Compaixão Social & Participação Cidadã

+8

No comments posted yet

Comments

Slide 1

Conspirar: Respirar juntos. (outros ares e esperanças, uma outra vida, uma nova promessa)

Slide 3

Compaixão Social & Consciência Cidadã

Slide 4

Qual o País que queremos, e qual o País que temos? Qual a sociedade que queremos, e qual a sociedade que temos?

Slide 5

Quando Betinho afirma que “só a participação cidadã é capaz de mudar o país”, o que ele quer dizer com “participação cidadã”?

Slide 6

“Participação cidadã” e “Compaixão social”, – com que frequência temos vivenciado tais conceitos no nosso dia-a-dia?

Slide 7

Diante da precariedade dos serviços públicos de saúde, aderimos cada vez mais aos planos particulares de saúde.

Slide 8

Porém, menos de 30% da população brasileira tem condições de pagar por um plano particular de saúde. Como é que ficam aqueles que dependem dos serviços públicos?

Slide 9

Como é que ficam aqueles que dependem dos serviços públicos? Legenda: Criança de apenas 17 dias de vida sofre de pneumonia e a mãe não consegue atendimento médico nos centros de saúde. A quem apelar?

Slide 12

Legenda: Em 2009, no estado da Bahia, 426 pessoas morreram à espera de leito em hospitais públicos. (quantos ainda haverão de morrer em filas, à espera de atendimento?)

Slide 13

Quanto vale uma vida?

Slide 14

Quanto vale uma vida? Diante do lamentável ensino público no País, matriculamos os nossos filhos em escolas particulares, capazes de proporcionar condições para um futuro profissional promissor.

Slide 15

Mas, e as crianças cujos pais não apresentam condições de arcar com os elevados custos do ensino particular, que futuro a educação que recebem lhes proporcionará?

Slide 16

Mas, e as crianças cujos pais não apresentam condições de arcar com os elevados custos do ensino particular, que futuro a educação que recebem lhes proporcionará? Legenda: Uma velha e preocupante realidade: a discrepância entre o ensino público e o particular.

Slide 17

Alunos obrigados a dividir a mesma cadeira, em vista da precariedade das salas de aula.

Slide 18

Legenda: Aluno do nível fundamental do ensino particular supera jovem em ensino médio público. O abismo social entre ricos e pobres que vai se agravando continuamente.

Slide 19

Duas turmas diferentes dividem a mesma sala de aula, uma vez que não há salas suficientes, – uma prática infelizmente comum em muitas escolas públicas.

Slide 20

Também ocorre de um mesmo professor ter que dar aula simultaneamente a duas ou até mesmo três turmas diferentes. Será possível se concentrar assim?

Slide 22

Legenda: Abandono – Estudantes bebem água direto da torneira, sujeitos a contrair doenças. Calor e sujeira também maltratam alunos.

Slide 23

Legenda: Evasão – Mais de 25 mil alunos do ensino fundamental abandonaram a sala de aula em 2009. (dado referente ao estado da Paraíba apenas)

Slide 24

Qual a motivação que as precárias condições do ensino público apresentam para que os alunos continuem a seguir estudando?

Slide 25

Que futuro os milhares de crianças que abandonam os estudos a cada ano podem vislumbrar?

Slide 26

Legenda: Atraso – Alunos ocupam salas escuras e quentes. A combinação dessa precariedade com a inexistência de recursos pedagógicos é medíocre.

Slide 27

Adolescentes com os mesmos sonhos e anseios que os nossos filhos e netos, mas que encontrarão imensas dificuldades para prosseguir os estudos, por não terem nascido em famílias materialmente abastadas.

Slide 28

Crianças e adolescentes vitimados pela cegueira social que acomete a nossa sociedade.

Slide 29

“Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara.” José Saramago

Slide 30

Legenda: A baixa remuneração e a falta de estrutura estão colocando em risco a profissão de professor.

Slide 31

O heroísmo dos professores que, mesmo sem valorização ou reconhecimento por parte do poder público ou da sociedade, levam avante o sagrado ofício de Educar.

Slide 32

Nenhum país desenvolvido conseguiu deixar para trás a miséria e a pobreza sem a valorização do professor e da Educação.

Slide 33

Em tempos de eleição, vale a pena refletir sobre o significado dos termos “compaixão social” e “participação cidadã”.

Slide 35

E o resultado desta nossa apatia e ignorância política, deste nosso descaso social, todos conhecemos muito bem.

Slide 36

E o resultado desta nossa apatia e ignorância política, deste nosso descaso social, todos conhecemos muito bem. Se continuarmos com a atual mentalidade do “cada um por si”, onde iremos parar?

Slide 37

Mesmo que nós não tenhamos que amargar horas e horas de espera em hospitais e postos de saúde públicos; Mesmo que os nossos filhos e netos não sejam vitimados pelas precárias e lamentáveis condições das escolas públicas; É necessário não nos calarmos diante de injustiças, caso queiramos vislumbrar um futuro melhor para o nosso País e a nossa sociedade.

Slide 38

Democracia é mais do que votar uma vez a cada quatro anos. O voto é só uma das ações regulares de um processo longo, contínuo, de participação cidadã no aprimoramento do País.

Slide 40

Legenda: A cada eleição, os candidatos prometem apoiar a escola pública em turno integral. Porém, os avanços são mínimos: só 26 das 2.573 escolas estaduais oferecem o segundo turno.

Slide 41

Participação cidadã é lutar pelos direitos de cada criança à dignidade, como se fôssemos membros de uma mesma família.

Slide 42

Participação cidadã é lembrar que ninguém escolhe a família ou a classe social onde nasce.

Slide 43

E se nós encontramos condições sociais que nos asseguram certo conforto, é porque fomos contemplados pela loteria biológica por ocasião do nosso nascimento.

Slide 44

Participação cidadã é recordar constantemente a nossa dívida social para com o pobre, o necessitado, o esquecido.

Slide 45

Participação cidadã é lembrar que, além da nossa família biológica, fazemos parte de uma família maior – a família humana.

Slide 46

Participação cidadã é a partilha amorosa dos bens e dons – materiais e espirituais – com os quais fomos agraciados pelo destino.

Slide 47

Participação cidadã é olhar com os olhos da alma, ouvir com o ouvido do coração.

Slide 48

Preencher a mente e o coração de espiritualidade, altruísmo, sabedoria e fome de justiça.

Slide 49

Proteger a Infância, e promover a Educação, a Dignidade e a Cultura. Trilhar o caminho da felicidade verdadeira.

Slide 50

Proteger a Infância, e promover a Educação, a Dignidade e a Cultura. Trilhar o caminho da felicidade verdadeira.

Slide 52

Tema musical: “Adoro”, Enrique Chia Formatação: um_peregrino@hotmail.com

Summary: Segundo Betinho, só a participação cidadã é capaz de mudar o mundo. Em tempos de eleição, vale refletir sobre o significado dos termos “compaixão social” e “participação cidadã”.

Tags: compaixão social participação cidadã eleições educação escola abimo crianças esperança promessas precariedade dos serviços públicos de saude

URL:
More by this User
Most Viewed