ONU – Organização das Nações Unidas

+21

No comments posted yet

Comments

Slide 1

ONU – Organização das Nações Unidas Sede das Nações Unidas - NY Atual emblema da ONU

Slide 2

Antecedentes da ONU A precursora das Nações Unidas foi a Sociedade das Nações (também conhecida como "Liga das Nações"), organização concebida durante a Primeira Guerra Mundial e estabelecida em 1919.

Slide 3

Sua função era promover a mediação entre nações através de um organismo coletivo, não pelo equilíbrio militar entre as potências. A Liga das Nações dissolveu-se formalmente em 18 de abril de 1946, quando cedeu seus organismos à ONU. Termo Nações Unidas = países aliados

Slide 4

Mais tarde, adotou-se como nome da organização mundial que surgiu do acordo entre os vencedores. A Declaração das Nações Unidas, assinada por 26 Estados em 1º de janeiro de 1942, expressava a vontade das potências aliadas de não firmar nenhum armistício em separado.

Slide 5

San Francisco, em 25 de Abril de 1945, redigiu-se a Carta das Nações Unidas. Assinada em 26 de Junho e entrou em vigor em 24 de Outubro. Firmada por 51 estados: os 26 que haviam assinado a Declaração das Nações Unidas, outros vinte que haviam declarado guerra às potências do Eixo (Alemanha, Itália e Japão).

Slide 6

A conferência de San Francisco foi à primeira assembléia internacional da história moderna que não transcorreu sob o domínio de nações européias. Todas as regiões do mundo estiveram representadas

Slide 7

Objetivos e princípios da ONU manutenção da paz internacional; a defesa dos direitos humanos; o estabelecimento de relações amistosas entre as nações, com base no princípio de autodeterminação dos povos; a cooperação dos países na solução de problemas internacionais de ordem econômica, social, cultural e humanitária; constituir-se em centro de convergência das ações dos estados na luta pelos objetivos comuns.

Slide 8

Órgãos principais. As Nações Unidas têm seis órgãos principais: a Assembléia Geral Conselho de Segurança Conselho Econômico e Social

Slide 9

Conselho de Tutela Corte Internacional de Justiça Secretariado

Slide 10

Assembléia Geral A única corporação em que todos os membros das Nações Unidas estão representados é a Assembléia Geral. Cada membro pode enviar cinco representantes, mas só tem direito a um voto.

Slide 11

Para poder ser membro da organização, um Estado tem de cumprir certos requisitos, como procurar a paz, aceitar a Carta de San Francisco, acatar as obrigações que ela estabelece, e, por fim, ser aceito pelos outros membros. A admissão de um novo Estado tem de ser aprovada pela Assembléia por recomendação do Conselho de Segurança.

Slide 12

LULA

Slide 14

Conselho de Segurança Por mandato da Carta, o Conselho de Segurança é responsável em primeira instância pela manutenção da paz e da segurança internacionais. Formado inicialmente por 11 membros, em 1965 passou a ter 15. Cinco destes são membros permanentes (Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China) que dispõem do direito de veto (voto negativo, que paralisa a ação do Conselho).

Slide 15

Desde 1971, a República Popular da China substituiu a China nacionalista (Formosa, ou Taiwan) como membro permanente. Com a extinção da União Soviética, em 1991, a Rússia substituiu-a como membro permanente. O restante do Conselho está constituído de cinco países da África e Ásia, dois da América Latina e três da Europa e outras partes do mundo.

Slide 16

Conselho Econômico e Social Os 54 membros do Conselho Econômico e Social são eleitos pela Assembléia Geral. Esse órgão encarrega-se de dirigir e coordenar o sistema de atividades econômicas, sociais, humanitárias e culturais das Nações Unidas.

Slide 17

Organismos especializados da ONU United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO). Fundo Monetário Internacional (FMI) Organização para a Agricultura e Alimentação (FAO) Organização Internacional do Trabalho (OIT) Organização Mundial de Saúde (OMS).

Slide 19

Idiomas oficiais A ONU utiliza 6 línguas oficiais: árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo. Quase todas as reuniões oficiais são traduzidas simultaneamente para estas línguas. Quase todos os documentos oficiais, em suporte de papel e "on-line", são traduzidos para estes seis idiomas. Em algumas dependências, as conferências e os documentos de trabalho são só em francês e inglês ou em espanhol, francês e inglês e as publicações realizam-se nestes dois ou três idiomas.

Slide 20

Principais contribuintes para o orçamento da Organização

Slide 21

Atuais Estados Membros Em 2006 a ONU tem representação de 192 Estados-Membros.   Adicionalmente aos estados-membros, há os estados observadores não membros: a Santa Sé (Cidade do Vaticano), que mantém um observador permanente em uma missão no escritório das Nações Unidas.

Tags: onu ong

URL: