origem dos seres vivos

+35

No comments posted yet

Comments

alexs (6 years ago)

slide trabalho....

Slide 1

A ORIGEM DOS SERES VIVOS A Terra formou-se há cerca de 4,5 bilhões de anos. Sua superfície era constituída por magma quente.

Slide 2

As rochas teriam se formado a seguir, com o resfriamento da superfície do planeta. As rochas mais antigas datam de 3,9 bilhões de anos.

Slide 5

Durante esse período, modificações importantes teriam surgido nas condições ambientais, possibilitando o aparecimento da vida

Slide 6

Como teria sido, então, a origem dos primeiros seres vivos?

Slide 7

COMO RESPONDER ESSA QUESTÃO?

Slide 8

GERAÇÃO ESPOTÂNEA Também conhecida como abiogênese. Seres vivos eram gerados espontaneamente a partir da matéria bruta.

Slide 9

BIOGÊNESE Todos os seres vivos originam-se de outros seres vivos.

Slide 10

BIOGÊNESE x ABIOGÊNESE Francesco Redi em 1668, concluiu que os vermes que surgiam nos cadáveres em decomposição nada mais seriam que larvas de moscas.

Slide 11

Needham 1745 John Needham realizou experimentos que submetia à fervura frascos contendo substâncias nutritivas. Após a fervura, fechava os frascos com rolha e deixava-os em repouso por alguns dias. Observou a presença de microrganismos.

Slide 12

O que Needham quis provar com este experimento?

Slide 13

Spallanzani 1770 Spallanzani colocou substâncias nutritivas em balões de vidros, fechando-os herméticamente. Os balões eram colocados em caldeirões com água e submetidos à fervura durante algum tempo. Deixava esfriar por alguns dias e então abria. Nenhum organismo estava presente.

Slide 14

Spallanzani contestou as idéias de Needham, o que prova seu experimento?

Slide 15

Pasteur 1860 Coloca-se um líquido nutritivo dentro de um balão de pescoço longo. Entorta-se o bico e submete o balão à fervura. Após a fervura deixa-se o balão esfriar. Com isso, a água condensada retém partículas do ar.

Slide 17

Hipóteses sobre a origem da vida Origem extraterrestre (Panspermia)‏ Origem por criação divina (Criacionismo)‏ Origem por evolução química

Slide 18

Os seres vivos não se originam na Terra, mas em outros planetas, e Panspermia foram trazidos por meio de esporos ou formas de resistência em meteoritos que caíram e continuam a cair na Terra.

Slide 19

Criacionismo Esta idéia, de forte cunho religioso, afirma que os seres vivos foram criados por uma entidade divina e que desde então possuem a mesma forma.

Slide 20

Origem por evolução química Os cientistas afirmam que a vida deve ter surgido da matéria inanimada, com associações entre as moléculas, formando substâncias cada vez mais complexas, que acabaram se organizando de modo a originar os primeiros seres vivos.

Slide 21

Hipótese de Oparin e Haldane Os primeiros seres vivos surgiram de moléculas orgânicas que teriam se formado na atmosfera primitiva e depois nos oceanos, a partir de substâncias inorgânicas.

Slide 22

Os gases da da atmosfera primitiva eram: H2O água CH4 metano NH3 amônia H2 hidrogênio CO2 Gás carbônico

Slide 23

Descargas elétricas (raios) e as radiações ultravioletas forneciam energia para... H2O água CH4 metano NH3 amônia H2 hidrogênio + radiação ultravioleta CO2 Gás carbônico

Slide 24

A formação das primeiras moléculas orgânicas. As moléculas orgânicas eram arrastadas pelas chuvas e se acumulavam nos mares primitivos.

Slide 25

Esse processo repetido durante milhares de anos, teria transformado os mares em verdadeiras “sopas nutritivas”, ricas em matéria orgânica.

Slide 26

Essas moléculas poderiam ter-se agregado, formando os coacervatos ou coacervados. Essas moléculas poderiam ter-se agregado, formando os coacervatos ou coacervados. Esses coacervados não eram seres vivos, mas uma primitiva organização das substâncias orgânicas.

Slide 27

Primeiras células Dentre as substâncias orgânicas que teriam se desenvolvido na “sopa nutritiva”, destaca-se o DNA. A fusão entre os coacervatos e o DNA teria originado as primeiras células vivas.

Slide 28

Então, como provar o surgimento de moléculas orgânicas, à partir, de substâncias simples. (assista ao vídeo “poeira das estrelas – vida”

Slide 29

O experimento de Miller A possibilidade de ter ocorrido evolução gradual dos sistemas químicos foi testada pela primeira vez pelo americano Stanley Miller em 1953.

Slide 30

Miller construiu um aparelho que simulava as condições daTerra primitiva e introduziu neles os componentes da atmosfera primitiva: Amônia, hidrogênio, metano e vapor d'água. Simulou o ciclo da água e os raios que castigavam a Terra primitiva

Slide 32

Após alguns dias Miller observou uma mudança de aspecto na água que estava no sistema. O resultado foi a presença de moléculas orgânicas, dentre elas, aminoácidos, substâncias que formam as proteínas.

Slide 33

Evolução do metabolismo Todos os seres vivos necessitam de alimento. Temos aqueles que produzem seu próprio alimento e são chamados autótrofos. Aqueles que se alimentam de outros seres vivos ou de seus restos são chamados heterótrofos.

Slide 34

Hipótese heterotrófica Nesta hipótese os primeiros organismos eram fermentadores, pois, degradavam o alimento na ausência de oxigênio.

Slide 35

Os seres heterotróficos aumentaram rapidamente, a ponto de faltar alimento na “sopa primitiva”. O nível de gás carbônico ficou muito alto. Nesse ponto, surgiram seres capazes de produzir seu próprio alimento e oxigênio (fotossintetizantes). Com isso, favoreceu o surgimento de organismos que se alimentavam desses produtores de alimento e utilizavam o oxigênio para respirar.

Slide 36

Hipótese heterotrófica Fermentação Fotossíntese Respiração

Slide 37

Hipótese autotrófica Em 1977, foram descobertas fontes termais submarinas que emanam gases quentes e sulforosos. Muitas bactérias que vivem aí são autótrofas, não por fotossíntese, mas por quimiossíntese.

Slide 38

Alguns cientistas acreditam que os primeiros seres vivos obtinham energia para o metabolismo a partir de substâncias sulfurosas e muito quentes.

URL:
More by this User
Most Viewed