fluxo de energia e ciclos de matéria

+90

No comments posted yet

Comments

beneditoaa (3 years ago)

1

Slide 1

Nos ecossistemas, há transferências contínuas de matéria e energia entre os seres vivos e o meio. O Sol é a principal fonte de energia dos ecossistemas. A alimentação constitui a forma de transferência de energia e de matéria entre os seres vivos de um ecossistema. Hugo Novo e Laura Moura Sustentabilidade da Terra Ecossistemas Fluxo de energia e ciclos de matéria

Slide 2

A energia solar é captada pelas plantas, transformada em energia química e, através da alimentação passa aos outros organismos, não mais voltando ao sol. A matéria mineral é transformada em matéria orgânica pelas plantas (produtores) e transferida aos outros organismos (consumidores) através da alimentação. Os decompositores “transformam” a matéria orgânica de cadáveres, restos e excreções dos seres vivos em matéria mineral que assim fica novamente disponível para as plantas. Hugo Novo e Laura Moura Sustentabilidade da Terra Ecossistemas Fluxo de energia e ciclos de matéria

Slide 3

Sustentabilidade da Terra Ecossistemas Fluxo de energia e ciclos de matéria Hugo Novo e Laura Moura Uma cadeia alimentar é uma sequência de organismos interligados por relações de alimentação. A posição que cada ser vivo ocupa numa cadeia alimentar corresponde ao seu nível trófico.

Slide 4

Os produtores (autotróficos) ocupam o 1º nível trófico. O consumidores (heterotróficos) ocupam os níveis tróficos seguintes. Os consumidores primários alimentam-se de produtores e ocupam o segundo nível trófico. Hugo Novo e Laura Moura Sustentabilidade da Terra Ecossistemas Fluxo de energia e ciclos de matéria

Slide 5

Os consumidores secundários alimentam-se de consumidores primários e ocupam o terceiro nível trófico. Hugo Novo e Laura Moura Sustentabilidade da Terra Ecossistemas Fluxo de energia e ciclos de matéria

Slide 6

Hugo Novo e Laura Moura Sustentabilidade da Terra Ecossistemas Fluxo de energia e ciclos de matéria Só parte da energia assimilada por um nível trófico é transferida para o nível trófico seguinte. Por isso, geralmente, as cadeias alimentares não têm mais do que cinco níveis tróficos.

Slide 7

Sustentabilidade da Terra Ecossistemas Fluxo de energia e ciclos de matéria Hugo Novo e Laura Moura Uma teia alimentar é o conjunto das várias cadeias alimentares de um ecossistema interligadas entre si.

Slide 8

Sustentabilidade da Terra Ecossistemas Fluxo de energia e ciclos de matéria Hugo Novo e Laura Moura As pirâmides ecológicas representam a transferência de energia e matéria ao longo de uma cadeia alimentar.

Slide 9

Sustentabilidade da Terra Ecossistemas Fluxo de energia e ciclos de matéria Hugo Novo e Laura Moura Os ciclos de matéria e o fluxo de energia tendem a manter os ecossistemas em equilíbrio dinâmico. O equilíbrio dinâmico da população é caracterizado por flutuações cíclicas ao longo do tempo.

Slide 10

Sustentabilidade da Terra Ecossistemas Fluxo de energia e ciclos de matéria Hugo Novo e Laura Moura Ao longo do tempo, os ecossistemas vão mudando quer devido a alterações nos factores abióticos quer por modificação das suas comunidades.

URL:
More by this User
Most Viewed