Atitudes Benéficas para o Meio Ambiente por Alex Minck

+7

No comments posted yet

Comments

Slide 1

Algumas Atitudes Benéficas para o Meio Ambiente Por Alex Minck 1ª Parte www.webcentral.com.br/tiete

Slide 2

apresentadas por Piraporinha

Slide 3

Piraporinha personagem criado pelo morador piraporano Diego Hernane em 2002.

Slide 4

Um dos grandes problemas da poluição dos mananciais vem de um hábito difícil de mudar:

Slide 5

o óleo de fritura O óleo de fritura usado é jogado nas pias do encanamento. Ele contêm muitos nutrientes e com isso surgem muitas bactérias, onde um litro de óleo pode contaminar até um milhão de litros de água. Separe o óleo em garrafas PET para doá-lo a ONGs que fazem biodiesel com ele.

Slide 6

esgoto Não deixar de forma alguma ir esgoto in natura para um lago ou rio ,pois o mesmo contêm muitos nutrientes que vão ser digeridas pelas bactérias  e com esse excesso de alimentos propiciar uma situação para haver super população das mesmas e matando a vida aquática saudável do rio ou lago.

Slide 7

Cada um fazendo a sua parte Cada pessoa tem de fazer a sua parte, independente de governos Para isso, cada casa deveria ter uma fossa séptica.

Slide 8

Fossa Séptica Toda casa deveria ser obrigada a ter uma fossa séptica antes de lançar seus esgotos na rede de coleta de esgotos da cidade,afim de diminuir a carga de esgotos jogados na rede de esgotos e o setor publico estimular os habitantes para isso, com a redução de cobrança nas taxas dos esgotos coletados daqueles que fizerem a fossa séptica em suas casas.

Slide 9

esquema fossa séptica 1

Slide 10

esquema fossa séptica 2

Slide 11

esquema fossa séptica 3

Slide 12

captação da água da chuva É preciso construir um sistema para captação, filtragem e armazenamento da água. A captação é feita com a instalação de um conjunto de calhas no telhado, que direcionam a água para um tanque subterrâneo ou cisterna, onde ela será armazenada.

Slide 13

sabão em pó Usar moderadamente o sabão em pó ,pois os mesmos contêm sulfatos ,que depois nos esgotos ajudam a produzir vários gases na digestão anaeróbia .

Slide 14

resíduos de comida no esgoto Conscientizar para que na pia da cozinha não deixar descer resíduos sólidos de comida no encanamento,para isso usar o ralinho,e depois despejá-los no lixo. Lembrando que esta atitude individual , quando executado em coletividade, ajudará muito a não agravar mais o problema da poluição.

Slide 15

cachorros nos quintais A mesma sugestão para as pessoas que tem cachorros nos quintais. Ao lavar nossos quintais das nossas casas,onde nosso cachorro vive,recolher todas fezes dele num jornal , para a lata de lixo e não jogar ralo abaixo diluído na água usando a mangueira.

Slide 16

Dica de ração para cães Rações de baixo custo , servem para poluir mais. Procure boas marcas e que nas especificações das embalagens e nas especificações tenham a porcentagem de extrato etéreo de 8 % para cima. Boas marcas importadas chegam a 20 % de extrato etéreo, com isso o cachorro come menos,se alimenta melhor,faz menos fezes e menos cheiro.

Slide 17

sacolinhas plásticas Ao fazer compras, leve sua própria sacola, de preferência as de pano resistente. Com esse gesto simples,você deixará de participar da farra das sacolinhas plásticas, que entopem cada vez mais os lixões das grandes cidades.

Slide 18

consumir produtos locais e da estação. Eles não precisam ser transportados de longa distância e, por isso, a emissão de carbono e de poluição é mínima. Saiba que a última moda nos melhores restaurantes da Itália é o “cardápio 0 km”. eles servem apenas pratos feitos com ingredientes provenientes de produtores da vizinhança.

Slide 19

pilhas e baterias Não jogue pilhas e baterias de celular velhas no lixo. Elas contêm substâncias tóxicas que contaminam o solo e os lençóis freáticos. Separe todas elas e procure um posto de coleta perto da sua casa. Aproveite para diminuir o consumo de pilhas descartáveis com o uso de pilhas recarregáveis.

Slide 20

aparelhos ligados na tomada Os aparelhos que ficam dia e noite em modo stand by são mais uma nova invenção em nome do conforto. Só esqueceram de dizer que isso consome energia sem necessidade. Puxe a tomada de todos eles quando não estiverem em uso e tenha certeza: o valor de sua conta de luz vai cair bastante. Quem nunca esqueceu o carregador do celular ligado na tomada. Acredite: esses pequenos descuidos gastam energia elétrica.

Slide 21

geladeira Na hora de comprar eletrodomésticos, escolha os mais eficientes. É possível reconhecê-los pelo selo do Procel (nas marcas nacionais) ou Energy Star (nos importados). Detalhe: Ao comprar uma geladeira ou refrigerador comprar o modelo certo.Exemplo uma geladeira de 2 portas modelo 320 litros para 3 pessoas numa casa está errado pois este modelo já seria para uma família acima de 4 pessoas ,lembrando que a geladeira consome 40% ou mais da energia de uma casa num mês.

Slide 22

geladeira II de tempos em tempos, a camada de gelo que se forma no congelador deve ser retirada O excesso de gelo no congelador é prejudicial ao bom funcionamento de seu refrigerador, pois exige maior empenho do motor , ficará com o motor mais tempo ligado. Por isso, sempre que o gelo atingir a espessura de um lápis comum (+- 7,0mm) é hora de fazer o desgelo .

Slide 23

geladeira II explicação Caso continue com a camada, o sensor (termostato) que fica no interior da geladeira vai informar que o frio não é o bastante para o que foi regulado e assim o motor continuará funcionando por longos períodos para atingir a temperatura desejada. O gelo funciona como um isolante entre o evaporador (que é o congelador) e o interior da geladeira. Caso não tivesse a capa de gelo, em menor tempo seria alcançado a temperatura desejada com economia de energia.

Slide 24

selo Procel nos eletrodomésticos O selo PROCEL tem por objetivo orientar o consumidor no ato da compra, indicando os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria. Também objetiva estimular a fabricação e a comercialização de produtos mais eficientes, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e a redução de impactos ambientais.

Slide 25

lâmpadas fluorescentes Idéia luminosa é trocar as lâmpadas incandescentes do banheiro, da cozinha, da lavanderia ou da garagem pelas fluorescentes. O motivo é para lá de convincente: elas duram até 10 vezes mais, são mais eficientes e economizam até um terço de energia elétrica.

Slide 26

plante uma árvore Ela pode absorver até 1 tonelada de CO2 durante sua vida e é bom abrigo para aves locais. Todo ser humano deveria plantar e ser guardião de uma árvore. Se você é daqueles que não gostam de sujar as mãos, ao menos inscreva-se em programas de plantio pela internet, como o Clickarvore.

Slide 27

garrafas pet Sempre que possível recolher uma garrafa pet, para reciclagem ,para que a mesma não se torne um fator a mais de poluição , indo parar em bueiros e rios. Dê preferência para embalagens retornáveis de bebidas em geral.

Slide 28

meio ambiente Para ajudarmos o meio ambiente devemos sempre na medida do possível ,saber o que vai acontecer com as coisas que usamos no dia a dia e que depois são descartadas pela sociedade em geral. A mesma conscientização deve acontecer com a água depois de utilizada.

Slide 29

se preocupar com a água 1) A razão para o ser humano se preocupar com a água é que ,enquanto a humanidade não para de crescer a quantidade de água permanece a mesma.

Slide 30

população mundial No tempo de Cristo a população do nosso planeta era de 130 milhões de habitantes. Em 1650 havia cerca de 500 milhões de pessoas 12 de outubro de 1999: a população mundial atinge 6 bilhões de pessoas

Slide 31

Planejamento Familiar com Controle de Natalidade Orientar as futuras famílias,que devem fazer um planejamento familiar, baseado em um controle de natalidade . Pois a cada ser humano concebido, este gera um impacto ambiental(consumo de água, alimentos, e geração de lixo e poluição). Uma família com menos filhos geralmente pode cuidar e educar melhor os filhos.

Slide 32

aumento de consumo 2) Aumento de consumo de água per capita devido a mudanças de higiene,de novos hábitos e devido a tecnologia de distribuição de água nas casas .

Slide 33

consumo médio de água · Ano 1800 - 1 pessoa consumia no máximo 50 litros dia. · Ano 2003 - 1 pessoa (São Paulo) consumia em média 130 litros por dia. .Ano 2008 - consumo médio diário de água no país é de 200 litros por pessoa. ONU aponta consumo de 180 litros como suficiente ao ser humano Por isso devemos refletir muito nas nossas ações futuras

Slide 34

despreze os produtos descartáveis. Escolha os feitos para serem duráveis, como era nos tempos de nossos avós. Tenha a certeza de que com essa simples atitude você estará dando o pontapé inicial para diminuir a quantidade de lixo que a humanidade produz.

Slide 35

Coleta Seletiva Sistema de recolhimento de materiais descartados para serem reciclados ou mesmo reutilizados. Exercite esta atitude no seu dia a dia.

Slide 36

Reciclagem É um processo de transformação de materiais(plástico,papel,metal e vidro) em novos produtos. Isto economiza matéria prima,água e energia ,diminuindo muito a quantidade de desejos nos aterros sanitários.

Slide 37

Materiais a serem reciclados

Slide 38

Ensine Oriente Convença aquele amigo, parente ou vizinho mais cético de que as atitudes aqui sugeridas podem ajudar a mudar o mundo para melhor. Se você é o cético, comece a convencer-se disso. Afinal, alguém tem de fazer alguma coisa para reverter esse jogo a favor da sustentabilidade.

Slide 39

comunidade Participe de sua comunidade, seja voluntário de uma instituição próxima da sua casa ou do trabalho. Doe um pouquinho do seu tempo para quem precisa.

Slide 40

alienação Fuja da alienação e influencie pessoas. Estar sempre bem informado também é um bom exemplo de atitude cidadã. Procure ler mais para ficar atualizado nos assuntos de interesse geral como política, economia, meio ambiente e sustentabilidade.

Slide 41

Final Lembrando que Todas estas Pequenas Atitudes Individuais, Citadas Anteriormente nos Slides , Quando Executadas em Coletividade, Ajudarão Muito a Diminuir o Impacto da Poluição Produzida pela Humanidade. www.webcentral.com.br/tiete

Summary: Atitudes Benéficas para o Meio Ambiente por Alex Minck

Tags: atitudes benéficas meio ambiente alex minck

URL: