Gravidez na Adolescência

+97

No comments posted yet

Comments

cleiton (3 years ago)

cleiton

Slide 1

Gravidez na Adolescência Trabalho realizado por: Elisabete Magalhães Filipa Mascarenhas

Slide 2

Índice Introdução O que significa uma gravidez na adolescência? Gravidez Indesejada na adolescência Qual a forma de tornar toda esta situação mais fácil? De Criança para Adulta Percentagem de métodos contraceptivos usados na adolescência A excepção à regra Juno Imagens

Slide 3

Introdução Nós quisemos realizar este trabalho porque achamos o tema muito interessante e muito importante porque existem cada vez mais jovens a engravidar indesejadamente.

Slide 4

O que significa uma gravidez na adolescência? A adolescência assume-se como um importante período da vida, que corresponde a diferentes tomadas de posição sentidas ao nível social, familiar e também sexual. A puberdade marca o início da vida reprodutiva de rapazes e raparigas, sendo caracterizada por mudanças fisiológicas e psicológicas. Uma gravidez na adolescência implica um duplo esforço de adaptação fisiológica e uma conciliação de duas realidades que convergem num único momento: estar grávida e ser adolescente.

Slide 5

Gravidez Indesejada na adolescência Uma gravidez indesejada na adolescência ocorre por várias razões: Porque o método contraceptivo falhou ou pela má utilização do mesmo, ou até pela não utilização do método contraceptivo; Pela existência do pensamento mágico de que “só acontece aos outros”, ou ainda, por crendices e mitos à volta das relações sexuais, como por exemplo: na primeira vez não há risco de ficar grávida ou que quando “se faz de pé” não há problema.

Slide 6

Qual a forma de tornar toda esta situação mais fácil? Se a família e as pessoas mais próximas da adolescente que engravida forem capazes de acolher a notícia com compreensão, harmonia e respeito, a gravidez tem maior possibilidade de decorrer sem problemas e até de forma gratificante. A jovem deve ser apoiada na tomada de decisões e o seu bem-estar afectivo é fundamental. A adolescente tem necessidade de exprimir e partilhar sentimentos sem se sentir julgada, antes compreendida e aceite. Deverá possuir conhecimentos que lhe permitam compreender a maternidade e aceitar as mudanças corporais inerentes. A gravidez na adolescência é, enfim, um problema que deve ser levado a sério e que não deve ser subestimado nem pelos adolescentes, nem pelos educadores e professores. É possível manter os comportamentos normais na adolescência, continuar a sair com os amigos e namorar, mas de forma diferente, mais ponderada.

Slide 7

De Criança para Adulta Muitas das jovens de hoje em dia, não têm a “sorte” desta rapariga. Hoje em dia as jovens engravidam muito cedo e por isso têm de abdicar da escola. Enquanto que esta rapariga pelo menos conseguiu acabar o 12º, o que já é muito bom.

Slide 8

Percentagem de métodos contraceptivos usados na adolescência

Slide 9

A excepção à regra Em muitos casos quando uma jovem engravida, o namorado deixa-a. Este é um dos poucos casos em que eles decidem ter a criança e ficarem juntos

Slide 10

JUNO O filme mostra situações de uma menina de 16 anos chamada Juno, que engravida de seu companheiro de classe Bleeker, e desiste de fazer um aborto. Com a ajuda do pai, da madrasta e da melhor amiga Leah, a jovem adolescente procura o casal "perfeito" para criar seu filho, e encara situações delicadas e incomuns para sua maturidade.

Slide 11

Imagens

Tags: gravidez na adolescência

URL: