Reciclagem

+25

No comments posted yet

Comments

Slide 1

Reciclagem de Embalagens

Slide 2

É o processo pelo qual alguns materiais que já foram utilizados, podem ser reaproveitados como matéria-prima na manufatura de novos produtos, retornando assim, ao ciclo de consumo. O que é reciclagem?

Slide 3

CADA SER HUMANO PRODUZ DIARIAMENTE 5KG DE LIXO POR DIA. NO BRASIL SÃO PRODUZIDOS DIARIAMENTE 240.000 TONELADAS DE LIXO POR DIA.

Slide 4

NO BRASIL APENAS 2% DO LIXO PRODUZIDO É RECICLADO.

Slide 6

Tempo de decomposição de alguns Materiais

Slide 7

Diminui a extração de recursos naturais. Gera economia de matéria prima e energia. Evita que o material usado seja jogado no ambiente e cause poluição. Gera empregos. Preserva o Meio Ambiente. Criação de novos produtos. Gera qualidade de vida. Quais são as vantagens da reciclagem?

Slide 8

Reciclar X “Jogar – Fora”

Slide 9

Coleta Seletiva É um sistema de recolhimento de materiais recicláveis, tais como papel, plástico, vidros, metais e orgânicos, previamente separados na fonte geradora.

Slide 10

Cores e Símbolos da Reciclagem

Slide 11

Materiais Recicláveis provindos do uso dos Produtos JohnsonDiversey Caixas de Papelão Bombonas Plásticas

Slide 12

Demonstrando as vantagens aos Clientes O papelão e o plástico podem ser facilmente reciclados. A venda desses materiais pode ser uma possível fonte de obtenção de receita. Se os resíduos tiverem um bom gerenciamento, os rendimentos podem ser melhorados.

Slide 13

O que fazer, então, ao ser questionado pelo cliente? A JohnsonDiversey não recolhe as embalagens vazias de seus clientes, nem tem estrutura para isso! Oriente-o a “ganhar dinheiro” com essas embalagens.

Slide 14

Orientações ao cliente: Ele não deve “dar” nossas embalagens (ou de qualquer outro produto químico) para pessoas em geral, sob risco de haver uso inadequado: como caixa d`água, coxo para animais comerem etc. As embalagens, enquanto não forem descontaminadas, são classificadas como resíduos perigosos (como se estivessem cheias). Devem ser estocadas em local separado dos demais resíduos recicláveis.

Slide 15

Orientações ao cliente: O cliente deverá desenvolver empresas recicladoras para este tipo de resíduo. Para isso, a área de EHS pode ajudar indicando empresas recicladoras que atendem algumas regiões do Estado de São Paulo. Entretanto, a negociação com tais empresas é de total responsabilidade do cliente. A JohnsonDiversey não faz qualquer intermediação. O cliente deve ter certeza de que a empresa recicladora escolhida por ele, atende aos requisitos legais (licenças, alvarás, registros de funcionários etc.).

Slide 16

Ações para selecionar um reciclador idôneo: Documentaçãolegal (possui as licenças de operação e funcionamento junto aos órgãos estaduais e federal, alvarás de funcionamento, vistoria do Corpo de Bombeiros etc.) Cumprimento das leis ambientais e de segurança aplicáveis (tratamento de efluentes e resíduos, fornecimento de EPI’s, funcionários registrados em carteira, recolhimento das contribuições previdenciárias – INSS, FGTS etc.) Destinação final das embalagens (como serão reaproveitadas – se forem simplesmente postas à venda para a população em geral, não é recomendável) Instalações apropriadas (piso impermeável para evitar infiltrações, canaletas de direcionamento dos possíveis líquidos contaminados para estação de tratamento de efluentes) Funcionários instruídos (treinamentos e conhecimento técnico, com registro em carteira)

Slide 17

Papelão: Caixas devem estar desmontadas; O material deve ser mantido seco para melhor valorização no momento da venda; Cuidados para a Reciclagem

Slide 18

Cuidados para a Reciclagem Bombonas Plásticas: Devem ser descaracterizadas (retirada de rótulos) e descontaminadas (neutralização de resíduos químicos e lavagem) Caso o cliente faça a descontaminação: O efluente provindo da operação de descontaminação deve ser enviado para uma ETE (caso contrário o mesmo não deverá realizar tal procedimento) Utilização de EPIs para manuseio de químicos A simples lavagem não é caracterizada como descontaminação.

Slide 19

O comprometimento de uma empresa com o Meio Ambiente deve considerar toda a cadeia, desde a aquisição de matérias-primas / produtos, até sua destinação final.

Summary: Informações sobre a separação de material reciclável.

Tags: lixo reciclável sobrevivência limpeza aproveitamento reciclagem papelão vidro alumínio plástico

URL: