história da comunicação

+43

No comments posted yet

Comments

Slide 1

HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO

Slide 2

Primórdios da Comunicação Humana Desde início dos tempos o homem tenta se comunicar com os seus semelhantes, de várias maneiras ao longo dos séculos A linguagem evoluiu em paralelo com a espécie humana O hemisfério esquerdo do cérebro é responsável pela compreensão da fala O Homo Erectus (400 mil anos atrás) não tinha o centro de fala muito desenvolvido e se comunicava através de grunhidos, rosnados e gestos. Ao surgir o Homo Sapiens, fisicamente mais adaptado para a emissão da fala, veio também uma grande evolução da linguagem. Além da linguagem e da fala, o homem primitivo deixou-nos ainda outro legado, as pinturas rupestres.

Slide 3

Primórdios da Comunicação Humana Pinturas rupestres de Lascaux, França

Slide 4

Primórdios da Comunicação Humana Em 3000 A.C., surge a escrita cuneiforme, criada pelos Sumérios na Mesopotâmia Passado pouco tempo e um pouco pela influência da Suméria, surgem os hieróglifos egípcios e a escrita na Índia. Apesar de avançada, a escrita suméria era composta porsímbolos que tinham um significado, e podia ser lida apenas de uma forma muito vaga. Na 1º metade do 2º milênio a.c. surgiram as linguagens logo-silábicas na Anatólia, vale Indu e China. Os Gregos, no ano de 800 A.C., separam as consoantes das vogais e chegam a um alfabeto completo. Representação cuneiforme.

Slide 5

O aparecimento do papel Os Mouros desenvolveram a técnica para a zona sul da Europa Na metade do século XV foi criado o papel maleável que tornou a impressão dos livros mais prática e trouxe desenvolvimento à área. O “papel barato” e ao alcance de todos só apareceu em 1840 com a introdução do processo de confecção da pasta de papel a partir da resina das árvores. Papiro egípcio Depois de desenvolver um alfabeto e uma linguagem era preciso de um suporte físico para estes. Em 105 D.C. o papel foi feito pela primeira vez por Cai Lun,da corte do Imperador Chinês Hedi através de bambu. Até ser introduzida em 610 no Japão esta arte ficou confinada à China, só sendo introduzida no ano de 800 no Egito.

Slide 6

A Impressão em Série No ano de 1438 Gutenberg, ferreiro Alemão, desenvolveu a prensa de Gutenberg, que revolucionaria toda a impressão dos documentos Usava moldes de letras, embebidos em tinta e ordenados de maneira a formar o texto pretendido Ganha bastante notoriedade ao, em 1456, imprimir a Bíblia que ainda hoje é o livro mais impresso e mais vendido em todo o mundo Esta invenção permitiu a redução do custo de produção dos livros, que eram todos manufaturados Foi também a base para a invenção do linotipo, que aproveita a tecnologia da prensa de Gutenberg de uma forma mais versátil

Slide 7

O Surgimento do Rádio No último quarto do sec.XIX os cientistas tentavam transmitir mensagens entre dois pontos, sem fios. O rádio em si não teve um inventor único, sendo uma contribuição de vários cientistas: James Maxwell contribuiu com a teoria das ondas eletromagnéticas. Rudolf Hertz foi o primeiro a gerar essas ondas eletricamente. Em 1896 o italiano Guglielmo Marconi transmitiu sinais a uma distância de aproximada de 1,6km. Um ano depois, transmitiu para um barco a 29km da costa. Em 1899 estabeleceu comunicação comercial entre a Inglaterra e a França. Ao fazer um sinal de rádio atravessar o oceano Atlântico em 1901, mostrou ao mundo o potencial da sua invenção.

Slide 8

O Surgimento do Cinema Em 1895 os irmãos Lumiére criam o cinematógrafo, que possibilitava a exibição de imagens em movimento, através da gravação sucessiva de várias imagens consecutivas. O cinematógrafo era bastante versátil pois permitia gravar e projetar os filmes. O primeiro filme do mundo foi gravados pelos irmãos Lumiére e foi o La Sortie des Usines Lumière, exibido em Paris. Depois deste feito os irmãos Lumiére não pararam e foram fazendo vários outros filmes, documentários e a primeira novela.

Slide 9

A Invenção da Televisão Só mais tarde empresas como a EMI, a BBC e a RCA perceberam o potencial da televisão e dos lucros que esta tecnologia poderia dar, e investiram no desenvolvimento das tecnologias de suporte ao desenvolvimento da televisão. Após a fase inicial, e passado alguns anos, todo o lar tinha uma televisão. Foi impulsionada pela invenção do cinematógrafo.  Não se consegue atribuir-lhe um inventor por ter tido contribuições de várias origens. A emissão televisiva começou em 1936, na Inglaterra, mas o seu desenvolvimento foi refreado por falta de tecnologia disponível.

URL: