Plano de ação ambiental

+5

No comments posted yet

Comments

Slide 1

Plano de Ação de um Soldado Ecológico Francisco Antônio Romanelli FORMANDO CONSCIÊNCIAS AMBIENTALMENTE CORRETAS

Slide 2

O eco-ambientalista moderno não é apenas um estudioso dos problemas ambientais e das condições de vida no meio ambiente.

Slide 3

É um verdadeiro soldado, engajado na luta para a reversão do quadro de degradação ambiental e para a preservação do meio ambiente ainda intacto.

Slide 4

Seu campo de batalha é a natureza, são os gabinetes dos políticos e administradores, são as escolas e estabelecimentos educacionais, (...)

Slide 5

(...) são as organizações governamentais e não governamentais, são as praças e logradouros.

Slide 6

O ambientalista moderno engaja-se nessa guerra consciente de que somente a vitória poderá fazer com que o mundo seja viável para as futuras gerações.

Slide 7

E, por isso, luta sem se descuidar um só momento, e luta bravamente.

Slide 8

Aqui está um pequeno plano de ação, com batalhas que você pode lutar e vencer. São atos que irão despertando sua consciência ambientalista (...)

Slide 9

(...) e irão lhe proporcionando um novo ideal de vida, mostrando-lhe, aos poucos, a beleza e a grandeza do trabalho comunitário em prol da sociedade e do meio ambiente:

Slide 10

Assuma uma missão ambiental diária: Todos os dias, obrigue-se a praticar alguma ação concreta em prol do meio ambiente.

Slide 11

Se não puder fazer algo grande, faça uma tarefa simples, como, por exemplo, catar dez garrafas ou latas de bebidas que estiverem espalhadas em vias públicas ou terrenos baldios e coloque-as apropriadamente no lixo, ou em locais de coletas seletivas.

Slide 12

Faça um diário de conscientização ambiental: Adquira uma agenda, ou um caderno, e anote todos os dias, como em um diário, de um lado, em uma primeira coluna, as ações ambientalmente corretas que você praticou.

Slide 13

Exemplos? Separar o lixo reciclável e destiná-lo para locais adequados, Economizar água e energia, Executar qualquer ação isolada que seja benéfica ao meio ambiente etc.

Slide 14

Da mesma forma, faça um exame de consciência, e anote em outro lado, em uma segunda coluna, os atos ambientalmente incorretos praticados.

Slide 15

Exemplos? jogar lixo em lugares impróprios, quebrar ou danificar árvores ou arbustos, gastar água ou energia sem necessidade etc.

Slide 16

Exemplos: gastar menos eletricidade, gastar menos água, deixar de ajudar no plantio de uma árvore na escola etc. Anote, na mesma coluna também as omissões de atos ambientalmente corretos que poderiam, mas não foram praticados.

Slide 17

Esforce-se permanentemente para que a cada dia mais ações sejam registradas na primeira coluna e menos na segunda.

Slide 18

Adote, pelo menos, uma árvore: Escolha pelo menos uma árvore em uma praça pública e cuide dela. Regue-a em dias muito secos.

Slide 19

Se souber como, faça adubações em épocas próprias. Se não souber, peça ajuda a pessoal especializado.

Slide 20

Acompanhe seu crescimento. Informe-se sobre sua espécie e suas características próprias.

Slide 21

Observe os pássaros e insetos que costumam viver, ali se alimentar, ou simplesmente pousar em seus galhos.

Slide 22

Tenha idéias: Anote as idéias que possam lhe acorrer em benefício do meio ambiente. Escreva-as da forma mais detalhada possível, observe se são viáveis material e economicamente.

Slide 23

Exerça a cidadania: Apresente suas idéias aos órgãos oficiais responsáveis pelas respectivas áreas. Apresente-as aos políticos (prefeito, secretários, vereadores) de sua cidade.

Slide 24

Cobre dessas pessoas o resultado das ações apropriadas. Fiscalize a execução dessas obras.

Slide 25

Una-se a outras pessoas, amigos, colegas, professores ou vizinhos, interessados na solução dos mesmos problemas, para juntos exercerem com mais eficácia esse controle.

Slide 26

Participe: Exerça com energia a cidadania, mas não espere que os resultados venham apenas dos poderes políticos. Faça sua parte. Analise os projetos e descubra as ações com as quais você pode participar.

Slide 27

Esforce-se para colocar em prática suas idéias. Procure parceiros e amigos, ou pessoas interessadas na solução daquele problema. Tente conseguir patrocinadores. Arregace as mangas e trabalhe.

Slide 28

Conscientize: Sempre que possível, sensibilize as pessoas que são de seu relacionamento: seus parentes, seus amigos, seus vizinhos, seus colegas (isso despertará consciências preocupadas com a conservação ambiental).

Slide 29

Procure manter-se informado sobre as ações prejudiciais ao meio ambiente e aponte-as aos que as estão cometendo. Explique-lhes o porquê.

Slide 30

Seja gentil e cortês, mas inflexível. Se tiver oportunidade, fale a grupos de pessoas no trabalho ou na escola.

Slide 31

Some forças: Participe de um grupo de protetores ambientais (uma ONG, p.e.). Procure algum grupo já existente e afilie-se a ele. Caso isso não seja possível, forme um grupo com seus amigos ou colegas e seja atuante.

Slide 32

De qualquer forma, mantenha sempre contato com outras entidades ambientalistas de sua cidade ou de outras cidades, principalmente com aquelas que já têm mais experiência e maior número de projetos realizados.

Slide 33

Recrimine os atos ambientalmente incorretos: Demonstre sua insatisfação com empresas, entidades ou pessoas que pratiquem atos prejudiciais ao meio ambiente.

Slide 34

Não adquira nem crie animais selvagens. Boicote aqueles estabelecimentos ambientalmente incorretos e prestigie os que demonstram respeito e proteção ao meio ambiente.

Slide 35

Cuide dos resíduos: Não jogue lixo ou outros poluentes em cursos d'água ou no esgoto. Separe o lixo reciclável (papéis, papelões, latas de alumínio, garrafas, plásticos, vidros etc.), doando-o a entidades beneficentes

Slide 36

Não deixe óleo, lâmpadas florescentes, remédios descartados, pilhas e baterias etc. jogados diretamente no meio ambiente.

Slide 37

Procure orientação de órgãos públicos (CODEMA, Secretaria de Meio Ambiente etc.), professores e empresários que possam ajuda-lo no encaminhamento correto desses e de outros materiais tóxicos.

Slide 38

Cuide para que o lixo de sua casa seja acondicionado de maneira apropriada e entregue aos caminhões de coleta.

Slide 39

Destine adequadamente os óleos usados (minerais ou vegetais, domésticos ou industriais). Há sempre locais e pessoas que lhes dão destinação mais adequada.

Slide 40

Faça seu plano de ação: Acrescente a este plano, outras ações apropriadas. Execute-as. Divulgue-as sempre em seu meio de relacionamento.

Slide 41

Qualquer ação de preservação, em qualquer lugar, é uma ótima realização, mas, por questões de facilidade, dê prioridade àquelas mais próximas de você, de sua escola, de seu bairro. Mantenha sempre sua mente nos problemas globais, mas procure agir localmente.

Slide 42

Faça exames de consciência ambiental: Para que sua consciência ambiental melhore dia a dia, use a seguinte técnica: de manhã, ao escovar dentes, pentear cabelos, lavar rosto, etc., olhe-se no espelho, bem dentro de seus olhos e pergunte-se:

Slide 43

“O que eu posso fazer no dia de hoje para melhorar o meio ambiente em que vivo e que me afeta?”

Slide 44

À noite, antes de deitar-se, no momento de sua higiene frente ao espelho, mire-se novamente em seus olhos e pergunte-se:

Slide 45

“O que eu fiz hoje para melhorar o meio ambiente? Qual o ato danoso que eu pratiquei? O que eu poderia ter feito, mas não fiz?”. Tente corrigir, no dia seguinte, os atos equivocados daquele dia.

Slide 46

Lembre-se: um soldado deve estar sempre alerta e sua batalha deve ser continuada. Não há tempo para pausas ou descansos. A arma do soldado ambientalista, no entanto, não fere, mas é o amor.

Slide 47

O amor pela Natureza, o amor pelas pessoas, o amor pelos pais, pelo filho ou pelo neto que você quer ter. O amor pela vida representada por toda a biodiversidade. O amor pela saúde de seus parentes, de animais domésticos e de outras pessoas.

Slide 48

A sabedoria popular já se expressou: “Quem ama, cuida”. O inverso também é verídico: “Quem cuida, ama”.

Slide 49

Despertar a consciência ambiental nossa e dos outros é um ato de amor e de carinho ao nosso planeta ...e também aos nossos filhos, netos e futuras gerações

Slide 50

Você está consciente disso ...não está?

Slide 51

Referências / sugestões de leitura & fontes de trabalho: CUNHA, Eliel Silveira da. Como defender a Ecologia: Tudo o que você pode fazer para salvar o meio ambiente (Fundação O Boticário de Proteção à Natureza). SP: Ed. Nova Cultural, 1998 DOHME, Vania & DOHME, Walter. Ensinando a criança a amar a natureza. SP: Informal Editora, 2002; 4.ª ed. LEGAN, Lucia. A Escola sustentável: Eco-alfabetizando pelo ambiente. Pirenópolis, GO: Ecocentro IPEC, 2007; 2.ª ed. MENDONÇA, Rita. Como cuidar do seu meio ambiente. SP: BEI, 2004

Slide 52

Obrigado pela atenção As fotos, os desenhos, as imagens, os gráficos utilizados neste trabalho estão disponibilizadas na internet, em diversos sítios faromanelli@gmail.com 35-9905.5246

Summary: Trabalho de educação ambiental visando melhorar a consciência socioambiental de cada indivíduo

Tags: meio ambiente - educação ambiental consciência

URL: