Origem da Filosofia

-1

No comments posted yet

Comments

Slide 1

ORIGEM DA FILOSOFIA Diferenças entre Mito e Filosofia Mito: Pretendiam narrar as coisas como eram ou tinham sido antes de existir Filosofia: Explica como e porque no passado e no presente as coisas são como são.

Slide 2

ORIGEM DA FILOSOFIA Diferenças entre Mito e Filosofia Mito: Narra as origens por meio de genealogias, aliança ou rivalidade entre os deuses. Filosofia: Explica a produção natural das coisas, por elementos e causas naturais.

Slide 3

ORIGEM DA FILOSOFIA Diferenças entre Mito e Filosofia Mito: Não se importa com contradições. Filosofia: Não aceita contradições, exige uma explicação coerente, lógica e racional.

Slide 4

ORIGEM DA FILOSOFIA Condições econômicas, sociais, políticas e históricas As viagens marítimas Os gregos descobriram que os locais que os mitos diziam habitados por deuses, eram na verdade habitados por outros seres humanos. As regiões dos mares não eram habitadas por mares e abismos.

Slide 5

ORIGEM DA FILOSOFIA Condições econômicas, sociais, políticas e históricas A invenção do calendário Forma de calcular o tempo segundo as estações do ano, dias, horas, fatos que se revelavam com o passar do tempo como algo natural e não como um poder divino.

Slide 6

ORIGEM DA FILOSOFIA Condições econômicas, sociais, políticas e históricas A invenção da Moeda Forma de troca não por objetos semelhantes, mas pelo valor de cada objeto.

Slide 7

ORIGEM DA FILOSOFIA Condições econômicas, sociais, políticas e históricas Surgimento da vida urbana Predomínio do comercio e artesanato Diminuição do prestigio da aristocracia Estímulo as artes e técnicas do conhecimento

Slide 8

ORIGEM DA FILOSOFIA Condições econômicas, sociais, políticas e históricas Invenção da escrita Permitiu registros históricos e facilidade de comunicação entre os povos

Slide 9

ORIGEM DA FILOSOFIA Condições econômicas, sociais, políticas e históricas Invenção da política Idéia de lei como expressão da vontade coletiva Surgimento de um espaço público e incentivo ao discurso

URL: