Os Quatros Pilares da Educação

+9

No comments posted yet

Comments

rosinababy (2 years ago)

Hi Dear, How are you today Um, i am miss ROSINA by name, i wish to have you as my friend so shall we be good friends ? I want us to base on mutual friendship because A 'Hello' today can mean a friendship tomorrow. Friendship is a word, the very sight of which in print makes the heart warm. A stranger is just a friend you haven't met yet; we got to take time to be friendly because it's the road to happiness so reach me at (rosinaedward@yahoo.com) i will send you my photo thanks. My best regards, ROSINA

Slide 1

Os Quatros Pilares da Educação para o século XXI e suas implicações. Sala do educador 2012 Área de Ciências Humanas

Slide 2

Conceitos baseados no relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre a Educação XXI – Jacques Delors Os pilares são quatro e os saberes e competências a se adquirir são apresentadas, aparentemente divididos. Segundo Delors “ a prática pedagógica deve preocupar-se em desenvolver quatro aprendizagens fundamentais que são os pilares para o conhecimento.”

Slide 3

PILARES PARA O CONHECIMENTO: Aprender a : CONHECER; FAZER; CONVIVER; SER.

Slide 4

APRENDER A CONHECER: Adquirir instrumentos da compreensão: Seja: prazerosa,valorize a curiosidade. Pensar o conhecimento: Como uma forma de construir o novo, reconstruir o velho e reinventar o pensar.

Slide 5

Aprender para conhecer = Aprender a Aprender, exercitando a atenção, a memória e o pensamento.

Slide 6

Aprender a Fazer: Estar preparado para : Trabalhar em equipe, desenvolver o espírito cooperativo/humildade, reelaborar conceitos/trocar, ter iniciativa/intuição, resolver conflitos/ser flexível.

Slide 7

A questão é! Como o aluno por em prática os seus conhecimentos e como adaptar a educação ao trabalho

Slide 8

Consequências A aprendizagem deve evoluir e não mais serem consideradas como simples TRANSMISSÃO DE PRÁTICAS MAIS OU MENOS ROTINEIRAS. EMPREGADORES HOJE – substituem competência material por uma combinação (qualificação + formação técnica + formação profissional + comportamento social + aptidão trabalho equipe + capacidade de iniciativa + gosto pelo risco)

Slide 9

Aprender a Conviver:

Slide 10

A educação é capaz de evitar ou resolver conflitos? A aprendizagem de viver representa hoje – um dos maiores desafios da educação, pois vivemos em um mundo cheio de Violência e Competição. A EDUCAÇÃO deve utilizar da descoberta do outro e ao longo da vida a participação em projetos comuns.

Slide 11

A descoberta do outro A educação tem a missão – transmitir conhecimento sobre a diversidade da espécie humana; leva-los a consciência das semelhanças e da interdependência seres humanos; Deve descobrir primeiro a SI MESMO, então poderão pôr-se no lugar do outro e compreender suas reações. A educação formal – deve iniciar projetos de cooperação e estimular a participação em atividades sociais.

Slide 12

Aprender a ser:

Slide 13

O Ensino - Aprendizagem Voltado apenas para a absorção de conhecimento– É OBJETO DE PREOCUPAÇÃO. Deve dar lugar ao ensinar a pensar, saber comunicar-se e pesquisar, ter raciocínio lógico, fazer sínteses e elaborações teóricas, ser independente e autônomo, enfim SER SOCIALMENTE COMPETENTE.

Slide 14

Uma Educação fundamentada 4 pilares sugere: Relacionar o tema com a experiência do estudante e de outros personagens do contexto social; Desenvolver a pedagogia da pergunta (Paulo Freire); Proporcionar uma relação dialógica com o estudante; Envolver o estudante num processo que conduz a resultados, conclusões ou compromissos com a prática; Oferecer um processo de auto aprendizagem e co-responsabilidade no processo de aprendizagem; Utilizar o jogo pedagógico com o principio de construir o texto.

Slide 15

Referência: DELORS, Jacques (coord). Os quatros pilares da educação. In: Educação um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortezo,p.89-102. FREIRE, Paulo e FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1985.

URL: