A coruja e a águia - Interpretação de texto e exercícios

+16

No comments posted yet

Comments

Slide 1

Professora: Édina Moura Vianna Informática educativa

Slide 3

Interpretação de texto A coruja e a águia

Slide 8

Clique sempre na resposta correta: Fábula é: Um texto narrativo baseado em fatos reais, que busca ensinar às pessoas como cuidar do meio ambiente. Uma narrativa figurada, na qual as personagens são geralmente animais que possuem características humanas. Uma narrativa futurista de fatos que ainda poderão ocorrer em qualquer parte do mundo.

Slide 9

Muito bem!!! Você acertou.

Slide 10

Segundo o texto: A águia e a coruja sempre foram amigas, mas andavam se desentendendo ultimamente. Águia e coruja eram inimigas, pois devoravam os filhotes uma da outra. A coruja não gostava da águia porque ela achava seus filhotes muito feios.

Slide 11

Muito bem!!! Você acertou.

Slide 12

De acordo com o texto: A águia e a coruja propuseram uma trégua provisória até que seus filhotes crescessem. A águia não aceitou o acordo proposto pela coruja e comeu os filhotes de sua inimiga. A águia e a coruja estavam cansadas de tanta guerra e, por isso, resolveram decretar uma trégua e fazer as pazes.

Slide 13

Muito bem!!! Você acertou.

Slide 14

A águia desrespeitou o acordo feito com a coruja? Sim, pois ela devorou todos os filhotes da coruja. Não, pois ela não sabia que aqueles passarinhos tão feiosos eram os filhos de sua nova amiga.

Slide 15

Muito bem!!! Você acertou.

Slide 16

A coruja mentiu ao falar das características de seu filhote? Sim, pois ela disse à águia que seus filhos eram lindos e perfeitos e isso era mentira. Não, pois como ela é mãe, para ela seus filhotes eram realmente lindos e ela não teve intenção de faltar com a verdade.

Slide 17

Muito bem!!! Você acertou.

Slide 18

Qual dos ditados populares abaixo serviria de moral para essa fábula? Quem ama o feio, bonito lhe parece. Filho feio não tem pai. Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.

Slide 19

Muito bem!!! Você acertou.

Slide 20

Diga-me com quem andas e te direi quem és. Para retrato de filho, ninguém acredite em pintor. Em terra de cego, quem tem um olho é rei. Qual dos ditados abaixo também serviria de moral para essa fábula?

Slide 21

Muito bem!!! Você acertou.

Slide 22

Separe as sílabas das palavras e destaque seus dígrafos: águia ninho filhos filhotinhos guerra

Slide 23

Escreva uma frase para cada substantivo:

Slide 24

Você concluiu sua tarefa. Parabéns!!! Professora Édina

Slide 25

Que pena... Você errou. Tente novamente.

Summary: Atividade interativa de interpretação da fábula A coruja e a águia, acompanhada de alguns exercícios sobre sílaba e frase.

Tags: leitura interpretação informática educativa fábula

URL: