O Nascimento do Hospital

+11

No comments posted yet

Comments

dramanu (1 year ago)

bla

Slide 1

Texto O Nascimento do Hospital Bibliografia FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro:Graal,1990. Cap. VI (O nascimento do hospital) Disciplina Filosofia e Saúde Aluna Blan Tavares INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA – RJ

Slide 2

Paul-Michel Foucault, nasceu em Poitiers, na França, em 15 de outubro de 1926. O pai era um médico e Foucault tinha a expectativa de seguir a tradição de seus antepassados, sendo o herdeiro de toda uma geração de médicos de sobrenome Foucault. Ingressou na Escola Normal Superior (em 1945), tendo sido reprovado na primeira vez que tentou. Ao ser aprovado, em 1946, inicia estudos e contatos com Pierre Bourdieu, Jean-Paul Sarte, Paul Veyne, entre outros. Graduou-se em Filosofia na Sorbonne e em 1951 Estudou o surrealismo e também se diplomou em Psicologia Experimental (fase em que Foucault se aplica a Janet, Piaget, Lacan e Freud). Aos 28 anos Publicou (1954) Doença Mental e Psicologia, mas foi com a História da Loucura, sua tese de doutorado na Sorbone, que firmou-se como Filósofo. Entre muitas obras publicou: Doença Mental e Psicologia, (1954); História da loucura na idade clássica, (1961); Nascimento da clínica, (1963); As palavras e as coisas, (1966); Arqueologia do saber, (1969); Vigiar e punir, (1975); Microfísica do Poder; (1979). Faleceu em 25 de junho de 1984.

Slide 3

Breve história do surgimento (universal) do hospital Registros Históricos informam: Os primeiros hospitais foram construídos em 431 a.C., no Ceilão (autal Sri Lanka), sul da Ásia. Dois séculos depois foram criadas instituições na Índia. Na Europa, o surgimento dos hospitais ocorreu com o Império Romano, em torno de 100 a.C., chamavam-se valetudinarium, hospitais construídos nos campos militares (hospital de campanha) para cuidar dos soldados feridos em batalha. A partir do século IV, com o crescimento do Cristianismo, ocorreu a expansão dos hospitais, aos cuidados dos sacerdotes e religiosos.

Slide 5

O Hôtel-Dieu de Paris, situado às margens do rio Sena, no centro da cidade de Paris, apesar de sua fundação no século VII, teve suas primeiras menções históricas em 829 d,C. Vários incêndios (1718, 1737, 1742 e 1772) e parcial demolição, suscitaram a reconstrução do Hôtel-Dieu com acréscimo de novas alas, levando sua expansão à margem oposta do rio Sena em 1626.

Slide 6

A partir de 1775, foram inciadas pesquisas sistemáticas em hospitais europeus, pelo inglês John Howard e pelo francês Tenon (que também pesquisaram prisões e lazaretos). Os resultados desses estudos revelaram a precariedade das unidades hospitalares e, pela primeira vez, chamaram a atenção para a relação existente entre o espaço hospitalar e as elevadas taxas de mortalidade dos pacientes.

Slide 7

Segundo a fala do texto de Foucault, a transformação do hospital em instrumento de cura e intervenção terapêutica ocorre ao longo das seguintes trajetórias: Organização dos hospitais marítimos no século XVII, por meio da disciplina. A partir da transformação do hospital em Hospital como um instrumento de cura (e terapêutico), ocorre a separação da administração eclesiástica e o médico deixa de ser um funcionário dos sacerdotes e dos religiosos. Os médicos tornam-se uma presença constante no Hospital e cria um sistema diário de visitas e atenção específica aos pacientes. Também foi criado o sistema de registro e identificação do paciente (amarrando-se uma etiqueta no punho) e surge também o Diário Evolutivo do paciente (postado na cabeceira da cama), onde são anotados diagnósticos medicamentos e tratamentos aplicados. Instituiu-se reuniões mensais onde se discutem patologias, tratamentos, êxitos ou a ocorrências de contaminações epidêmicas nas dependências do Hospital. Assim, segundo define Foucault no capítulo em análise, o Hospital evoluiu de um espaço de morte para um campo documental, cura e lugar do registro, estudo e formação do saber.

Slide 8

Bibliografia Consultada: FOUCAULT, M., 1984b. O Nascimento do Hospital. In: Microfísica do Poder (Michel Foucault). Rio de Janeiro: Graal. FOUCAULT, M., 1977. O Nascimento da Clínica. Rio de Janeiro: Forense- Universitária. Arquitetura Hospitalar - http://mtarquitetura.com.br Revista Mundo Estranho - http://mundoestranho.abril.com.br

Slide 9

GRATA POR SUA ATENÇÃO!

Summary: Disciplina Filosofia e Saúde. Autora: Blan Tavares .......................................... Os slides expostos nesse perfil, têm por finalidade somente apresentar a habilidade operacional, textual e visual da autora, portanto, fora do padrão convencional. Importante ressaltar, que os slides, ao serem elaborados para apoio às apresentações presenciais (por exemplo: palestras), deverão corresponder ao padrão específico e praticado conforme as regras pedagógicas vigentes, ou seja, textos curtos e objetivos com imagens que correspondam à proposição temática.

Tags: hospital historia nascimento foucault blan blantavares tavares

URL: