educopedia PEJA

0

No comments posted yet

Comments

Slide 1

Elizabeth Gil Língua Portuguesa – PEJA I Variantes Linguísticas

Slide 2

Você sabia que podemos usar a Língua Portuguesa de diferentes formas?

Slide 3

Nem todos os falantes usam a língua da mesma maneira. Existem formas diferentes de utilizarmos a língua, ou seja, VARIANTES LINGUÍSTICAS. Há alguns fatores que podem interferir na maneira do falante se expressar, como idade, classe social, lugar em que mora, grau de escolaridade, entre outros.

Slide 4

As variações da língua podem ser regionais ou sociais. Clique na foto e veja um exemplo de variante regional da língua

Slide 5

Elizabeth Gil Língua Portuguesa – PEJA I Agora conheça um exemplo de variante social da língua. Clique aqui e observe a letra da música de Adoniran Barbosa. Divirta-se enquanto aprende!

Slide 6

Como estudamos, a Língua Portuguesa apresenta diferentes variações, de acordo, por exemplo, com a região em que moramos, com a classe social a que pertencemos, com a nossa escolaridade. Clique aqui e observe mais um caso de variação da língua de acordo com a região!

Slide 7

A Língua Portuguesa apresenta a variante padrão, isto é, a variedade de maior prestígio social, que deve ser utilizada em situações formais, como uma entrevista de emprego. A escola é um dos lugares em que aprendemos as regras da Língua Portuguesa na variedade padrão. Clique aqui e assista a uma entrevista em que se utiliza a variedade padrão da língua!

Slide 8

Observe um trecho do texto do poeta Patativa do Assaré que apresenta variedades da língua. Depois clique na imagem do poeta e confira o mesmo trecho escrito na variante padrão da língua Coisas do Meu Sertão (Patativa do Assaré) “Seu dotô, que é da cidade Tem diproma e posição E estudou derne minino Sem perdê uma lição...”

Slide 9

Que tal mais um exemplo de variação linguística? Clique aqui, preste atenção a letra da música e identifique o tipo de variação encontrada na canção. Vamos ver a resposta? Clique aqui!

Slide 10

Aprendemos, então, que a língua é dinâmica, que varia de acordo com diversos fatores e que os falantes a utilizam de maneiras diferentes.

Slide 11

Agora que já aprendemos um pouco mais sobre variações linguísticas, podemos estudar outros interessantes assuntos. Está pronto? Aguardamos você!

URL: