GEOGRAFIA – 5º ANO Região Norte

+110

No comments posted yet

Comments

anamariamartins (3 months ago)

regiao

anamariamartins (3 months ago)

regiao

Esmael (1 year ago)

d

hannekeila (4 years ago)

Muito bom. Como posso salvar

Slide 1

REGIÃO NORTE GEOGRAFIA – 5º ANO

Slide 2

A GRANDE FLORESTA A floresta amazônica é a maior floresta tropical do mundo. Mata de terra firme: Maior parte da floresta amazônica. Terreno elevado Não ocorrem inundações. Arvores altas: Castanheiras Mata de igapó: Terrenos baixos e alagados. Vitórias-régias Mata de várzea: Áreas alagadas apenas nos períodos de cheia dos rios. Seringueiras

Slide 3

MATA DE TERRA FIRME ÁRVORES ALTAS COMO A CASTANHEIRA. TERRENOS MAIS ELEVADOS . NÃO OCORREM INUNDAÇÕES.

Slide 4

MATA DE IGAPÓ TERRENOS BAIXOS, SEMPRE ALAGADOS.

Slide 5

MATA DE VÁRZEA Fica entre a mata de igapó e a mata de terra firme. MATA DE TERRA FIRME MATA DE IGAPÓ MATA DE VÁRZEA

Slide 6

A RIQUEZA DA FLORESTA AMAZÔNICA ESTÁ EM SUA GRANDE DIVERSIDADE. Na floresta amazônica existem inúmeras espécies de vegetais e animais.

Slide 7

A floresta amazônica não se localiza apenas no território brasileiro. A floresta amazônica se estende por outros países: Bolívia Peru Equador Colômbia Venezuela Suriname e Guiana Francesa

Slide 8

O Grande rio: O Rio Amazonas O rio Amazonas nasce na cordilheira dos Andes, no Peru. Lá ele é chamado de Marañon. Ao entrar no Brasil, ele passa a ser chamado de Solimões. Quando encontra o Rio Negro, Ele recebe o nome de Amazonas.

Slide 9

O Rio Amazonas é o maior rio em volume de águas, mas não é o mais extenso. Sua foz é no Oceano Atlântico.

Slide 10

O Rio Amazonas é um rio de planície, mas ele e seus afluentes têm grande potencial para gerar energia elétrica. Madeira, Tapajós e Xingu são afluentes do Rio Amazonas, o principal rio da Bacia Amazônica. É a principal via de circulação da Região Norte.

Slide 11

OS POVOS DA FLORESTA INDÍGENAS CASTANHEIROS SERINGUEIROS RIBEIRINHOS ELES CONHECEM A FLORESTA E SABEM USAR AS PLANTAS COMO MEDICAMENTO.

Slide 12

Os povos da floresta vivem da caça, da pesca, da agricultura e do extrativismo vegetal. Os povos da floresta procuram causar o menor impacto possível ao ambiente porque a floresta é o seu meio de sustento. Vamos preservar a floresta! O desmatamento deixa o solo pobre e sem nutrientes. As plantas não sobrevivem sem nutrientes.

URL: