Textos e gêneros textuais

+478

No comments posted yet

Comments

rehan (8 months ago)

Download Here From link: http://gg.gg/medifiredownload

chrisprah (3 years ago)

textos e gêneros textuais

garayj2 (4 years ago)

yo

garayj2 (4 years ago)

yo

garayj2 (4 years ago)

yo

layse (5 years ago)

existe a possibilidade de fazer o download desse material?

raelwitt (5 years ago)

muito bom

sildobre (5 years ago)

Genero textuais

Slide 1

COLÉGIO ADVENTISTA DE CASTELO BRANCO TEXTO E GÊNEROS TEXTUAIS Salvador 2009

Slide 2

Conceitos Texto Texto é uma seqüência verbal (palavras), oral ou escrita, que forma um todo que tem sentido para um determinado grupo de pessoas em uma determinada situação.  O texto pode ter uma extensão variável: uma palavra, uma frase ou um conjunto maior de enunciados, mas ele obrigatoriamente necessita de um contexto significativo para existir. Seu nível de linguagem pode ser formal, coloquial, informal, técnico. Para você pensar Você sabia que o conceito de texto não se limita à linguagem verbal (palavras)? O texto pode ter várias dimensões, como o texto cinematográfico, o teatral, o coreográfico (dança e música), o pictórico (pintura), etc. 

Slide 3

Textualidade Textualidade é um conjunto de características que fazem com que um texto seja considerado como tal, e não como um amontoado de palavras e frases. Você foi visitar um amigo que está hospitalizado e, pelos corredores, você vê placas com a palavra "Silêncio". A palavra "Silêncio" está dentro de um contexto significativo por meio do qual as pessoas interagem: você, como leitor das placas, e os administradores do hospital, que têm a intenção de comunicar a necessidade de haver silêncio naquele ambiente. Assim, a palavra "Silêncio" é um texto. Dois blocos de sete fatores são os responsáveis pela textualidade qualquer discurso: Fatores semântico/formal (coerência e coesão); Fatores pragmáticos (intencionalidade, aceitabilidade, situcionabilidade, informatividade e intertextualidade).

Slide 4

Tipos textuais Tipos textuais referem-se à estrutura composicional do texto. Hoje, admite-se cinco tipos textuais: descrição, narração, dissertação, exposição  e injunção. Você sabia: Os textos injutivos são aqueles que indicam procedimentos a serem realizados. Nesses textos, as frases, geralmente, são no modo imperativo. Bons exemplos desse tipo de texto são as receitas e os manuais de instrução.

Slide 5

Atenção É muito importante não confundir tipo textual com gênero textual. Os tipos, como foi dito, aparecem em número limitado. Já os gêneros textuais são praticamente infinitos, visto que são textos orais e escritos produzidos por falantes de uma língua em um determinado momento histórico. O gêneros textuais, portanto, são diretamente ligados às práticas sociais. Alguns exemplos de gêneros textuais são carta, bilhete, aula, conferência, e-mail, artigos, entrevistas, discurso etc. Assim, um tipo textual pode aparecer em qualquer gênero textual, da mesma forma que um único gênero pode conter mais de um tipo textual. Uma carta, por exemplo, pode ter passagens narrativas, descritivas, injuntivas e assim por diante.

Slide 6

Gêneros textuais Situação determina qual usar. Gênero de texto refere-se às diferentes formas de expressão textual. Nos estudos da Literatura, temos, por exemplo, poesia, CRÔNICAS, contos, prosa, etc. Os gêneros textuais englobam estes e todos os textos produzidos por usuários de uma língua. Assim, ao lado da crônica , do conto, vamos também identificar a carta pessoal, a conversa telefônica, o email, e tantos outros exemplares de gêneros que circulam em nossa sociedade.

Slide 7

Preste atenção! Piadas, anúncios, poemas, romance, carta de leitor, notícia, biografia... São muitos os gêneros de texto que circulam por aí. São as situações que definem qual utilizar. O que podemos fazer quando queremos:  saber como chegar a um endereço desconhecido por nós? Consultar o "guia de ruas" da nossa cidade, ou perguntar a alguém que conhece o trajeto...  escolher um filme para ir assistir no cinema? Pesquisar no jornal ou pedir opinião a um amigo...  conversar com parentes que estão longe? Telefonar, mandar carta ou e-mail...  criar um clima de descontração com amigos? Contar piadas, conversar...

Slide 8

distrair uma criança? ler um conto de fadas, brincar de adivinhações... Em todas as situações acima, usamos diferentes gêneros de texto (a definição de texto, aliás, é um enunciado verbal que faz sentido em para alguém em determinada situação). Situações diversas, finalidades diversas, diferentes gêneros. Não importa qual o gênero, todo texto pode ser analisado sob três características: O assunto: o que pode ser dito através daquele gênero; O estilo: as palavras, expressões, frases selecionadas e o modo de organizá-las; O formato: a estrutura em que cada agrupamento textual é apresentado.

Slide 9

Assistam ao filme e se aprofunde ainda mais!

Slide 10

Referências CIPRO, Neto Pasquale e INFANTE, Ulisses. Gramática da língua portuguesa. São Paulo: Scipione. 2008. CEREJA, William Roberto e MAGALHÃES, Thereza Cochar. Texto e interação: uma proposta de produção textual a partir de gêneros e projetos. São Paulo: Atual. 2005. SARMENTO, Leila Lauar e TUFANO, Douglas. Português: literatura, gramática, produção de texto. São Paulo: Moderna. 2004.

URL: