Arte Pre-Historica Brasileira

+61

No comments posted yet

Comments

Slide 1

Arte Pré-Histórica Brasileira Disciplina: Arte Prof. Magno Anchieta

Slide 2

Introdução Muito antes dos portugueses chegarem ao Brasil já existia habitantes nessa terra. Essa constatação se deu através de várias pesquisas feitas por historiadores, antropólogos e arqueólogos a partir de achados de objetos executados em osso, pedra, marfim, enre outros materiais.

Slide 3

No Planalto Central é que se registraram os traços mais antigos dos primeiros grupos primitivos que se deslocaram do sul para norte ou do sudeste para a área do Prata.

Slide 4

Nos sítios da região de Rio Claro, em São Paulo, há propostas de uma antigüidade de 14 a 20 mil anos. Em Lagoa Santa, MG, tem-se uma idade maior que 9 mil anos e, mais especificamente, na Lapa Vermelha, 15 mil anos, ou mais.

Slide 5

Do Piauí, contudo, é que provém as datações mais antigas, até agora registradas e fixadas por análises radiocarbônicas. No município de São Raimundo Nonato, no Piauí, foram encontradas pinturas e gravuras, feitas nas paredes das cavernas que eram provavelmente usadas como abrigos naturais.

Slide 6

O Parque Nacional Serra da Capivara está localizado no sudeste do Estado do Piauí, ocupando áreas dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias.

Slide 7

O que é Pré-História? Chamamos de Pré-História ao período compreendido aproximadamente entre 500.000 a 3.500 anos antes do nascimento de Cristo. Podemos dizer também que é o período que antecede o surgimento da escrita.

Slide 8

Pinturas Rupestres no Brasil As Pinturas rupestres foram feitas nas paredes rochosas de cavernas durante a Pré-História, e no Brasil foram encontradas em vários sítios arqueológicos espalhados pelo Brasil, entre eles:

Slide 9

Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, no Piauí; Gruta de Desenho no Vale do Peruaçu, Lagoa Santa e Montalvania em Minas Gerais; Gruta dos Búzios e Toca do Cosmo, na Bahia, Pedra Lavrada do Ingá, na Paraíba; Lajeado, Tocantins; Morro das Figuras, em Carolina, no Maranhão.

Slide 10

Tipos de Pinturas Rupestres As pinturas rupestres foram divididas em dois grupos: um com características naturalistas; e outro com motivos geométricos.

Slide 11

Pintura Rupestre Naturalista As pinturas com características naturalistas, registravam cenas de figuras humanas representando o homem e a mulher caçando em grupos e isolados, ou ainda figuras de animais como: serpente, veado, onça, pássaros, peixes e insetos, além de astros e órgãos sexuais que eram coloridos com pigmentos minerais e vegetais, predominando a cor vermelha.

Slide 12

Gruta do Desenho, Lapa do Caboclo, Vale do Peruaçu – Minas Gerais.

Slide 13

Nicho Policrômico - Toca do Boqueirão da Pedra Furada - Serra da Capivara - PI

Slide 14

Figuras de animais em paredão rochoso, GO. Foto: Irmhild Wust

Slide 15

Sítio : Xique-Xique I - Carnaúba dos Dantas - Seridó - RN

Slide 16

Sítio : Xique-Xique I - Carnaúba dos Dantas - Seridó - RN

Slide 17

Sítio : Furna do Caboclo - Seridó - RN

Slide 18

Sítio : Xique-xique IV - Seridó - RN

Slide 19

Sítio : Xique-Xique I - Carnaúba dos Dantas - Seridó - RN

Slide 20

Sitio: Vale do Peruaçu – Minas Gerais.

Slide 21

Morro das Figuras. Próximo à cachoeira da Prata, Chapada das Mesas, a 40 km de Carolina - recentemente descobertas, (acredita-se ser de autoria de índios craôs descendentes dos tupis-guaranis).

Slide 22

Pintura Rupestre Geométrica As pinturas com motivos geométricos são representadas por linhas, pontos, círculos, cruzes, espirais e triângulos.

Slide 23

Gravuras geométricas encontradas em sítio (abrigo), região do alto Araguaia, MT. Foto: Erika González

Slide 24

Detalhe de inscrição rupestre (reprodução). Rio Tocantins, Lajeado, TO. Acervo: Museu de Arqueologia e Etnologia - USP Reconstituição digital: José Luiz M. de Castro Neto

Slide 25

Detalhe de inscrição rupestre geométrica. Rio Tocantins, Lajeado, TO. Acervo: Museu de Arqueologia e Etnologia - USP Reconstituição digital: José Luiz M. de Castro Neto

Slide 26

Imagens do sítio Buraco d’Água, registradas por Carlos Ott (1945), em Campo Formoso – BA.

Slide 27

Lapa de Rezar, Vale Peruaçu, Minas Gerais

Slide 28

As Itacoatiaras. Pedra Lavrada do Ingá – Paraíba.

Slide 29

Gravuras rupestres. Caldeirão do Deolindo, Parque Nacional da Serra da Capivara. Fonte: http://www.fumdham.org.br

Slide 30

Estilo Várzea Grande As pinturas encontradas em São Raimundo Nonato, consideradas de estilo Várzea Grande, foram equiparadas às de Altamira na Europa, por sua plasticidade de figuras zoomórficas e antropomórficas, apresentando cenas com muitos personagens e temas variados, além de bastante dinamismo, gravadas com traços firmes e coloridos, com predominância do vermelho.

Slide 31

Sítio : Toca do Salitre - Serra da Capivara - PI

Slide 32

Sítio : Toca da Entrada do Baixão da Vaca - Serra da Capivara - PI

Slide 33

Pinturas sobrepostas em paredão rochoso. Parque Nacional da Serra da Capivara. Toca do Boqueirão da Pedra Furada, PI. Acervo: Zanettini/Documento Foto: Erika González

Slide 34

Pinturas sobrepostas em paredão rochoso. Parque Nacional da Serra da Capivara. Toca do Boqueirão da Pedra Furada, PI. Fonte: http://www.fumdham.org.br/

Slide 35

Pintura escolhida para a logomarca do Parque Nacional da Serra da Capivara. Toca do Boqueirão da Pedra Furada, PI. Fonte: http://www.fumdham.org.br/

Slide 36

Sítio : Toca do Morcego - Serra da Capivara - PI

Slide 37

Pinturas sobrepostas em paredão rochoso. Parque Nacional da Serra da Capivara. Toca do Boqueirão da Pedra Furada, PI. Fonte: http://www.fumdham.org.br/

Slide 38

Preservação Os registros e a conservação da arte Pré-Histórica no Brasil deixam muito a desejar, pois a maioria das grutas foram destruídas com a extração de calcário feita pelas fábricas de cimento. A Pré-História termina com o aparecimento da escrita, apesar de ainda hoje existirem civilizações vivendo em condições primitivas de vida.

Slide 39

Fim

Summary: Slides sobre a Arte Pré-Histórica Brasileira.

Tags: arte pré-história brasil pré-histórica

URL: