Filosofia

+61

No comments posted yet

Comments

Slide 1

1

Slide 2

2

Slide 3

3

Slide 4

4

Slide 5

5

Slide 6

6

Slide 7

7

Slide 8

8

Slide 9

9

Slide 10

10

Slide 11

11

Slide 12

12

Slide 13

13

Slide 14

14

Slide 15

15

Slide 16

16

Slide 17

17

Slide 18

18

Slide 19

19

Slide 20

20

Slide 1

O CONHECIMENTO FILOSÓFICO

Slide 2

APRESENTAÇÃO Filosofia (Paulo) A tarefa da filosofia (Marli) O nascimento da filosofia (Arlete) O pensamento filosófico (Alessandra) Ceticismo e Dogmatismo (Edilene) Filósofos (Mariana) Filosofia moderna (Viviane) Conclusão (Paulo)

Slide 3

FILOSOFIA Surgiu na Grécia, séc. VI a.C. Philo (amizade) Sophia (sabedoria) Modo de pensar, refletir Pitágoras “amante do saber” Heráclico “a busca da compreensão da realidade” Apóstolo Paulo (Atenas) Areópago, Ágora Epicureus e Estóicos

Slide 4

PARTES QUE COMPÕEM O CONHECIMENTO FILOSÓFICO A Tarefa da Filosofia O Nascimento da Filosofia O Pensamento Filosófico O Ceticismo e o Dogmatismo em Filosofia Filósofos Filosofia Moderna

Slide 5

A TAREFA DA FILOSOFIA É um modo de pensar, é uma postura diante do mundo. Não tem conhecimentos prontos, um sistema acabado, ela usa um modo de se colocar diante da realidade, procurando refletir os acontecimentos de hoje. Faz perguntas importunas, faz intervir outros mundos, outros modos de compreender a vida. Questiona o modo de ser das pessoas, é perigosa, pois vira a ordem estabelecida de cabeça para baixo.

Slide 6

O NASCIMENTO DA FILOSOFIA Passagem da consciência mítica e religiosa para a consciência racional e filosófica. Rompem-se a concepção mítica embora continue muito semelhante a estrutura do entendimento do mundo. Alguns filósofos explicam que, a partir de um estado inicial de indefinição,ocorre a separação dos contrários: Quente e Frio,seco e úmido,que vai gerar os elementos naturais, como o céu de fogo (sol),o ar frio,a terra seca e o mar úmido.

Slide 7

PENSAMENTO FILOSÓFICOS Considera a realidade a partir de uma visão de conjunto onde significa mais profundo dos acontecimentos, onde emite juízo de valor. Característica do pensamento filosóficos: é refletir sobre a realidade, qualquer que seja, descobrindo seus significados, considerar cuidadosamente o que já foi pensado.

Slide 8

SEGUNDO DEMERVAL Para chegar a essa revelação a reflexão filosófica deve ser : 1º Radical – ir até a raiz dos acontecimentos, isto é aos seus fundamentos. 2º Rigorosa – seguir um método adequado ao objetivo em estudo. 3º De Conjunto – não considerar os problemas isoladamente dentro de um conjunto de fatos.

Slide 9

CETICISMO Desconfia de tudo , não acredita nas possibilidades que estão a sua frente. As vezes fazem investigações mais criteriosas como as que encontramos na ciência moderna, revelam erros do passado, na própria ciência e na vida comum.

Slide 10

DOGMATISMO Vem da palavra dogma significa “opinião”. Na filosofia é uma doutrina ou atitude que afirma que o homem é capaz de chegar a verdade exclusivamente por meio da razão, onde não admite discussões. No senso comum é a pessoa que acredita na posse da verdade não admitindo questionamento de suas certezas.

Slide 11

CONHECIMENTO NA ANTIGUIDADE

Slide 12

SÓCRATES Define o universal e o uso do raciocínio indutivo O homem não pode ser definido em termos objetivos, somente em termos da sua consciência Ironia: faz pergunta e obriga os outros a se justificarem Maiêutica: construção de conceitos baseado na razão “A palavra é o fio de ouro do pensamento.” “Todo o meu saber consiste em saber o que nada sei.”

Slide 13

PLATÃO Distingue o mundo sensível do mundo inteligível Princípios da Identidade e Permanência Afirma que o mundo dos sentidos é regido pela opinião e o mundo das idéias pela ciência “Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo.” “Só os mortos conhecem o fim da guerra.”

Slide 14

ARISTÓTELES Conhecimento sensível se forma na família O saber fazer é o conhecimento a ser usado “A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las.” “A coragem é a primeira qualidade humana, pois garante todas as outras.” Eles estabeleceram a diferença entre a ciência e a essência, do pensar e do saber.

Slide 15

O Renascimento – traz modificações Separação entre a fé e a razão – início dos estudos das ciências sociais O antropocentrismo – razão humana como fundamento do saber O Saber Ativo – leva a transformações e desenvolvimento de técnicas Racionalismo - Descartes estabelece a dúvida como método de pensamento rigoroso – Duvidar mantém a capacidade de pensar. Se duvido penso, se penso existo. “PENSO, LOGO EXISTO.” TEORIA DO CONHECIMENTO NA IDADE MODERNA

Slide 16

O Iluminismo Razão e Crítica – coloca a razão sempre a serviço da critica do presente, de suas estruturas e realizações históricas O Novo Iluminismo A razão é a crítica precisa Crítica os limites internos e externos da razão Estabelece princípios éticos Vincula a construção de raízes sociais contemporânea, a realidade Isso é o processo comunicativo, onde os sujeitos propõem e criticam, desenvolvem a capacidades humanas de saber.

Slide 17

CONCLUSÃO

Slide 18

O conhecimento filosófico é um modo de pensar e também a passagem da consciência mítica e religiosa para a consciência racional (razão), o que nos faz refletir sobre a realidade descobrindo seus significados. O conhecimento filosófico é aquele que vai até a raiz dos acontecimentos e segue um método adequado de estudo, utiliza-se muito do sentido da dúvida para apresentar seus argumentos.

Slide 19

BIBLIOGRAFIA ARANHA Maria Lúcia A.; MARTINS Maria Helena P., Temas de Filosofia, 2ª edição, ano 2004, Editora Moderna. OLIVEIRA,Raimundo Ferreira, Livro de Atos, 4º Edição, Ano 2000,EETAD. FILOSÓFOS ANTIGOS. Disponível em <http://www.geocities.com/mundo da filosofia/grandesfilo.htm> <http://filipebh.sites.uol.com/introducao.html> <http://www.suapesquisa.com/socrates/> <http://superpesquisa.com/platao/> <http://www.superpesquisa.com/platao/>

Slide 20

INTEGRANTES Alessandra Helena Zuliani da Silva Arlete Cristina Zuliani Edilene de Cassia Candido Mariana Felipette Zan Marli Pardini Paulo H. da Silva Viviane Fátima dos Santos

Summary: Trabalho de filosofia

Tags: filosofia

URL: