História do Brasil - O tropeiro e os caminhos da colônia

+59

No comments posted yet

Comments

Jannex (3 years ago)

Video

Slide 1

O TROPEIRO E OS CAMINHOS DA COLÔNIA História do Brasil

Slide 2

Como surgiram os tropeiros? Muitas pessoas se mudaram para a região de Minas Gerais quando descobriram que lá havia ouro e pedras preciosas . Todos queriam ficar ricos. Todos queriam encontrar riquezas, mas ninguém queria plantar! Sem plantações, o que o homem iria comer? Não havia estradas e nem transporte público naquela época. A dificuldade de chegar a região de Minas Gerais afetava muito o abastecimento de mantimentos. Tudo era difícil!

Slide 3

Quem eram os tropeiros? Eram homens que levavam alimentos e produtos para a região das minas. Eles vendiam tudo! Como os tropeiros carregavam os alimentos e demais produtos? Os tropeiros levavam rebanhos de mulas que carregavam suas mercadorias. As mulas eram os únicos animais capazes de cruzar aqueles difíceis caminhos carregando tanto peso.

Slide 4

O que os tropeiros vendiam? Os tropeiros vendiam utensílios, alimentos, produtos de luxo, vestimentas e também suas mulas e bois. Os mineiros compravam as mulas para carregar o ouro e as pedras preciosas até os centros comerciais perto do litoral. Os bois serviam para a alimentação dos mineiros.

Slide 5

Os tropeiros eram negociantes. Eles compravam e vendiam um pouco de tudo! - Roupas e calçados Objetos para animais: selas, berrantes, estribos, etc. tecidos Produtos de luxo importados da Europa

Slide 6

Que alimentos os tropeiros comercializavam? Feijão Sal Açúcar Farinha de milho farinha de mandioca Cereais carne

Slide 7

Transportando notícias Na época do Brasil colônia, não existia correio e nem jornal. Como os mineiros, isolados na região central do Brasil, sabiam das coisas que estavam acontecendo no Rio de Janeiro e outras cidades brasileiras? Os tropeiros levavam as notícias, cartas e recados de um lugar ao outro. Os tropeiros ajudaram na comunicação entre as pessoas.

Slide 8

Os caminhos percorridos pelos tropeiros. Desbravando matas e florestas Os Pousos Os tropeiros utilizavam ou criavam novos caminhos. Percorriam estradas estreitas e cheias de galhos. Ultrapassavam grandes rios com fortes correntezas. Enfrentavam barrancos com pedras escorregadias. Pousos eram os locais onde os tropeiros descansavam. Eram construções simples. O telhado de palha era sustentado por pedaços de madeira enterrados no chão. E havia um pasto para as mulas.

Slide 9

Onde todos se encontravam. A Feira de Sorocaba As pessoas se encontravam nas feiras para comprar e vender produtos. As pessoas também se divertiam nas feiras. Havia circo, teatro, música e dança! Os tropeiros comercializavam bois, cavalos e mulas nas feiras. Sorocaba era um ponto de ligação entre três regiões importantes: Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Uma grande feira surgiu em Sorocaba! As Feiras

Summary: A importância do tropeiro no desenvolvimento da região de Minas Gerais

Tags: brasil colônia tropeiro ouro esmeralda pousos

URL: