Funções da linguagem

+156

No comments posted yet

Comments

rehan (11 months ago)

Download Here From link: http://gg.gg/medifiredownload

robson (3 years ago)

Aula

Slide 1

COLÉGIO ADVENTISTA DE SALVADOR FUNÇÕES DA LINGUAGEM Salvador 2009

Slide 2

Linguagem Linguagem é qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação de idéias ou sentimentos através de signos convencionais, sonoros, gráficos, gestuais etc., podendo ser percebida pelos diversos órgãos dos sentidos, o que leva a distinguirem-se várias espécies de linguagem: visual, auditiva, tátil, etc., ou, ainda, outras mais complexas, constituídas, ao mesmo tempo, de elementos diversos.  

Slide 3

Para melhor compreensão das funções de linguagem, torna-se necessário o estudo dos elementos da comunicação. Elementos da comunicação Emissor - emite, codifica a mensagem; Receptor - recebe, decodifica a mensagem; Mensagem - conteúdo transmitido pelo emissor; Código - conjunto de signos usado na transmissão e recepção da mensagem; Referente - contexto relacionado a emissor e receptor; Canal - meio pelo qual circula a mensagem. Observação: as atitudes e reações dos comunicantes são também referentes e exercem influência sobre a comunicação

Slide 4

Conceituando Funções da linguagem são recursos de ênfase que atuam segundo a intenção do produtor da mensagem, cada qual abordando um diferente elemento da comunicação. Um texto pode apresentar mais de uma função enfatizada. O modelo a seguir foi proposto por Roman Jakobson no livro Lingüística e Comunicação (1970). Um outro lingüista propôs uma sétima função, a lúdica. Ela se encaixa nos textos como "uni duni tê, salameminguê".

Slide 5

Modelo de Roman Jakobson 1 Função emotiva ou expressiva 2 Função referencial ou denotativa 3 Função apelativa ou conativa 4 Função fática 5 Função poética ou estética 6 Função metalingüística 7 Ligações externas

Slide 6

Função emotiva ou expressiva A mensagem é centrada nas opiniões e emoções do emissor. Geralmente usa-se a 1ª pessoa do singular, interjeições e exclamações. O texto é pessoal, subjetivo. Exemplos: autobiografias, memórias, poesia lírica e cartas de amor.

Slide 7

Função referencial ou denotativa A mensagem é centrada no referente (contexto relacionado a emissor e receptor). O emissor procura fornecer informações da realidade, sem a opinião pessoal, de forma objetiva, direta, denotativa. A ênfase é dada ao conteúdo, às informações. Geralmente usa-se a 3ª pessoa do singular. Exemplos: textos jornalísticos, científicos, etc.

Slide 8

Função apelativa ou conativa A mensagem é centrada no receptor e organiza-se de forma a influenciá-lo. Geralmente usa-se a 2ª e 3ª pessoa, vocativos e imperativo. Exemplos: discursos, sermões, textos de publicidade e propaganda.

Slide 9

Função fática O canal é posto em destaque. O interesse do emissor é emitir e simplesmente testar ou chamar a atenção para o canal. Exemplos típicos da função fática são: "alô", "pronto", "oi", "tudo bem?" "boa tarde", "sentem-se", etc. Ou na propaganda, de forma a chamar a atenção, a tipografia, layout, etc.

Slide 10

Função poética ou estética É aquela que põe em evidência a forma da mensagem, ou seja, que se preocupa mais em "como dizer" do que com "o que dizer". A mensagem é posta em destaque, chamando a atenção para o modo como foi organizada. É afetiva, sugestiva, conotativa, metafórica. Valorizam-se as palavras e suas combinações. Exemplos: linguagem figurada apresentada em obras literárias, letras de música, em algumas propagandas. Características: Subjetividade Figuras de linguagem Brincadeiras com o código

Slide 11

Função metalingüística O código lingüístico é posto em destaque. Usa-se o código para falar dele mesmo. Exemplos: dicionários, gramáticas, textos que analisam textos, poemas que abordam o assunto da poesia.

Slide 12

Referências CIPRO, Neto Pasquale e INFANTE, Ulisses. Gramática da língua portuguesa. São Paulo: Scipione. 2008. CEREJA, William Roberto e MAGALHÃES, Thereza Cochar. Texto e interação: uma proposta de produção textual a partir de gêneros e projetos. São Paulo: Atual. 2005. SARMENTO, Leila Lauar e TUFANO, Douglas. Português: literatura, gramática, produção de texto. São Paulo: Moderna. 2004.

URL: