SLIDES SOBRE O PROJETO DE PESQUISA

+32

No comments posted yet

Comments

quelidornelles (1 year ago)

power point interessante

Slide 1

PROJETO DE PESQUISA De acordo com as Normas da ABNT Professora Silvia Gomes de Andrade

Slide 2

1- INTRODUÇÃO Na introdução o aluno deverá explicar o assunto que deseja desenvolver Desenvolver genericamente o tema Anunciar a idéia básica Delimitar o foco da pesquisa Situar o tema dentro do contexto geral da sua área de trabalho Descrever as motivações que levaram à escolha do tema Definir o objeto de análise: O QUÊ SERÁ ESTUDADO?

Slide 3

2- OBJETIVOS Aqui o aluno deverá descrever o objetivo concreto da pesquisa que irá desenvolver: o que se vai procurar. A apresentação dos objetivos varia em função da natureza do projeto. Nos objetivos da pesquisa cabe identificar claramente o problema e apresentar sua delimitação. Apresentam-se os objetivos de forma geral e específica.

Slide 4

O objetivo geral define o que o pesquisador pretende atingir com sua investigação. Os objetivos específicos definem etapas do trabalho a serem realizadas para que se alcance o objetivo geral. Podem ser: exploratórios, descritivos e explicativos

Slide 5

Utilizar verbos para iniciar os objetivos: Exploratórios (conhecer, identificar, levantar, descobrir) Descritivos (caracterizar, descrever, traçar, determinar) Explicativos (analisar, avaliar, verificar, explicar)

Slide 6

3- JUSTIFICATIVA (POR QUE FAZER?)   Consiste na apresentação, de forma clara, objetiva e rica em detalhes, das razões de ordem teórica ou prática que justificam a realização da pesquisa ou o tema proposto para avaliação inicial.

Slide 7

No caso de pesquisa de natureza científica ou acadêmica, a justificativa deve indicar: A relevância social do problema a ser investigado. As contribuições que a pesquisa pode trazer, no sentido de proporcionar respostas aos problemas propostos ou ampliaras formulações teóricas a esse respeito. O estágio de desenvolvimento dos conhecimentos referentes ao tema. A possibilidade de sugerir modificações no âmbito da realidade proposta pelo tema.

Slide 8

4- REVISÃO TEÓRICA (O QUE JÁ FOI ESCRITO SOBRE O TEMA?) Pesquisa alguma parte hoje da estaca zero. Mesmo que exploratória, isto é, de avaliação de uma situação concreta desconhecida em um dado local, alguém ou um grupo, em algum lugar, já deve ter feito pesquisas iguais ou semelhantes, ou mesmo complementares de certos aspectos da pesquisa pretendida. Uma procura de tais fontes, documentais ou bibliográficas, torna-se imprescindível para que não haja duplicação de esforços.

Slide 9

A citação das principais conclusões a que outros autores chegaram permite salientar a contribuição da pesquisa realizada, A literatura indicada deverá ser condizente com o problema em estudo. Citar literatura relevante e atual sobre o assunto a ser estudado. Apontar alguns dos autores que serão consultados. As citações devem especificar a fonte (AUTOR, ANO, PÁGINA) As citações e paráfrases deverão ser feitas de acordo com as regras da ABNT 6023, de2002.

Slide 10

5- METODOLOGIA (COMO FAZER?) Descrever sucintamente o tipo de pesquisa a ser abordada (bibliográfica, documental, de campo, etc. ) Delimitação e descrição (se necessário) dos instrumentos e fontes escolhidos para a coleta de dados: entrevistas, formulários, questionários, legislação doutrina, jurisprudência, etc. Indicar o procedimento para a coleta de dados, que deverá acompanhar o tipo de pesquisa selecionado

Slide 11

PROCEDIMENTOS DE COLETA DE DADOS: para pesquisa bibliográfica: indicar proposta de seleção das leituras (seletiva, crítica ou reflexiva, analítica); para pesquisa experimental; indicar o procedimento de testagem; para a pesquisa descritiva: indicar o procedimento da observação: entrevista, questionário, análise documental, entre outros.

Slide 12

TIPOS DE PESQUISA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PESQUISA DOCUMENTAL ESTUDO DE CASO PESQUISA AÇÃO

Slide 13

Pesquisa bibliográfica Base em livros e periódicos científicos; Compreende o universo de trabalho teóricos desenvolvidos em campos como o da filosofia, sociologia e antropologia.

Slide 14

Pesquisa documental Assemelha-se à pesquisa bibliográfica, todavia as fontes que a constituem são documentos e não apenas livros publicados e artigos científicos divulgados, como é o caso da pesquisa bibliográfica

Slide 15

Estudo de caso Estudo aprofundado e exaustivo de um ou de poucos objetos, de maneira a permitir o seu conhecimento amplo e detalhado.

Slide 16

Pesquisa-Ação é um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo.

Slide 17

EXEMPLO DE METODOLOGIA REFERENCIAL METODOLÓGICO DO MEU PROJETO DE TCC

Slide 18

6- CRONOGRAMA: (EM QUANTO TEMPO FAZER?) A elaboração do cronograma responde à pergunta quando? A pesquisa deve ser dividida em partes, fazendo-se a previsão do tempo necessário para passar de uma fase a outra. Não esquecer que há determinadas partes que podem ser executadas simultaneamente enquanto outras dependem das fases anteriores. Distribuir o tempo total disponível para a realização da pesquisa, incluindo nesta divisão a sua apresentação gráfica. exemplo

Slide 19

7- REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA As referências bibliográficas deverão ser feitas de acordo com as regras da ABNT NBR 6023/2002. Atenção para a ordem alfabética. Na bibliografia final listar em ordem alfabética todas as fontes consultadas, independente de serem de tipos diferentes.

Slide 20

8-ANEXOS E APÊNDICES Anexos: documentos não formulados pelo autor do trabalho como ilustrações, fotografias, leis, decretos. Apêndices: documentos elaborados pelo autor do trabalho como questionários, gráficos, tabelas...

Slide 21

VAMOS ANALISAR ALGUNS RESUMOS DE TESES E DISSERTAÇÕES E ENCONTRAR OS ELEMENTOS QUE FORAM UTILIZADOS NOS PROJETOS DE PESQUISA: OBJETIVOS, METODO E TÉCNICAS DE PESQUISA

URL:
More by this User
Most Viewed