cuidados de higiene

+4

No comments posted yet

Comments

Slide 1

Cuidados de higiene pessoal Ciências Naturais 9ºAno Tânia Santana

Slide 2

Banho diário O Banho diário deve ser um hábito de todas as pessoas. O uso duche é a forma mais higiénica e ecológica de tomar banho, pois gasta menos água e elimina com mais eficiência a sujidade. Não se deve exagerar na quantidade de gel e na força com que se esfregam. Usar um puff é mais higiénico do que usar uma esponja. Usar desodorizante adequado. Durante a hemorragia menstrual efectuar mais lavagens.

Slide 3

Limpeza das mãos As mãos devem estar sempre limpas: Antes de comer Depois ir à casa de banho Quando estão transpiradas ou visivelmente sujas As unhas devem estar sempre limpas e cortadas. Lavar com sabão ou sabonete durante 20 segundos.

Slide 4

Limpeza do cabelo Bem lavados com champô adequado ao tipo de cabelo e idade da pessoa. Nos cabelos acumulam-se gordura, poeiras, restos de gel e outras contaminações, que devem ser retiradas. Pentear estimula a circulação do couro cabeludo, provoca arejamento e retira sujidade seca.

Slide 5

Higiene dentária Lavar bem, não esquecendo nenhuma zona, depois das refeições e antes de deitar. Usar pasta com fluor adaptada à idade e mudar de escova de 3 em 3 meses. Usar fio dental para auxiliar a lavagem.

Slide 6

Dentista de 6 em 6 meses Evita cáries e corrige-se precocemente desvios de dentes e problemas de crescimento dos maxilares. Comer alimentos que tornem os dentes saudáveis: maçã, pêra, pêssego e outros frutos crus, bem como os legumes, o leite e os ovos, são alimentos que dão saúde aos dentes e gengivas. Não abusar de doces. Não usar os dentes para quebrar alimentos duros ou objectos. Evitar alimentos quentes, seguidos de outros frios.

Slide 7

Cuidados a ter com olhos Não cansar os olhos, lendo ou trabalhando com muita ou pouca luz. Colocar-se na posição e distância correcta, quando se lê ou vê televisão. Usar óculos de protecção em situações de perigo: no laboratório, com luz intensa, poeiras no ar, etc. Não esfregar nem comprimir os olhos. Consultar o oftalmologista logo que detectar alguma alteração de visão.

Slide 8

Vestuário O vestuário deve estar sempre limpo, ser cómodo e flexível, evitando que seja apertado, pois a circulação do sangue torna-se difícil. Deve ser adaptado à estação do ano, evitando transpiração excessiva. Roupa interior deve ser de algodão, para a pele respirar. Calçado deve ser lavado (quando possível), ser arejado e não se deve andar todos os dias com o mesmo. Deve-se evitar calçado sintético, evitando a transpiração.

Slide 9

Postura correcta Algumas deformações da coluna são provocadas por posturas repetidas e incorrectas. Manter as costas direita quando estamos sentados (não cruzar a perna). Dobrar os joelhos e não as costas. Manter as costas direitas no transporte de objectos e não exagerar no peso transportado. Não deve ultrapassar os 10% do peso da pessoa.

Slide 10

Anomalias posturais da coluna vertebral Podem corrigir-se com a pratica de Pilates ou Natação, para fazer correcção da postura e fortalecer a musculatura. Em casos muito graves, com cirurgia.

Slide 11

Horas de sono O sono é a forma do nosso corpo descansar e assegura o repouso do cérebro. As horas de sono variam de pessoa para pessoa e conforme a idade: Recém-nascido = aproximadamente 16 horas de sono De 1 a 3 anos = 12 a 15 horas de sono De 3 a 7 anos = 10 a 11 horas de sono De 7 a 12 anos = 9 a 10 horas de sono Adolescentes = 8 a 9 horas de sono Adultos = 7 a 8 horas de sono Idosos = 5 a 7 horas de sono

Slide 12

Prática desportiva Praticar actividade física melhora o estado de saúde do aparelho respiratório, circulatório, imunitário, auto-estima (evita aumento de peso, dores nas articulações, etc) e melhora a resistência do organismo e aumenta a massa muscular. O exercício deve ser adaptado à idade, patologias e estado de saúde das pessoas e ser orientado por um técnico. Caminhar é um óptimo exercício. Brincadeiras activas também são exercício físico.

Slide 13

Higiene dos espaços Casa limpa e arejada; Higiene na cozinha – segurança alimentar, conservação dos alimentos, confecção adequada em higiene, uso de detergentes; Roupas pessoais e de casa limpas; Calçado usado e roupa suja, não ficarem no quarto fechado; Higiene na casa de banho – muitas bactérias e fungos, cuidados redobrados e respeito pelos outros que partilham o espaço. Iluminação, água canalizada, saneamento básico, electricidade, pouca poluição…

Slide 14

Higiene na rua Usar devidamente caixotes do lixo e ecopontos. Respeitar os jardins e outros espaços verdes, autocarros, espaços públicos, não sujando, nem danificando os materiais e equipamentos.

Slide 15

Higiene na escola A escola deve ter: Salas amplas, limpas, arejadas e bem iluminadas; Ter recreio com condições, cantina e bar que cumprem as normas de higiene e casas de banho devidamente equipadas; Todos devem: Manter os espaços e equipamentos limpos e não devem danifica-los; Cumprir as regras de conduta e de funcionamento dos vários espaços; Fazer valer os seus direitos e cumprir os seus deveres Tânia Santana

URL:
More by this User
Most Viewed