Hidrografia do Brasil

+64

No comments posted yet

Comments

Slide 1

Revisão de Geografia 4º ano Unidade 5- A hidrografia do Brasil

Slide 2

Os rios do Brasil Grande parte dos rios do Brasil nunca seca. Eles são chamados de permanentes ou perenes. Nas áreas mais áridas do Brasil, alguns rios secam durante um período do ano, na seca. Estes são os rios temporários. O rio secou! Ele é temporário!

Slide 3

O relevo influencia o aproveitamento dos rios Os rios de planalto correm em terrenos irregulares e apresentam desníveis que formam quedas-d’água, cachoeiras. Rios de planalto podem ser aproveitados para a construção de usinas hidrelétricas. Hidrelétrica de Itaipú

Slide 4

O relevo influencia o aproveitamento dos rios Os rios de planície correm em terrenos menos irregulares. Eles não apresentam cachoeiras e , por isso, são navegáveis. São utilizados como vias de transporte, para a pesca, e lazer!

Slide 5

A água do rio é um recurso natural fundamental para os seres vivos! Precisamos cuidar dos rios para preservar a água doce que garante o nosso abastecimento e , também, o das futuras gerações.

Slide 6

2- Bacias Hidrográficas do Brasil O que é uma bacia hidrográfica? Bacia hidrográfica é o conjunto de terras banhadas por um rio principal e seus afluentes. Principais bacias hidrográficas do Brasil Bacia Amazônica Bacia do Rio São Francisco Bacia do Rio Tocantins Bacia do Rio Paraná

Slide 7

Bacia Amazônica Seu principal rio é o Amazonas. Nascente: no Peru Foz: Oceano Atlântico O rio Amazonas entra no Brasil com o nome de Solimões, mas quando encontra as águas do Rio Negro, passa a ser chamado de Amazonas. Exemplos de afluentes da margem esquerda: Negro Paru Jarí Exemplos de afluentes da margem direita: Madeira Tapajós Xingu

Slide 8

O principal rio é o São Francisco. Ele também é conhecido como “Velho Chico”. Tem um longo trecho navegável em áreas de planície. Tem um grande potencial hidrelétrico nas áreas de planalto. Três usinas hidrelétricas: Paulo Afonso Três Marias Sobradinho

Slide 9

Rio principal :Tocantins Afluente principal:Araguaia Os rios dessa bacia: - abastecem a população local - irrigam as áreas agrícolas - são usados para o transporte de grãos produzidos na região Na bacia do Rio Tocantins encontra-se a hidrelétrica de Tucuruí.

Slide 10

Navegação Geração de energia

Slide 11

O seu rio principal é o Paraná. É um rio muito importante para a produção de energia. Afluentes importantes: Tiête Paranapanema A usina hidrelétrica de Itaipú é uma das maiores do mundo.

Slide 12

Hidrovia Tietê-Paraná Muitos produtos são transportados por embarcações na bacia do Rio Paraná Passeio de bote nas cataratas de Iguaçu. Emocionante!!!

Slide 13

Rios permanentes ou perenes não secam nunca. Rios temporários secam na época da seca, quando não chove. Rios de planalto têm terreno irregular e cachoeiras. São importantes para a produção de energia hidrelétrica. Rios de planície são importantes como VIAS DE TRANSPORTE, pois não apresentam cachoeiras no seu curso.

Slide 14

Vamos recordar! Quais são as bacias hidrográficas do Brasil? Bacia Amazônica É muito importante na produção de energia elétrica. É muito utilizada como via de transporte pelas populações ribeirinhas.

Slide 15

É importante preservar os nossos rios! Utilização dos Rios Lazer Navegação P e s c a Produção de energia Nos divertimos no Rio Paracatu!

Summary: O Brasil e suas bacias hidrográficas.

Tags: bacia hidrografica

URL: