FUNCIONAMENTO DO CORPO ATLETAS 8º ANO

+5

No comments posted yet

Comments

Slide 1

FUNCIONAMENTO DO CORPO DOS ATLETAS DURANTE AS PARTIDAS DE FUTEBOL

Slide 2

CÃIBRAS Cãibras são contrações musculares súbitas, involuntárias, dolorosas e momentâneas. Sabe-se que estas contrações são de origem nervosa ou neuromuscular. Esse bloqueio muscular aparece geralmente nos músculos biarticulares: Ísquios, bicípetes, tricípetes (longa porção) e barriga da perna.

Slide 3

O principal fator associado à cãibra é o excesso de atividade muscular, ocasionando o acúmulo excessivo de ácido láctico no músculo. Além deste, outros fatores contribuem para a incidência das contrações, como a perda excessiva de água e sais minerais, principalmente o potássio; e a deficiência de fluxo sanguíneo, ocasionada por mudanças bruscas de temperatura ou problemas vasculares.

Slide 4

Para amenizar os efeitos da dor, é recomendável aplicar toalhas quentes, massagens suaves e relaxantes musculares. Para evitar as cãibras é aconselhável comer alimentos ricos em potássio, como banana ou água de coco. Além disso, o alongamento dos músculos é essencial antes e depois de qualquer atividade física.

Slide 5

FADIGA MUSCULAR A Fadiga Muscular é causada certamente devida a alterações em vários mecanismos, que podem não estar relacionados a problemas primariamente musculares. As fibras nervosas motoras, por exemplo, que vão provocar a contração dependem de estímulos oriundos do cérebro.

Slide 6

A adrenalina é um hormônio liberado pelas glândulas que ficam sobre os rins (glândulas suprarrenais). A presença no organismo se dá através de um sinal liberado em resposta ao grande estresse físico ou mental, situações de forte emoção como, por exemplo: descida em montanha russa, salto de paraquedas, esportes radicais em geral. ADRENALINA

Slide 7

Glândulas supra-renais, responsáveis pela liberação da adrenalina

Slide 8

Trabalho realizado pelo 8º ano Com auxilio: Professora de Ciências – Aline Prado Laboratorista – Kátia Leão Escola Municipal Domingas Camim Fonte: www.brasilescola.com www.saudeeetc.blogspot.com

URL:
More by this User
Most Viewed