A CONSTRUÇÃO DO NÚMERO

+2

No comments posted yet

Comments

Slide 1

A CONSTRUÇÃO DO NÚMERO Utilização de Material Dourado como Recurso Didático Prof. Silvia Gomes BLOG: http://o-prazer-em-aprender.blogspot.com.br/

Slide 2

O QUE É MATERIAL DOURADO? O Material Dourado é um dos materiais idealizados pela médica e educadora italiana Maria Montessori para o trabalho com matemática.

Slide 3

Princípios Montessorianos para a Educação Sensorial: desenvolver na criança a independência, confiança em si mesma, a concentração, a coordenação e a ordem; gerar e desenvolver experiências concretas estruturadas para conduzir, gradualmente, a abstrações cada vez maiores; fazer a criança, por ela mesma, perceber os possíveis erros que comete ao realizar uma determinada ação com o material; trabalhar com os sentidos da criança.

Slide 4

"Material das Contas Douradas"

Slide 5

QUAL ERA O PROBLEMA DESSE TIPO DE MATERIAL? Essa configuração em contas soltas permitia que as próprias crianças compusessem as dezenas e centenas, mas a imprecisão das medidas dos quadrados e cubos se constituía num problema.

Slide 6

CONTRIBUIÇÕES DE LUBIENSKA DE LENVAL Modificou o material inicial e o construiu em madeira O nome "Material Dourado" vem do original "Material de Contas Douradas". Em analogia às contas, o material apresenta sulcos em forma de quadrados.

Slide 7

MATERIAL DOURADO EM MADEIRA

Slide 8

MATERIAL DOURADO ADAPTADO EM PAPEL QUADRICULADO

Slide 9

MATERIAL DOURADO ADAPTADO EM EVA

Slide 10

MATERIAL DOURADO PLANIFICADO

Slide 11

ORIENTAÇÕES DE USO: Inicialmente pedir às crianças que elas mesmas atribuam nomes aos diferentes tipos de peças do material e criem uma forma própria de registrar o que vão fazendo. É conveniente que o professor trabalhe durante algum tempo com a linguagem das crianças para depois adotar os nomes convencionais: cubinho, barra, placa e bloco.

Slide 12

Construindo Números: OBJETIVO: fazer com que o aluno perceba as relações entre as peças e compreenda as trocas no Sistema de Numeração Decimal: 1 cubinho representa 1 unidade; 1 barra equivale  a 10 cubinhos equivalem (1 dezena ou 10 unidades); 1 placa equivale a 10 barras ou 100 cubinhos  (1 centena, 10 dezenas ou 100 unidades); 1 cubo equivale a 10 placas 1000 ou 100 barras ou 1000 cubinhos (1 unidade de milhar,10 centenas, 100 dezenas ou 1000 unidades).

Slide 13

Vídeo 1: Construindo Números

Slide 14

Perceber que toda notação é um dos muitos modos válidos para expressar seu pensamento e suas formas de raciocínio.

Slide 15

Vídeo 2: Realizando trocas

Slide 16

PERGUNTAS REALIZADAS PELO PROFESSOR PARA POTENCIALIZAR A ATIVIDADE: - Quantos cubinhos eu preciso para formar uma barra? - Quantas barras eu preciso para formar uma placa? - Quantos cubinhos eu preciso para formar uma placa? - Quantas barras eu preciso para formar um bloco? - Quantas placas eu preciso para formar um bloco? 

Slide 17

Vamos fazer um trem? OBJETIVOS: - perceber as relações que existem entre as peças do material dourado; - compreender os conceitos de sucessor e antecessor. METODOLOGIA     O professor pode pedir que os alunos façam um trem. O primeiro vagão do trem será formado por 1 cubinho, e os vagões seguintes por um cubinho a mais que o anterior. O último vagão será formado por 1 barra.     Quando as crianças terminarem de montar o trem o professor pode incentivá-las a desenhar o trem e registrar o código de cada vagão.     É importante que o professor considere as várias possibilidades de construção do trem e de registro encontradas pelos alunos.

Slide 19

Vídeo 3: Subtração com Material Dourado:

Slide 20

Construção de Material Dourado Planificado Com a caneta preta e a régua marque o EVA horizontalmente de 1 em 1 cm até 50 cm Marque o EVA verticalmente de 1 em 1 cm até 40cm Trace as linhas

Slide 22

4- Conte dez quadradinhos horizontais e dez quadradinhos verticais e recorte a folha de EVA em centenas. 5- Separe 9 placas de centenas, elas ficarão inteiras

Slide 23

6- Recorte uma placa em 100 quadradinhos

Slide 24

7- Recorte 10 placas em dezenas

Slide 25

Formem duplas para jogar 1- Jogo um: “Representando Números” 2- Jogo dois: “Nunca Dez” 3- Jogo três: “Quem Zera Ganha”

Slide 26

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA: CARDOSO, Virgínia Cardia. Materiais Didáticos para as quatro operações, São Paulo,   2ª edição, IME-USP, 1995. GRASSESCHI, Maria Cecília, ANDRETTA, Maria Capucho, SANTOS, Aparecida Borges. PROMAT - Projeto Oficina de Matemática, volumes 1, 2, 3 e 4, São Paulo, FTD, 1995. KOTHE, Siegfried. Pensar é divertido, São Paulo, E.P.U., 1977. OCHI, Fusako Hori; Paulo, Rosa M.; Yokoya, Joana H.; Ikegami, João Kasuwo. O uso de quadriculados no ensino da Geometria. IME-USP, São Paulo, 1992. ROSA NETO, Matemática a partir da ação, volumes 1 e 2, São Paulo, editora Ática, 1993.

Slide 27

Planejamento PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE PARA O _________ ANO: Tipo de atividade:_____________________Data da Aplicação:__/__/2012 Proposta de Atividade ___________________________________________________________ OBJETIVOS PARA O PROFESSOR: ______________________________________________________ CONTEÚDOS: ______________________________________________________ ETAPAS PREVISTAS Agrupamentos_______________________________________ Explicação Inicial _______________________________________________________________ Perguntas realizadas durante a atividade a fim de potencializar a reflexão dos alunos: ______________________________________________________________

Slide 28

  RECURSOS: __________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ TEMPO DA ATIVIDADE_________________________________   AVALIAÇÃO: ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________     Nota de rodapé: Planejamento elaborado por __________________________________ em parceria com a professora Silvia Gomes de Andrade Cardozo.

Slide 29

Observação do planejamento das acadêmicas da UNIR- PIBID

Summary: slides para o Curso de Material Dourado

Tags: material dourado

URL:
More by this User
Most Viewed