1ª Geração do Romantismo

+360

No comments posted yet

Comments

phsoares (2 years ago)

ok

larycris (3 years ago)

mt bom!

Slide 1

1ª Geração do Romantismo

Slide 2

Introdução: O Romantismo, no Brasil, foi um período inicialmente de apenas uma atitude, um estado de espírito, o Romantismo toma mais tarde a forma de um movimento e o espírito romântico passa a designar toda uma a visão do mundo centrada no indivíduo . Os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano, amores trágicos, ideais utópicos e desejos .Para os românticos, o mundo real é sempre uma frustração de seus idealismos e sonhos. Daí a rebeldia dos poetas do mal- do -século.Esse desejo de fugir da realidade manifesta-se em atitudes como o desejo de morrer, o culto a solidão, a evasão no espaço e no tempo.O poeta tem maior liberdade formal em busca da musicalidade) , as comparações , metáforas e adjetivação são constantes para dar vazão a fantasia, as redondilhas são costumeiras tanto a menor como a maior, a natureza passa a integrar-se a história do ser humano que não é apenas bondade mas também é maldade..A mulher é sempre idealizada e inacessível , virgem , angelical ou até mesmo sensual, o amor em sua grandeza algumas vezes em forma paixão. O romantismo retrata as emoções mais profundas e os sentimentos são expressos através do poeta (autor) que expõe de tal forma a simbolizar o que sente de maneira bela e melancólica muitas vezes. A subjetividade e a emoção do eu ( autor) são marcas do romantismo. Que foi de suma importância para a crescimento da literatura brasileira.

Slide 3

Características: - Liberdade total no plano expressivo, ou seja, a "liberdade de expressão". - Arte voltada para as camadas populares - Sentimentalismo - Idealização da figura feminina - Índio: representa o nacionalismo e o passado pré-colonial - Exaltação da natureza - Sentimento nacionalista - Religiosidade - Saudosismo

Slide 4

Entre estas destacam-se: Nacionalismo:Exaltação da Pátria, de forma exagerada, em que somente as qualidades são enaltecidas. Indianismo:O índio era imaginado a partir do ideal cavalheiresco do romantismo medievalista europeu. Espírito nobre, seus valores são sobre tudo a honra, a honestidade, a franqueza e a lealdade.

Slide 5

Poetas Românticos que se destacaram: Gonçalves Magalhães: Considerado o homem que iniciou o Romantismo no Brasil, Domingos José Gonçalves de Magalhães nasceu em Niterói em 1811 e, após formar-se em medicina, viajou para a Europa, onde tomou contato com as idéias românticas. Em 1836, juntamente com Araújo Porto Alegre, Torres Homem e Pereira da Silva, fundou, em Paris, a "Niterói - Revista Brasiliense". Nesse mesmo ano publicou o livro "Suspiros Poéticos e Saudade", considerado como o marco inicial do Romantismo brasileiro. Em 1837, Gonçalves de Magalhães retornou ao Brasil e em 1847 ingressou na carreira diplomática. Foi exercendo essa função que o escritor faleceu, em Roma, no ano de 1882. Sua poesia, considerada fraca pela critica literária, cultivava os valores fundamentais do Romantismo na sua primeira fase, ou seja, a religião, o patriotismo etc.

Slide 6

Principais Obras: Poesias (1832) Suspiros Poéticos e Saudades (poesia - 1836) Discurso sobre a História da Literatura do Brasil(1836) Antônio José ou O Poeta e a Inquisição (teatro - 1838) Olgiato (teatro – 1839) A confederação dos Tamoios (poesia - 1856) Os mistérios (1857) Fatos do espírito humano (1865) Urânia (1862) Cânticos fúnebres (1864) A alma e o cérebro (1876) Comentários e pensamentos (1880).

Slide 7

Gonçalves Dias: O poeta Antônio Gonçalves Dias, que se orgulhava de ter no sangue as três raças formadoras do povo brasileiro (branca, indígena e negra), nasceu no Maranhão em 10 de agosto de 1823. Em 1840 foi para Portugal cursar Direito na Faculdade de Coimbra. Ali, entrou em contato com os principais escritores da primeira fase do Romantismo português. Em 1843, inspirado na saudade da pátria, escreveu "Canção do Exílio". No ano seguinte graduou-se bacharel em Direito. De volta ao Brasil, iniciou uma fase de intensa produção literária. Em 1849, junto com Araújo Porto Alegre e Joaquim Manuel de Macedo, fundou a revista "Guanabara". Em 1862 retornou à Europa para cuidar da saúde. Em 1864, durante a viagem de volta ao Brasil, o navio Ville de Boulogne naufragou na costa brasileira. Salvaram-se todos, exceto o poeta que, por estar na cama em estado agonizante, foi esquecido em seu leito.

Slide 8

Principais Obras: Primeiros contos, poesia (1846); Leonor de Mendonça, teatro (1847); Segundos cantos e Sextilhas de Frei Antão, poesia (1848); Últimos cantos (1851); Cantos, poesia (1857); Os Timbiras, poesia (1857); Dicionário da língua tupi (1858); Obras póstumas, poesia e teatro (1868-69); Obras poéticas, org. de Manuel Bandeira (1944); Poesias completas e prosa escolhida, org. de Antonio Houaiss (1959); Teatro completo (1979).

URL: