Valores Humanos Humanos na escola

+57

No comments posted yet

Comments

Slide 1

Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola A melhor das heranças para nossos descendentes

Slide 2

Quais são os maiores males que acometem nossa sociedade? Corrupção desenfreada, injustiças, violência, ganância, falta de ética, falta de respeito, abusos de toda natureza... causando muito sofrimento a milhões de pessoas.

Slide 3

. Só é possível reverter esse surto de valores negativos que assola a sociedade, mediante mudança completa na mentalidade vigente. Como? Com a introdução de Valores Humanos no cotidiano das pessoas. Solução?

Slide 4

VALORES HUMANOS * Honestidade * Respeito * Não violência * Ética * Justiça * Responsabilidade * Bom convívio * Verdade * Solidariedade * Afetividade * Honradez * Olhar o outro com um olhar de acolhimento, de paz... fundamentos da não violência, etc.

Slide 5

Por onde começar? Pela população infanto-juvenil 1 - É mais receptiva e ainda não se contaminou totalmente pela mentalidade vigente. 2 - Está mais acessível, pois o ensino de Valores Humanos pode ser ministrado pelos professores em sala de aula.

Slide 6

Formou-se nos meios educacionais do Brasil o entendimento de que os Valores Humanos já são e serão contemplados nas aulas de Filosofia, Sociologia, Ética, Cidadania e na disciplina Direitos Humanos que o Conselho Nacional de Educação (CNE) deseja incluir nos currículos escolares. Esclarecimento importante

Slide 7

Esse é um grave equívoco que pode vir a atrasar por muitos anos o início de um processo, mais que necessário, de mudanças estruturais no país.

Slide 8

Fundamentação O grupo (informal) de pedagogos, responsável pelo Programa Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola, junto com profissionais de outras áreas, faz a seguinte leitura:

Slide 9

Quando se ensina algo, utilizando-se apenas o modo discursivo, a recepção se dá em nível intelectual, ou seja, é uma INFORMAÇÃO que o receptor poderá, ou não, aplicar em seu cotidiano. Os Valores Humanos não são meros conceitos racionais. Muito mais que isso, eles formam a pessoa por inteiro, na sua identidade.

Slide 10

Mas quando os ensinamentos envolvem experiências/vivências próprias, que também são permeadas por sentimentos/emoções, a aprendizagem se dá de forma mais profunda.

Slide 11

Os contos e narrativas propiciam essa importante experiência/vivência permeada de sentimentos e emoções, mesmo que não no mesmo nível da realidade. É como se a vivência de sentimentos/emoções fosse o amálgama para a impressão (imprimir) do que está sendo ensinado.

Slide 12

E quando esses ensinamentos são diários, mesmo de apenas 5 minutos, afiguram-se mais proveitosos. Há mais facilidade para a fixação/internalização dos conteúdos. O ensino de valores humanos nas escolas têm largo alcance porque envolve também professores e famílias dos alunos, quando estes são incitados a repassar contos e narrativas aos pais e familiares.

Slide 13

Esse é um processo lento, para médio e longo prazo... Mas, um caráter fortalecido em sua essência e princípios é o ponto de partida para se chegar a uma sociedade mais humana e ética.

Slide 14

Portanto, para a construção de uma sociedade saudável, é preciso passar-se a ensinar Valores Humanos na escola como MATÉRIA ESPECÍFICA e não apenas como conhecimentos embutidos em outras disciplinas.

Slide 15

Só mesmo mediante uma mudança radical na mentalidade vigente é possível pensar-se num futuro melhor e mais digno para nós e para nossos descendentes.

Slide 16

Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola www.cincominutos.org

Slide 17

O Programa Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola (totalmente gratuito) não tem “cor religiosa” e foi formatado para atender da melhor maneira possível às necessidades a que se propõe e a facilitar sua implantação por parte das escolas. 1 – Consta de 3 Módulos com 200 aulas cada. São aulas de aprox. cinco minutos de duração, a serem ministradas diariamente em todas as turmas do 5º ao 9º ano. Devido à curta duração das aulas, as escolas não terão qualquer dificuldade para inseri-las em seus calendários.

Slide 18

2 - Foi elaborado com a utilização de contos e narrativas, criados especialmente para cada situação, visando facilitar a internalização dos ensinamentos. 3 - A consciência é apresentada como um guia interno, no qual está registrado o conhecimento do certo e do errado, aprimorando-se à medida que o ser humano e a sociedade evoluem.

Slide 19

4 – Procura-se então mostrar aos alunos que a prática de ações que ferem os valores humanos gera pontos de conflito na consciência, produzindo o remorso, que é algo ruim, inclusive para a saúde, conforme indicam inúmeras pesquisas científicas. 5 – Os contos e narrativas enfatizam, sempre dentro de possibilidades reais, o quanto é importante e benéfico vivenciar valores positivos.

Slide 20

6 - O material didático foi adaptado para o ensino médio (aulas semanais de 45/50 minutos de duração) em formato de livro, com o título Ensinando Valores Humanos a Crianças e Adolescentes – Vols. 01 e 02. 7 – Para a implantação do Programa não é necessário capacitar professores. As aulas são disponibilizadas já prontas, mas é importante uma reunião de sensibilização e de motivação com os mesmos, conforme explicado no site.

Slide 21

8 - O Programa vem sendo testado há mais de dois anos, com excelentes resultados. Dezenas de escolas informam sobre mudanças salutares na conduta de alunos e até de professores. 9 - O material didático do Programa foi avaliado por algumas secretarias de educação, estaduais e municipais, que concluíram por sua excelente qualidade e aplicabilidade, recomendando sua adoção às escolas de suas áreas de atuação.

Slide 22

, e 10 - A implantação do Programa pode começar em qualquer momento. Não é necessário que seja no início do ano letivo. OBSERVAÇÃO: Os responsáveis pelo Programa não recebem, nem querem receber, qualquer ajuda material de órgãos públicos e/ou particulares, com exceção do que se refira à sua divulgação e/ou implantação. Informações sobre a equipe, no link: http://www.cincominutos.org/quem.somos.htm

Slide 23

O Programa é inteiramente gratuito e foi disponibilizado em 22/11/2008. Mesmo com parcos recursos para sua divulgação, em 21/09/2011 o site já registra os seguinte números de downloads do material didático: * 23.238 - ensino fundamental. * 12.417 - ensino médio. * 1.543 - em espanhol (disponível desde maio/2010)

Slide 24

APOIOS E DIVULGADORES BRASIL Ministério da Educação – MEC Site do MEC - Portal do Professor - Projetos Sociais e Educacionais: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=19 CHILE Portal Acadêmico: http://www.portalacademico.cl/profesores/noticia.php?id_noticia=237

Slide 25

ARGENTINA Fundación la Nación, hacer comunidad: http://www.hacercomunidad.org/Nota.aspx?IdNota=7174 Neurocapital Humano virginia.gudino@gmail.com   ESPANHA Guía de Recursos Educativos en Red, www.Educasites.net/educacion_en_valores.htm

Slide 26

Secretaria de Educação de Minas Gerais From: sb.sif To: caminhos2008@gmail.com Sent: Monday, August 10, 2009 12:00 PM Subject: ANÁLISE DO MATERIAL Prezada Saara Nousiainen,      Informamos que analisamos o material a nós enviado, intitulado "5 minutos de Valores Humanos para a Escola" e consideramos de grande valia para ser trabalhado com os adolescentes e jovens.     Enviamos a todas as nossas quase 4 (quatro) mil escolas estaduais...       Atenciosamente,   Maria das Graças Pedrosa Bittencourt Superintendente de Educação Infantil e Fundamental Avaliações espontâneas de instituições

Slide 27

Secretaria de Educação de Santa Catarina ----- Original Message ----- From: Maria Benedita da Silva Prim To: caminhos@bemviver.org Sent: Monday, November 03, 2008 10:03 AM Subject: valores humanos Sra. Saara A Secretaria de Estado de Educação de Santa Catarina (SED), agradece....... ... Informamos que o livro foi analisado por mim e pela equipe pedagógica ..... O material é ótimo e a proposta pedagógica sugerida, aproxima-se muito da nossa, ou seja o material será de grande utilidade nas escolas........ ......... Todas as 37 regionais de ensino já receberam as orientações de uso desse material online...... Atenciosamente, Maria Benedita da Silva Prim Coordenadoria de Projetos e Ações Multidisciplinares

Slide 28

Secretaria de Educação de São José dos Campos - SP ----- Original Message ----- From: Gra To: Saara Nousiainen Sent: Saturday, April 17, 2010 12:15 PM Subject: Re: Novas aulas de valores humanos para a escola Sra. Saara, Receba juntamente com toda equipe, o agradecimento da Secretaria de Educação e das Escolas Municipais de São José dos Campos - SP....   .....Utilizamos o material disponibilizado por vocês, em todas as 41 escolas municipais....... .....O material além de fácil  entendimento, traz um conteúdo indispensável na educação de nossas crianças e adolescentes..... Receba meu abraço e admiração, Graça Oliveira

Slide 29

Secretaria Municipal de Educação - Castanhal-PA ----- Original Message ----- From: Gracimeire Souza To: caminhos2008@gmail.com Sent: Tuesday, April 20, 2010 6:33 PM ..... apostamos na proposta que vocês nos enviaram e no momento estamos trabalhando com 20 escolas que atendem alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos).  Algumas escolas estão usando as aulinhas para lerem para seus funcionários antes do início de seus trabalhos.... Gracimeire Teles Assessora responsável pelo acompanhamento e avaliação do programa nas escolas.

Slide 30

From: caminhos2008@gmail.com To: neuzaasg@hotmail.com Subject: Re: Valores humanos Date: Sat, 30 Jan 2010 09:04:58 -0300 Recebemos um ofício da  Superintendência de Guanhães-MG, 14ª SRE, nossa cidade SANTA MARIA DO SUAÇUÌ-MG informando e "quase" convocando para todas as escolas trabalharem o Programa Cinco Minutos de Valores Humanos desde o primeiro dia de aula, inclusive trabalhamos hoje o texto "DESCULPAR-SE" (1º Módulo - primeiro semestre).

Slide 31

----- Original Message ----- From: escola.129275 To: Caminhos2 Sent: Tuesday, April 14, 2009 11:28 AM Subject: Re: Programa Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola ... O Programa foi inicialmente lançado para alunos do 5° Ano, porém, nossa equipe de Professores gostou tanto do material que resolvemos trabalhar com os alunos do 5° ao 9° ano... .... A qualidade dos textos e os assuntos são muito valiosos e nossos alunos sentem falta. (Semana passada, houve um contratempo na escola e não conseguimos imprimir à tempo a aula daquele dia. A reclamação foi geral, todos os alunos cobraram) Atenciosamente, Silvânia Brito - Diretora da E. E. "João Felisberto da Costa"

Slide 32

Estadual Justino Ruas Já trabalhamos com as 100 aulas do primeiro semestre e foi de grande valia para nossa  escola. Nossos alunos estão mais comprometidos, conscientes e desenvolvem no dia-a-dia as práticas de valores humanos. Gostaríamos se possível nos enviar as aulas de 100 a 200, pois apagaram o e-mail contendo as referidas aulas. Certos de vossa atenção, antecipamos os nossos agradecimentos.           Direção e demais funcionários da Escola...

Slide 33

----- Original Message ----- From: Lucia CDE To: Caminhos2008 Sent: Tuesday, July 05, 2011 2:40 PM Subject: Re: CARA SENHORA, PAZ E BEM!   Sou Lucia Barros - Coordenadora Escolar da E.E.F.M FREI POLICARPO, situada em Canindé- Ceará. As turmas são de 1ª ANO DO ENSINO MÉDIO, totalizando nove (09) turmas nos turnos manhã, tarde e noite. ...... é um material riquíssimo que pode ser utilizado nas aulas ..... Abraços Lucia Barros Coordenadora escolar

Slide 34

From: caminhos@bemviver.org To: silva_nia_@hotmail.com Subject: Re: O livro Ensinando Valores Humanos a Crianças e Adolescentes Date: Mon, 18 Jan 2010 09:04:21 -0300 AGRADEÇO DE CORAÇÃO PELO MATERIAL ENVIADO, VAI SER DE GRANDE UTILIDADE, POIS ALEM DE SER TRABALHADO NA ESCOLA SERVIRÁ DE BASE PARA UM PROJETO QUE SERA DESENVOLVIDO NA CADEIA AQUI DE MINHA CIDADE. DEUS ABENÇOE!

Slide 35

----- Original Message ----- From: Alcinei Alves Barbosa To: Saara Nousiainen Cc: ALCINEI ALVES BARBOSA Sent: Saturday, April 17, 2010 11:49 PM Subject: Re: Novas aulas de valores humanos para a escola BELÍSSIMO PROJETO. NA ESCOLA ESTADUAL SANTOS DUMONT NA CIDADE DE PAI PEDRO MINAS GERAIS ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO COM PARTICIPAÇÃO EM MASSA DOS ALUNOS E PROFESSORES. PARABÉNS PARA A EQUIPE QUE ELABOROU ESSE MATERIAL. ATENCIOSAMENTE ALCINEI ALVES SUPERVISORA DA ESCOLA ACIMA CITADA.

Slide 36

From: Alzai Amorim To: caminhos2008@gmail.com Sent: Friday, May 20, 2011 9:00 AM Subject: Valores Humanos Olá, Saara.   Desde 2008 trabalhamos com Cinco Minutos de Valores Humanos. Obtivemos resultados excelentes...... Municipio de Coroatá - MA

Slide 37

Cinco minutos é um tempo curto o bastante para não atrapalhar o andamento normal das atividades escolares, mas é grande o suficiente para infundir nas novas gerações valores e mudanças na mentalidade, que farão toda a diferença em seu futuro e no futuro da sociedade na qual estiverem inseridos. 

Slide 38

Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola www.cincominutos.org Tel. 85 3249-6812 A melhor das heranças para nossos descendentes

Summary: Justificativa para a necessidade de inserção da disciplina de Valores Humanos no currículo escolar e o porquê de esta ser mais importante que a de Direitos Humanos.

Tags: valores humanos direitos escola currículo escolar disciplina

URL:
More by this User
Most Viewed
Previous Page Next Page
Valores Humanos na escola (vídeo)
Valores Huma...
 
 
 
Previous Page Next Page