Os quatro pilares da Educação

+11

No comments posted yet

Comments

Slide 1

Crédito da imagem: http://leieposmira.blogspot.com.br/2011/08/slides-da-disciplina-de-tese-os-quatro.html Apresentação preparada por: Édina Moura Vianna Colaboração: Elcineia Cabral

Slide 2

Educação do Século XXI Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, publicado em forma de livro no Brasil, com o título Educação: Um Tesouro a Descobrir (UNESCO, MEC, Cortez Editora, São Paulo, 1999).

Slide 3

Conteúdos e conceitos Ideias, teorias, definições, representações... Procedimentos Capacidades, destrezas, habilidades, estratégias... Atitudes Valores sociais, solidariedade, empatia, gestão de conflitos... Atitudes Atitudes pessoais, autoestima, autonomia, responsabilidade... Adquirir os instrumentos de conhecimento Aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos e assim influir sobre o próprio entorno. Desenvolver atitudes e valores que possibilitem participar e cooperar na sociedade, respeitando a diversidade humana. Desenvolver-se enquanto indivíduo autônomo, ativo e independente. (Agrupa os três pilares anteriores.)

Slide 4

Aprender a compreender o mundo que nos rodeia. Conhecer a cultura, tendo em vista os avanços tecnológicos, econômicos e sociais, educar-se constantemente. Capacitar -se para adquirir conhecimentos que nos permitam desenvolver ao máximo nossas capacidades para o mercado de trabalho e para trabalhar em equipe. Aprender a conhecer as pessoas com quem convivemos, conhecer sua história, respeitar suas crenças e valores, saber conviver, viver o pluralismo, a compreensão mútua e a paz. Aprender a ser pessoas autônomas, com capacidade de julgamento frente a determinadas situações e aprender a ser responsáveis pelos próprios atos.

Slide 5

Aprender a compreender o mundo que nos rodeia. Conhecer a cultura, tendo em vista os avanços tecnológicos, econômicos e sociais, educar-se constantemente. Capacitar -se para adquirir conhecimentos que nos permitam desenvolver ao máximo nossas capacidades para o mercado de trabalho e para trabalhar em equipe. Aprender a conhecer as pessoas com quem convivemos, conhecer sua história, respeitar suas crenças e valores, saber conviver, viver o pluralismo, a compreensão mútua e a paz. Aprender a ser pessoas autônomas, com capacidade de julgamento frente a determinadas situações e aprender a ser responsáveis pelos próprios atos.

Slide 6

Os quatro pilares em Situações de aprendizagem É importante frisar que existe uma ligação muito estreita entre todos os pilares. Quando nos deparamos em situações de aprendizagem, devemos considerar que eles se complementam e devem servir de referência para o planejamento das ações pedagógicas.

Slide 7

Aprender a Ser  Ampliar as competências individuais. Considerar e constituir atividades que desenvolvam a  identidade do aluno, onde nelas sejam inseridas ações que exercitem a autonomia, percepção de potencialidades, auto conhecimento, sentimento de competência para realizar tarefas, perspectiva de realização de metas. É aprender a olhar para si, se ver enquanto sujeito, capaz de projetar sua história e intervir no mundo que vive. Deve-se buscar o desenvolvimento integral do educando: inteligência, sensibilidade, sentido ético e estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade, pensamento autônomo e crítico, imaginação, criatividade, iniciativa. Para isso não se deve negligenciar nenhuma das potencialidades de cada indivíduo. A aprendizagem não pode ser apenas lógico-matemática e linguística. Precisa ser integral.

Slide 8

Aprender a Conviver Compreender o outro, desenvolver a percepção da interdependência, da não-violência, administrar conflitos. Habituar-se no convívio com o outro carece de atividades que acrescentem competências relacionais, criando situações de uma convivência proveitosa e benéfica com os membros da comunidade escolar e local. No Brasil, como exemplo desta tendência, pode-se citar a inclusão de temas/eixos transversais (ética, ecologia, cidadania, saúde, diversidade cultural) nos Parâmetros Curriculares Nacionais, que exigem equipes interdisciplinares e trabalho em projetos comuns, de cooperação. Deve-se realizar trabalhos em grupo, meio pelo qual o aluno estará em contato com as diferenças do outro, tarefas que necessitem comunicação e diálogo, como elo de relacionamento. Importante neste pilar é produzir situações, nas quais o aluno necessite resolver conflitos de forma pacífica, conhecendo seus direitos e deveres como cidadão.

Slide 9

  Aprender a Fazer Preparar o educando para interferir e fazer parte de seu contexto como elemento protagonista produtivo. O aluno deverá planejar atividades, participar de projetos, produzir textos, peças teatrais, confecção de materiais, participação em jogos esportivos,organizar eventos, para treinar sua interferência e contribuição em realizar algo no seu ambiente.O sentido de produtividade nas atividades criadas em sala de aula, deve ser marca registrada para se desenvolver competências produtivas. Vale lembrar que, com o desenvolvimento tecnológico e a evolução constante das profissões, o mais importante na formação profissional é saber trabalhar coletivamente, ter iniciativa, gostar do risco, ter intuição, saber comunicar-se, saber resolver conflitos, ter estabilidade emocional. Essas são, acima de tudo, qualidades humanas que se manifestam nas relações interpessoais mantidas no trabalho.

Slide 10

  Aprender a Conhecer: Despertar o prazer de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento, curiosidade, autonomia, atenção. Isso supõe uma cultura geral, o que não prejudica o domínio de certos assuntos especializados. Aprender a conhecer é mais do que aprender a aprender. Aprender mais linguagens e metodologias do que conteúdos, pois estes envelhecem rapidamente. Envolve fazer com que o aluno, participe das atividades propostas, o tempo todo, sabendo o porquê e pra que está realizando tal tarefa. Assim ficará caracterizado o desenvolvimento de competências cognitivas. Aprender a aprender é abrir os olhos do aluno para busca conhecimento com satisfação e empenho, tarefas aguçando a curiosidade, o espírito de pesquisa, dando sentido as ações realizadas.

Slide 11

Referências: DELORS, Jacques (Coord.). Os quatro pilares da educação. In: Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortezo. p. 89-102. GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre, Ed. Artes Médicas, 2000.  in: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-88392000000200002&script=sci_arttext&tlng=pt%C3%DC http://www.slideshare.net/namary/los-cuatro-pilares-de-la-educacin-presentation-968184 http://passedemagica.org.br/educacional/projeto-basquete/fundamentos/

Summary: Apresentação destinada ao Curso de Especialização em Tecnologia em Educação da PUC - Rio

Tags: quatro pilares puc informática tecnologias edinanarede edina na rede

URL: