e emoção. A estrutura é semelhante à da notícia, no que diz respeito ao título, e á elaboração do lead.

Slide 6

Entrevista Registo escrito de um diálogo entre o jornalista e um entrevistado. A entrevista pode ter vários fins: conhecer o entrevistado ou o que ele pensa sobre um determinado assunto. A estrutura contempla uma introdução, elaborada pelo jornalista; e o corpo da entrevista, com as perguntas e respostas. As perguntas devem ser preparadas previamente, mas as respostas do entrevistado podem obrigar o jornalista a seguir um caminho diferente do planeado.

Slide 7

Podemos concluir que a escrita jornalística: Parte do particular ( a novidade) para o geral. Começa pela conclusão, presente no título. A conclusão é sintetizada no lead ( primeiro parágrafo. O leitor sabe o mais importante no início ( num caso de polícia, por exemplo, o nome do criminoso é dado no início). A linguagem deve utilizar um registo corrente, que possa ser entendido por uma maioria.

URL: