A Vida e Obra de Pitágoras

+205

No comments posted yet

Comments

Tainara (2 years ago)

ei

Slide 1

A Vida e Obra de Pitágoras Não sabes quem foi Pitágoras ? Ainda vais a tempo de aprender :) Entra nesta aventura connosco …

Slide 2

Introdução : Com este trabalho temos a iniciativa de dar a conhecer aos nossos colegas um pouco mais sobre a vida , as obras e muitas outras curiosidades sobre Pitágoras . Temos também a esperança que fiquem a gostar mais de matemática , porque por vezes pode ser engraçada . * aponta todas as tuas dúvidas num papel para no fim as expores.

Slide 3

Quem foi Pitágoras ? Pitágoras era um dos maiores filósofos e matemáticos da antiguidade. era filho de um gravador, Mnesarco. Nasceu cerca de 580 anos a.C. , em Samos, uma ilha do mar Egeu, ou, segundo alguns, em Sidon, na Fenícia. Muito pouco se sabe sobre a sua juventude, a não ser que conquistou prémios nos Jogos Olímpicos. Segundo uma lenda, a pitonisa do oráculo de Delfos avisou os pais de Pitágoras que o filho esperado seria um homem de extrema beleza, inteligência e bondade, e iria contribuir de forma única para o benefício de todos os homens.

Slide 4

Na sua infância … Quando a criança nasceu, os seus progenitores chamaram-lhe Pitágoras em homenagem à pitonisa que havia previsto para ele uma vida incomum. De entre as lendas que cercam a vida de Pitágoras, algumas asseguram que ele na verdade não era um homem comum, mas sim um deus que tomara a forma de ser humano para melhor guiar a humanidade e ensinar a filosofia, a ciência e a arte. Todos os factos da aparência física de Pitágoras são possivelmente fictícios, excepto a descrição de uma marca de nascimento que tinha na coxa.

Slide 5

Já na sua juventude ! Até aos 18 anos teve como mestre Hermodamas de Samos e mais tarde sofreu a influência de mestres como Ferécides de Siros, Pherekydes, Thales de Mileto e seu pupilo Anaximandro. Estes dois últimos terão introduzido em Pitágoras  ideias de matemática e de astronomia e Thales, em particular, tê-lo aconselhado a viajar para o Egipto para aprender mais sobre estes temas. Desde a sua juventude, Pitágoras realizou inúmeras viagens e peregrinações. Numa dessas, foi ao Egipto, onde permaneceu cerca de 25 anos. Aqui terá tomado parte de muitas conversas com sacerdotes, nos templos, de onde extraiu conhecimentos que fundamentariam o seu ensinamento futuro.

Slide 6

Escola Pitagórica . Pitágoras durante a idade adulta fez muitas viagens , e teve a ideia de abrir uma escola na sua terra para transmitir conhecimentos aos habitantes de lá , mas essa ideia fracassou devido a virtude da inimizade que criou com um tirano de Samos, Policrates. Pitágoras não desistindo , partiu para Magna Grécia , em Itália , onde em Crotona , fundou a sua desejada escola ,que não era uma simples escola, mas sim uma comunidade filosófica, religiosa e política.

Slide 7

Quais as condições , e regras da escola . Para entrar na escola de Pitágoras, os candidatos eram submetidos a provas, tanto físicas como psicológicas. Ao entrarem, os alunos teriam de doar todos os seus bens pessoais para um fundo comum e seguir todas as regras do seu mestre, tais como, serem vegetarianos, não usarem peles de animais, não comerem feijão e atribuírem a Pitágoras todas as descobertas que fizessem.

Slide 8

Teorema de Pitágoras. Os lados de um triângulo rectângulo são designados por: - catetos - lados que formam o ângulo recto; - hipotenusa - lado oposto ao ângulo recto.   Teorema de Pitágoras - Num triângulo rectângulo, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.   Porquê?    A área do quadrado construído sobre a hipotenusa é igual à soma das áreas dos quadrados construídos sobre os catetos.   ex: a2= b2+ c2 ou, por outras palavras que a área do quadrado A1 é igual à soma das áreas dos quadrados A2 e A3.

Slide 9

Teorema de Pitágoras (imagens)

Slide 10

Curiosidades . Os aspectos matemáticos dos magníficos trabalhos de arte e arquitectura, tais como os Jardins Suspensos, em Babilónia, e a Esfinge e as Pirâmides no Egipto, bem como outras das sete maravilhas do mundo antigo não devem ter passado despercebidos a Pitágoras, que deve também ter sido confrontado com as ideias religiosas e filosóficas do Oriente. Depois da morte de Pitágoras por volta de 500 a. C. e da destruição do centro de Crotona, onde a maioria dos membros da Escola Pitagórica foram mortos, a filosofia e o misticismo dos números espalhou-se pelo mundo grego através dos restantes pitagóricos.

Slide 11

Conclusão Este trabalho deu muito prazer a fazer , pois pudemos divertirmo-nos em grupo, enquanto aprendíamos. Esperemos continuar a fazer coisas proveitosas como estas . E um conselho , encarem a matemática sem medo , pois a matemática é um “jogo divertido” .  não é Stôra ? ^^

Slide 12

Fim Agora sim , podes colocar todas as duvidas que tiveste ao longo do trabalho . Não tiveste ? MELHOR . Obrigado pela colaboração :)

Slide 13

Trabalho realizado por: Ana Sofia Marques Ana Catarina Monteiro Filipe Costa Goulart

URL:
More by this User
Most Viewed