O QUE É SOLO

+208

No comments posted yet

Comments

wanderleya (2 months ago)

solo

GRAZIELA (2 years ago)

o que é solo

Aklue (3 years ago)

A

carlos_jose (4 years ago)

gostaria de poder fazer o download dessa apresentacao. grato

Slide 1

Organizado por Driele dos Santos Almeida

Slide 2

É o elemento que desempenha a importante atividade de sustentar e alimentar os vegetais, além de funcionar como reservatório de água desse ecossistema.

Slide 3

O solo é constituído por elementos minerais e gasosos, como: argila, silte, pedras e os nutrientes. Além da água e do ar que ocupam os espaços vazios localizados abaixo da superfície denominados poros.

Slide 4

O solo é também um sistema vivo, pois contém em si uma imensa quantidade de formas de vida: vírus, bactérias, fungos, protozoários, etc. Isto sem considerar o imenso volume ocupado pelas raízes das plantas.

Slide 6

Solo Argiloso Possuí consistência fina e é impermeável a água. Um dos principais tipos de solo argiloso é a terra roxa, encontrada principalmente nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Este tipo de solo é bom para a prática da agricultura, principalmente para a cultura de café.

Slide 7

Solo Arenoso Possui consistência granulosa como a areia. Muito presente na região nordeste do Brasil. É permeável à água.

Slide 8

Solo Humoso Presente em territórios com grande concentração de material orgânico em decomposição (húmus). É muito utilizado para a prática da agricultura, pois é extremamente fértil (rico em nutrientes para as plantas).

Slide 9

Solo Calcário É um tipo de solo formado por partículas de rochas. É um solo seco e esquenta muito ao receber os raios solares. Inadequado para a agricultura. Este tipo de solo é muito comum em regiões de deserto.

Slide 10

A existência de vegetação também protege os solos da ação erosiva dos ventos.

Slide 11

A conservação das florestas e da vegetação ajuda a proteger os solos e a manter os cursos d’água.

Slide 13

O homem tem criado técnicas, equipamentos e produtos químicos para aumentar a produtividade dos solos. Muitas vezes não se preocupa com os danos que isso pode causar.

Slide 14

Por outro lado, os desmatamentos, as queimadas, o esgoto e a poluição em geral também têm agredido a terra.

Slide 15

Sabemos que tudo isso deve ser evitado. O importante é pensarmos em como ajudar.

Slide 16

O solo é o chão em que pisamos, construímos nossa casa e retiramos nossos alimentos.

Slide 17

Vamos preservar o solo! A natureza agradece!

URL:
More by this User
Most Viewed