RELEVO

+33

No comments posted yet

Comments

Slide 2

TIPOS DE RELEVO

Slide 3

MONTANHA cada autoridade no assunto assume valores convenientes, embora a montanha seja tipicamente escarpada, de grande inclinação e com sobreposição de relevos.

Slide 4

*SE LIGUE* A superfície do planeta Terra é 24% montanhosa; 10% da população mundial vive em terreno montanhoso. A maior parte dos grandes rios nascem em montanhas.

Slide 5

PLANALTO é a classificação dada a uma forma de relevo constituída por uma superfície elevada, com cume mais ou menos nivelado, geralmente devido à erosão eólica ou pelas águas. São como topos retos, superfícies topográficas, que podem ser regulares ou não. É convencionado designar de planalto apenas as formações com altitudes maiores que 300 metros

Slide 6

PLANÍCIES Área mais ou menos plana em que os processos de sedimentação superam os de erosão, independentemente das cotas altimétricas.

Slide 7

DEPRESSÃO A depressão é uma forma de relevo aplainado, onde podem ser encontradas baixas colinas. Um exemplo geral de depressão são crateras. Exemplo: a lua.

Slide 8

Relevo submarino O relevo oceânico inclui as formas de relevo existentes nas regiões da custa terrestre que se encontram cobertas pelos oceanos. *veja o esquema a seguir

Slide 9

ESQUEMA DE RELEVO SUBMARINO

Slide 10

ESCARPA Declive acentuado que aparece em bordas de planalto. Pode ser gerada por movimentos tectônicos ou ser modelada pelos agentes externos. (estão representadas pelo nº 1)

Slide 11

CUESTA Forma de relevo que possui um lado com escarpa e o outro com declive suave.

Slide 12

CHAPADA Tipo de planalto, cujo o topo é aplainado e as encostas, escarpadas. Também é conhecido como planalto tubular.

Slide 13

INSELBERG Saliência encontrada em regiões áridas e semi-áridas. Palavra originada do alemão, “monte ilha”, é um relevo que se destaca em o seu entorno já aplainado, caracterizando-se por ser um relevo residual.

Slide 14

REFORÇANDO Então as forças tectônicas que movimentam as placas e provocam dobramentos, terremoto e vulcanismo são responsáveis pelas grandes estruturas existentes na superfície terrestre e são sobre essas estruturas que os agentes externos (temperatura, vento, chuva, rios, oceanos, e outros) atuam, transformando as rochas e dando a elas o aspecto que apresentam atualmente.

Slide 15

TRABALHO DE GEOGRAFIA-PROFº Maia Professora Colaboradora Gilmária BONS ESTUDOS!

Summary: FORMAS DE RELEVO- PROFA KÁTIA- 1 ANO

URL:
More by this User
Most Viewed
Previous Page Next Page
ProJeÇõeS CaRtOgraFiCaS
ProJeÇõeS C...
 
 
 
Previous Page Next Page