Características do TECLADO

+33

No comments posted yet

Comments

Slide 1

C a r a c t e r í s t i c a s d o T E C L A D O J. G. Silva Iniciação à Informática Nov/2008 Voluntariado: USAVIS Resid. D. Leonor

Slide 2

Os arranjos mais comuns em países Ocidentais estão baseado no plano QWERTY ou AZERTY francês. O número de teclas geralmente varia de 101 a 104 teclas; podemos encontrar teclados possuindo até 130 teclas, com muitas delas programáveis. Também há variantes compactas que têm menos que 90 teclas. T E C L A D O

Slide 3

Teclado de 101 teclas Porque temos duas mãos, devemos habituar-nos a dividir o teclado em duas metades (área assinalada). Use a mão esquerda ou direita – dentro da zona que lhe pertence – evitando cruzar os dedos ou as mãos no teclado.

Slide 4

As teclas assinaladas – F , J e 5 – têm pequenas saliências que funcionam como referências para os invisuais se orientarem no teclado. Repare que a tecla F está no lado esquerdo do teclado, e a tecla J está no lado direito. No teclado numérico, a tecla 5 ocupa a posição central.

Slide 5

As teclas F1 … F12, na parte superior do teclado, designam-se por Teclas de Função. Usam-se para facilitar a introdução de comandos programados e activados em cada programa - por exemplo, na aplicações Windows, F1 está programada para mostrar a Ajuda (Help em Inglês).

Slide 6

A tecla ESCAPE, serve para “Cancelar“ um programa, uma acção ou uma janela de pop-up: aqui tem a mesma funcionalidade do botão Cancelar.

Slide 7

A tecla TAB / TABULADOR faz avançar o cursor um certo número de espaços para a direita. No Word tem diferentes utilizações, por exemplo para fazer o início dos parágrafos sempre alinhados.

Slide 8

A tecla CAPS LOCK / CAIXA ALTA (CAPITALS) permite escrever as letras maiúsculas. Quando fica activa, acende-se a luz indicadora no canto superior direito do teclado.

Slide 9

As teclas SHIFT / MUDAR permitem passar das letras minúsculas para maiúsculas e vice-versa. Também permitem usar os símbolos existentes na parte superior das teclas.

Slide 10

As teclas CTRL / CONTROLE usam-se em conjunto com outras teclas (CTRL + P para abrir a janela de Impressão). Quando usadas, devem manter-se premidas até se pressionar a(s) tecla(s) complementar(es) [para garantir uma boa utilização, deve ser a primeira tecla a ser pressionada e a última a ser levantada]. NOTA : a escrita da tecla CTRL é usualmente substituída por ^: Ex: CTRL + P = ^ + P.

Slide 11

A tecla ALT / ALERNATIVA usa-se sempre em conjunto com outras teclas para executar determinadas funções do programa em uso (ALT + F4 permite fechar o programa). A tecla ALT Graphics / 3º Símbolo permite aceder a alguns símbolos gráficos localizados no canto inferior direito de algumas teclas, a que corresponde o 3º símbolo dessas teclas (@ na tecla 2, ou € na tecla E).

Slide 12

A tecla BARRA DE ESPAÇOS usa-se para separar as palavras com um espaço. Faz avançar o cursor de texto um espaço para a direita.

Slide 13

As teclas ENTER usam-se para executar uma ordem ou comando. Num programa de processamento de texto, faz mover o cursor da sua posição para o início da linha seguinte, ou seja, inicia um novo parágrafo.

Slide 14

A tecla BACKSPACE (Borracha) faz mover o cursor uma posição para a esquerda, apagando o caracter ou espaço imediatamente atrás.

Slide 15

A tecla PRINT SCREEM permite capturar a imagem do ecran (tela inteira), que pode servir para o copiar como uma imagem. A combinação das teclas Alt + PrintScreen faz igualmente uma cópia do ecran, mas apenas da caixa de diálogo activa no momento.

Slide 16

A tecla PAUSA / BREAK quando premida uma vez, faz parar a execução do programa em uso. Quando premida novamente, o programa retoma a execução no ponto da anterior interrupção.

Slide 17

A tecla NUM LOCK / TECLADO NUMÉRICO faz activar ou desactivar o teclado numérico; para utilizar os números deve premir-se esta tecla, acendendo o indicador luminoso no canto superior direito do teclado.

Slide 18

As TECLAS DIRECCIONAIS permitem efectuar deslocamentos na direcção que pretendemos, no programa em uso (por exemplo num processador de texto). Para mover: Um caractere à direita  (Seta para direita) Um caractere à esquerda  (Seta para esquerda) Uma linha acima  (Seta para cima) Uma linha abaixo  (Seta para baixo) Palavra anterior ^  (Ctrl + seta esquerda) Próxima palavra ^  (Ctrl + seta direita) São também muito utilizadas nos programas de jogos de computador.

Slide 19

As TECLAS AUXILIARES têm funções muito úteis (por exemplo, no processador de texto) HOME - Leva o cursor para o início da linha. CTRL + HOME - Leva o cursor para o início do texto. END - Leva o cursor para o fim da linha. CTRL + END - Leva o cursor para o fim do texto. PAGE UP - Desloca-se para a página anterior, mantendo a posição do cursor (um ecran de cada vez). PAGE DOWN - Desloca-se para a página seguinte, mantendo a posição do cursor (um ecran de cada vez).

Slide 20

As MÃOS e o TECLADO

Slide 21

A DACTILOGRAFIA foi uma disciplina muito requisitada no passado, quando se exigia extrema eficiência a quem tinha como ferramenta de trabalho uma Máquina de Escrever. O Computador, quando usado no processamento de texto, não é mais que uma máquina de escrever mais sofisticada e facilitadora do nosso trabalho! Contudo, a evolução tecnológica do último quartel do século XX surpreendeu-nos tanto, que as máquinas de escrever passaram a fazer parte do passado. Mas também o TECLADO está condenado a muito curto prazo, a juntar-se às velhas máquinas de escrever: os ecrãs tácteis de uso generalizado, muito brevemente podem ser uma boa prenda de Natal! .

Slide 22

Digitar Melhor De acordo com a fisionomia humana, o teclado do computador deve ser dividido, por uma linha imaginária, numa zona direita – onde trabalha a mão Direita, e noutra zona esquerda – onde opera a mão Esquerda. Devemos portanto exercitar AMBAS as MÃOS (o cérebro coordena e memoriza a habituação dos movimentos) … Igualmente, cada DEDO deve ter uma zona delimitada de acção. Os vários exemplos que se seguem, não são senão uma indicação capaz de facilitar o treino, no uso do teclado. M ã o D i r e i t a M ã o E s q u e r d a

Slide 23

Mão Esquerda Mão Esquerda Mão Esquerda Mão Esquerda

Slide 24

Mão Direita Mão Direita Mão Direita Mão Direita Mão Direita

Slide 25

Mão Direita Mão Direita Mão Direita Mão Direita Mão Direita

Slide 26

Mão Esquerda Mão Esquerda Mão Esquerda Mão Esquerda

Slide 27

Mão Direita Mão Direita Mão Direita Mão Direita Mão Direita

Slide 28

Mão Direita Mão Direita Mão Direita Mão Direita Mão Direita

Slide 29

Mão Esquerda Mão Esquerda Mão Esquerda Mão Esquerda

Slide 30

Mão Direita Mão Direita Mão Direita Mão Direita Mão Direita

Slide 31

Mão Direita Mão Direita Mão Direita Mão Direita Mão Direita

Slide 32

Mão Esquerda Mão Esquerda Mão Esquerda Mão Esquerda

Slide 33

Mão Esquerda Mão Esquerda Mão Esquerda Mão Esquerda

Slide 34

Mão Direita Mão Direita Mão Direita Mão Direita Mão Direita

Slide 35

Mão Direita Mão Direita Mão Direita Mão Direita Mão Direita

Slide 36

Bom Trabalho. J. G. Silva Iniciação à Informática Teclado Voluntariado: USAVIS Nov/2008 Resid. D. Leonor Bom Trabalho.

Summary: Características do Teclado do Computador; Utilização das mãos sobre o Teclado.

Tags: teclado keyboard key computer computador pc tic

URL:
More by this User
Most Viewed