Água, Fonte de Vida

+1

No comments posted yet

Comments

Slide 1

“Água, Fonte de Vida”. CURSISTAS: Adaídes Facundes Francisca Fernandes, Raimunda Diniz Roza Melo ESCOLA: Estadual José Costa Soares LOCAL: Guaraí/TO TURMA/CLASSE: 5º ano DURAÇÃO: 2 meses

Slide 2

APRESENTAÇÃO Este projeto visa ajudar professores e alunos no trabalho de conscientização da população em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, sua importância para a vida e para a história dos povos.

Slide 3

JUSTIFICATIVA O trabalho com o tema “água, fonte de vida” que se propõe aqui, deverá apresentar para as crianças uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.

Slide 4

OBJETIVOS Ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água, onde possam: perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social; reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço; adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica; levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos; conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc.

Slide 5

PROBLEMATIZAÇÃO Para isso, é necessário que mais do que informações e conceitos, mas atitudes e formação de valores, que serão apreendidos na prática do dia-a-dia, no meio social. Através das experiências já vividas pelos alunos no seu âmbito familiar, a principal função desse projeto é de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água.

Slide 6

AÇÕES/ETAPAS Conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos. (contar alguma história associada ao tema); Pesquisa em sala de aula sobre o tema (leituras, jogos); Desenvolver grupos de discussões para tratar de assuntos diversos, como o desperdício, poluição dos recursos hídricos e doenças - desabastecimento e diminuição dos recursos disponíveis para o consumo; Utilizar diversos recursos didáticos e tecnológicos, atividades e soluções, como revistas, jornais, livros, passeios, laptop, entrevistas, internet, data show, música etc, dispondo da montagem de um mural sobre o assunto em lugar visível a toda comunidade escolar; Trabalhar com experiências concretas, mostrando a importância da água para nossa vida, para as plantações, bem como os estados físicos da mesma.

Slide 7

RESULTADOS ESPERADOS Através das experiências já vividas pelos alunos no seu âmbito familiar, a principal função desse projeto é de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez da água.

Slide 8

BIBLIOGRAFIA MONTANARI, Valdir, 1951. Pelos caminhos da água / Valdir Montanari, Cristina Strazzacapa – São Paulo: Moderna, 1999. Livro da campanha da fraternidade. Dia-a-dia do Professor, vol. 2 – Gerusa Rodrigues Pinto e Francês Rodrigues Pinto. Parâmetros Curriculares Nacionais, vol. 9 – Meio Ambiente e Saúde. Projetos Pedagógicos 3º Milênio – Miriam Cristina Cazante de Carvalho.

Summary: Apresentação do Projeto

Tags: projeto

URL: